Área de 150 mil m² passa da União para o município e abre caminho para criação de parque ecológico/Paulo Sava

Resumo: – Anúncio foi feito durante evento em Foz do Iguaçu por representantes do Governo Federal;
- Município poderá fazer investimentos na infraestrutura do local
- Em 2019, Emiliano já havia solicitado a transformação da Cachoeira do Pinho em parque ecológico
Agora é oficial: o território onde está a Cachoeira do Pinho, em Irati, pertence ao município. O anúncio do repasse foi feito durante um evento em Foz do Iguaçu por representantes do Governo Federal ao prefeito Emiliano Gomes (PSD). Antes, o local pertencia à União.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito destacou a importância deste anúncio. “Nós, oficialmente, do Governo Federal, a Cachoeira do Pinho. É isto mesmo, a Cachoeira do Pinho oficialmente é nossa! Isto vai nos permitir fazer investimentos importantes, como a criação de um parque ecológico, angariar ICMS Ecológico, trazer mais segurança para aquele espaço, e hoje estamos extremamente felizes porque dependíamos disso. Nós conquistamos a Cachoeira do Pinho, são cerca de 150 mil m² de área que agora pertencem a Irati. Eu quero agradecer a todo o time da Superintendência de Patrimônio da União, ao diretor geral da Itaipu, Ênio Verri, e também à ministra (da Casa Civil), Gleisi Hoffmann, que esteve presente neste ato. Eu quero aqui agradecer ao nosso time, que trabalhou nestes 10 meses praticamente incansavelmente para tramitar todo este trabalho, ao Adriano, que é diretor de turismo, ao time da Secretaria de Planejamento, e todos os envolvidos. Esta é uma vitória dos iratienses, a Terra dos Pinheirais vai começar a ter mais visibilidade no estado do Paraná e no Brasil, pois vamos investir no turismo rural. Hoje a vitória é da Terra dos Pinheirais”, comemorou.
Em 2019, uma petição elaborada pelo próprio Emiliano, que na época ocupava o cargo de secretário de Indústria e Comércio durante a primeira gestão do ex-prefeito Jorge Derbli, solicitava a transformação da área da cachoeira do Pinho em parque ecológico. O projeto havia sido iniciado em 2018, com o ex-secretário da Pasta, Luiz Antônio Andreassa (Ico), que também foi chefe de gabinete.