Animais foram encontrados em um local insalubre e não tinham acesso a água e alimentação adequadas

Alguns cães em situação de maus-tratos foram resgatados na tarde de quarta-feira em Irati. Eles foram encontrados em um barracão na área central, em um local que havia resíduos de várias substâncias, segundo a Polícia Militar.
A secretaria de Meio Ambiente responsável pela pasta da Defesa Animal recolheu oito cães de pequeno porte e um de grande porte com apoio dos bombeiros. A ação foi realizada após uma denúncia registrada na Ouvidoria da prefeitura. A PM não encontrou nenhum responsável pelo local no momento do atendimento da ocorrência.
A Secretária do Meio Ambiente, Jaqueline Caetano, disse que o objetivo da ação foi cumprir uma ordem judicial de limpeza da área. Porém, ao verificar a situação, os servidores constataram maus-tratos dos animais. “Tivemos sorte de as duas denúncias terem chegado juntas e conseguimos fazer essa força-tarefa envolvendo a Polícia Militar e a equipe da Defesa Animal para intervir no local”, afirmou.
Já a médica veterinária responsável pelas ações da Defesa Animal no município, Daniela Kuczar, afirmou que os cachorros estavam fechados dentro do barracão e não tinham acesso a alimentação e água adequadas, além de permanecer em um local insalubre com muita sujeira. “Encontramos muitos dejetos, água contaminada e larvas de mosquito da dengue no local. O estado corporal dos animais era muito baixo, apresentando sinais de negligência”, relatou Daniela.
Segundo a secretaria de Comunicação da prefeitura, os cães são de raças nobres e podem ter sido explorados para reprodução e venda de filhotes. Os animais foram limpos e tosados, sendo encaminhados para lares temporários, onde estão sendo tratados com os cuidados necessários. Além de retirar os cachorros do local, a secretaria de Meio Ambiente ainda removeu os resíduos. “A Prefeitura de Irati reforça a importância das denúncias para combater maus-tratos e garantir a proteção dos animais no município. Caso presencie situações de abandono ou violência contra animais, denuncie. A Ouvidoria Municipal pode ser acionada pelo telefone (42) 3132-6153”, solicita a secretaria de Comunicação.
Confira mais fotos da situação de maus-tratos a animais abaixo





