Bonecas são restauradas e doadas a crianças carentes de Irati

Grupo de amigas realiza este trabalho em um atelier há cerca de 01 ano Paulo…

09 de dezembro de 2014 às 08h08m

Grupo de amigas realiza este trabalho em um atelier há cerca de 01 ano

Paulo Henrique Sava

Bonecas antigas, fadadas a serem jogadas no lixo ou serem guardadas no fundo de um armário velho são a matéria-prima de um grupo de mulheres liderado por Lucimara Ribas, que há cerca de um ano restaura bonecas para serem doadas pela Pastoral da Criança da Paróquia São João Batista. 

O trabalho é realizado por Lucimara e suas amigas em um ateliê, que fica nas proximidades do CAIC, na Vila São João. A reportagem da Najuá foi conhecer o trabalho e todo o processo de restauração das bonecas, que exige, além de muita atenção, muito amor e carinho no trato com os brinquedos. Muitas destas bonecas chegam com algumas peças quebradas, cheias de defeitos, e saem de lá como se fossem novas. 

Lucimara ressaltou que o mais importante neste trabalho é ver o carinho com que as crianças recebem estes presentes. 

“É um carinho para as crianças e uma satisfação para a gente também porque recuperar uma boneca que estava indo para o lixo, que não tinha mais importância para ninguém é gratificante. Ela fica novinha, cheirosa e vai fazer uma criança feliz”, comentou.

Início do projeto

Lucimara comenta que a idéia de começar a restaurar bonecas surgiu em uma situação que uma pessoa qualquer simplesmente ignoraria. 

“Foi num dia em que eu estava vindo trabalhar e encontrei uma boneca no lixo. Ela estava bem rasgada e arrebentada, e eu resolvi trazer ela para o atelier. Como ela estava bem riscada com caneta, eu pesquisei e descobri uma maneira de tirar a tinta, limpei, e a Luci, minha companheira de trabalho, fez novamente o corpo da boneca, preencheu e colocou uma roupinha e ela ficou nova, perfeita”, destacou.

Ela conta também que o projeto ganhou corpo a partir do momento em que fotos da boneca restaurada foram publicadas na internet. Segundo Lucimara, o número de doadores de bonecas também aumentou após a publicação das fotos nas redes sociais.

“Eu postei que eu precisava de bonecas para recuperação e solicitei que quem as tivesse e, caso as crianças não fossem mais brincar, que trouxesse para o atelier para que a gente pudesse recuperar, e aí foram chegando sacolas e mais sacolas de bonecas”, ressaltou.

União da comunidade

Ainda segundo Lucimara, a medida que os trabalhos foram surgindo, a equipe de trabalho foi sendo formada. “A Marcela (Carneiro) foi fazendo as roupinhas e ajudando na arrumação das bonecas, a Luci (da Silva) foi empacotando e eu cuidei do banho, dos penteados e das tiaras, essas coisas assim”, enfatizou.

Depois de restauradas, Lucimara conta que teve dificuldade em saber como fazer as doações para as crianças, até que entrou em contato com Vera Gabardo, coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia São João Batista, que vai destinar as bonecas para as meninas cadastradas na pastoral. 

“Eu entrei em contato com ela e perguntei se a Pastoral queria estas doações, e ela aceitou. Imagine quantas crianças que precisam e ela conhece, então ela vai direcionar estas doações para as crianças”, pontuou. 

Projeto será ampliado em 2015

Lucimara confirma ainda que está aceitando doações de bonecas já para o ano que vem.

“O que não der tempo de recuperar para este Natal, vai ficar para o ano que vem. A gente quer recuperar bonecas o ano todo, para, quando chegar o fim do ano, nós termos muitas bonecas para doar”, afirmou.

 De acordo com Lucimara, o restante das bonecas será doado para crianças carentes do bairro que não estejam cadastradas na Pastoral.

Agradecimento

Lucimara destacou ainda a importância do apoio de suas amigas neste trabalho. “Se não fosse por elas, não teria como eu fazer sozinha. Se não fosse a Marcela fazer as roupinhas, teríamos bonecas limpas mas sem roupas. O trabalho da Marcela e da Luci foi muito importante, sem elas não haveria doações”, comentou.
Ela agradece também a todas as mães e meninas que doaram suas bonecas para restauração. 

“Foi muito importante elas terem confiado e trazido as bonecas para nós porque, se elas não as trouxessem, isso não estava acontecendo”, pontuou.

Marcela Loss Carneiro comenta ainda que o grupo recebeu doações de tecidos para a confecção das roupinhas das bonecas e outros materiais. 

“Nós ficamos preocupadas porque não tínhamos material para trabalhar, apenas para fabricar os produtos do atelier. Então, assim como as doações das bonecas, tivemos as doações de tecidos e de malhas, e nós agradecemos as pessoas que fizeram essas doações”, comentou.

Doações

Quem tiver bonecas para restauração e doação pode entrar em contato com Lucimara Ribas pelo facebook, pelo telefone (42) 9929-6164 ou levar suas doações diretamente no atelier Lu Artes, na Rua Ipê, 30, ao lado do CAIC, na Vila São João.

Conheça agora o passo-a-passo da recuperação das bonecas nas imagens de Lucimara Ribas.


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.