Iratiense está desaparecido há três dias. Comentários nas redes sociais davam conta que o corpo de Marcos havia sido localizado carbonizado nas proximidades do Morro da Santa
Da Redação, com reportagem de Tadeu Stefaniak
Ao contrário dos comentários realizados nas redes sociais, o iratiense Marcos Aurélio Laroca ainda não foi encontrado. Durante toda a quinta-feira, 21, vários boatos se espalharam de que o corpo do homem desaparecido há três dias havia sido localizado carbonizado nas proximidades de uma mata na Colina Nossa Senhora Graças (Morro da Santa). Porém, as informações não foram confirmadas pelas equipes da Polícia Civil e Militar de Irati, que estão investigando o caso.
Nesta sexta-feira, 22, uma equipe do Corpo de Bombeiros composta pelo Soldado Venar, Cabo Pedro Paulo e o Sargento Prestes estão realizando buscas para tentar localizar Marcos.
A reportagem da Najuá acompanhou o trabalho que está sendo realizado às margens das rodovias que cortam a cidade de Irati. Segundo Pedro Paulo, até agora, somente as chaves e a caminhonete Fiat/Strada, que pertencia a Marcos, foram localizados. O veículo foi encontrado às margens do Rio Imbituvão, na BR-277, em Fernandes Pinheiro, no fim da tarde de terça-feira, 19. “Fizemos varredura na região onde estava o veículo e retornamos sem êxito”, ressalta.
O Sargento Prestes diz que nenhuma informação precisa sobre a localização de Marcos foi repassada. “Estamos dando sequência às buscas, mas não temos nenhuma certeza. As informações que chegam são mínimas. Não tem nada de concreto. A Tenente Spak [Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati] pediu para continuar as buscas e vamos seguir até a tarde. Vamos continuar vendo alguns lugares que nós temos desconfiança”.
A equipe do Corpo de Bombeiros está verificando as entradas de propriedades rurais e estradas vicinais com o intuito de localizar o corpo de Marcos. Uma das hipóteses analisadas é de que Marcos foi morto e teve o corpo “desovado” em alguma mata da região.
“Eles [suspeitos] não iam deixar em um lugar muito longe, pois ele [Marcos] é uma pessoa pesada. Estamos verificando as quebradas das estradas e vendo se tem mato amassado e sinal de entrada de veículo. Estamos tentando resolver a situação”, conforme Prestes.
Ainda de acordo com o Sargento, as pessoas que tiveram contato com Marcos, em um posto de combustível da cidade, estariam em uma caminhonete F-1000 e um Fiat Palio.
Imagens das buscas pelo corpo de Marcos
Fotos: Tadeu Stefaniak
Imagens das câmeras de segurança
Conforme verificado nas imagens das câmeras de segurança, o jovem teria chegado ao posto de combustível em seu veículo Fiat/Strada, por volta das 15h54 de terça-feira, 19. Pouco depois, Marcos conversou cerca de um minuto com o motorista de um Fiat Palio, de cor branca, e entrou no carro, que deixou o local logo em seguida. De acordo com os familiares, cerca de uma hora depois, o Fiat Palio retornou as proximidades do posto de combustível. Nas imagens, segundo os familiares, é possível observar um homem descendo do Palio e se dirigindo até a Fiat/Strada. Em seguida, o homem suspeito deixou o local com o carro de Marcos.
Ainda conforme os familiares, as imagens das câmeras de segurança não permitiram visualizar a placa do Fiat Palio e as características das pessoas que tiveram contato com Marcos.
Testemunha deve ser ouvida hoje
O Sargento do Corpo de Bombeiros também negou a informação de que o corpo de Marcos havia sido encontrado nas proximidades da Colina Nossa Senhora das Graças. “Não fomos avisados de nada. Só soubemos através das redes sociais que surgiram informações de que o Marcos foi encontrado. A Polícia Civil e a Militar fizeram buscas, mas ele não foi localizado”, revela Prestes.
Uma pessoa que foi a última a ter contato com Marcos deverá ser ouvida pela Polícia Civil de Irati nesta sexta-feira, 22, segundo o Corpo de Bombeiros.
Qualquer informação sobre o paradeiro de Marcos pode ser repassada a Polícia Militar, Polícia Civil ou Corpo de Bombeiros, nos telefones 190, 3422-2020 ou 193, respectivamente. “Pedimos às pessoas que viram algum veículo rondando ou alguma coisa estranha que comuniquem a polícia. Porque eram três veículos que os suspeitos estavam ocupando. Isso vai facilitar o trabalho para dar uma certeza maior”, solicita Prestes.
Desaparecimento
Marcos foi visto pela última vez na terça-feira, 19. Na ocasião, segundo relato de testemunhas, o rapaz havia se deslocado até um posto de combustível da cidade para acertar uma dívida financeira. Desde então, familiares estão em busca de informações sobre o seu paradeiro.
O pai de Marcos procurou a sede da 8ª Cia na madrugada de quarta-feira, 20, para comunicar o desaparecimento do filho. De acordo com relatório da 8ª Cia, um funcionário da Caminhos do Paraná localizou um celular e uma chave do veículo Fiat/Strada. Os objetos que pertencem a Marcos foram encontrados na cabeceira da ponte do Rio Imbituvão, na BR-277, em Fernandes Pinheiro, por volta das 17 h de terça-feira, 19.
Horas depois, o pai de Marcos compareceu ao local e realizou buscas com o intuito de localizar o filho. Conforme a PM, o carro de Marcos foi encontrado em uma estrada rural- cerca de 4 km de onde foram localizadas as chaves do veículo. Ainda de acordo com a polícia, o carro estava aberto e não havia nenhuma pessoa no local.