Câmara da Mulher de Irati participa de campanha do agasalho

Além da campanha de agasalhos, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de…

09 de julho de 2025 às 23h46m

Além da campanha de agasalhos, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Irati (CMEG) está coletando brinquedos, novelos de lã e retalhos de tecido/ Marina Bendhack com entrevista de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

A campanha aceita qualquer tipo de vestuário, seja masculino, feminino ou infantil, roupa de verão, além de calçados e cobertores. Foto: Divulgação

O SESC/PR e a RPC/TV estão promovendo uma campanha de arrecadação de agasalhos em parceria com algumas entidades no Estado. Em Irati, a campanha tem apoio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG). Podem ser doadas blusas, calçados e cobertores.

Os pontos de arrecadação são a Rádio Najuá, unidade do SENAC, Sindilojas, a farmácia Farmabin e o Serviço de Registro de Imóveis de Irati, na rua Frei Orlando, número 53. A campanha vai até o dia 29 de agosto. Em entrevista à Najuá, a diretora de Responsabilidade Social da Câmara da Mulher, Tirciana Strege Bini, disse que as doações recebidas serão repassadas para instituições de Irati. “É uma campanha do SESC, que abrange todo o estado. Como nós não temos uma sede física do SESC, quem assume aqui em Irati é o SENAC. Os [itens] doados aqui em Irati, ficam aqui em Irati mesmo. São instituições cadastradas, é através da instituição cadastrada que nós fazemos a eleição dessa instituição e fazemos a doação”, diz a diretora.

Tirciana ressalta que este é um período mais crítico do inverno, que torna ainda mais necessária a doação de agasalhos que podem ser utilizados de forma imediata. “A ideia é que seja algo que seja prontamente utilizado, porque nós não temos essa estrutura de lavanderia, não temos a estrutura de reparos. Nós estamos fazendo o trabalho de passar pegar essas roupas e passar para quem precisa.”, explica Tirciana.

A diretora da Câmara da Mulher enfatiza que essa é a hora de observar se há roupas sem uso guardadas, que podem auxiliar quem precisa e não tem condições de comprar. “Se a roupa está amassada no guarda-roupa, é porque ela está ocupando muito espaço. É que tem muita coisa. Se está lá, e se tiver de 12 a 24 meses dentro do guarda-roupa, sem uso, também não vamos mais usar. A roupa foi feita para vestir, para esquentar, para proteger. Se ela não está servindo dessa forma para mim, eu tenho que passar pra frente. É algo que não dá para ficar parado”, reitera.

Podem ser doadas roupas masculinas, femininas ou infantis, além de peças para o verão, calçados e cobertores.

Tirciana salienta que há muitas pessoas em situação de rua no estado e que precisam de ajuda. “O Paraná é o quarto estado com o maior número de pessoas em situação de rua. Eu não imaginava, eu vi essa informação lá, a gente pensa sempre em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e nós estamos em quarto lugar, e nós estamos numa região muito fria. É quase certeza que esse pessoal está sofrendo com isso”, explana.

Além disso, há pessoas que mesmo não estando em situação de rua, possuem moradias não preparadas para o frio, conforme Tirciana. “Um outro dado que eu achei bem interessante, é que mais de 500 mil famílias estão em casas que não tem estrutura suficiente para abrigo de frio. Além do pessoal que está na rua, tem o pessoal que a casa é aberta, a casa passa frio, entra geada, entra umidade”, reitera a diretora de responsabilidade social da CMEG.

Ajuda para o CIAMI

A Câmara da Mulher de Irati também está prestando apoio para melhorar as condições do Centro de Atendimento Integrado à Mulher de Irati (CIAMI), principalmente para equipar o espaço da brinquedoteca. “Lá no CIAMI eles separaram uma sala, uma sala de um bom tamanho, uma sala ótima para deixar essas crianças enquanto a mãe tem o atendimento, ou faz o curso, deixar em segurança. E a Câmara da Mulher achou por bem adotar essa sala, montar uma estrutura e também manter essa espaço”, explica Tirciana.

Podem ser doados brinquedos, mesas, cadeiras e prateleiras. Os interessados também podem ajudar com o trabalho de mão de obra realizando a pintura do espaço.

A Câmara da Mulher também está recebendo novelos de lã e retalhos de tecido para utilização nos cursos de capacitação ofertados pelo CIAMI. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato com a Tirciana no número 9-9962-8336 ou no CIAMI, no telefone 9-9147-3174.

A diretora da Câmara da Mulher reforça o pedido de ajuda para quem puder participar das campanhas e doar agasalhos, novelos de lã e brinquedos. “Que as pessoas se solidarizem, que não é algo difícil, não é algo custoso, não custa nada trazer ou avisar e que vai fazer muita diferença na vida de quem precisa.”, incentiva a diretora.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.