Município de Prudentópolis recebeu pela primeira vez um presidente. Organização estima que 20 mil pessoas acompanharam o evento/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava
Bolsonaro realizou um discurso para a população de Prudentópolis em cima de carro de som. Foto: Paulo Sava |
O presidente da República e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), esteve em Prudentópolis nesta sexta-feira (16). Ele chegou no aeroporto de Ponta Grossa e de lá seguiu para Guamiranga, onde realizou uma motociata até Prudentópolis.
No município, o presidente participou de um comício na Igreja São Josafat, onde discursou para apoiadores e teve contato com famílias de descendentes de ucranianos e refugiados da Guerra. A organização estima que 20 mil pessoas participaram do evento.
Durante o discurso, que teve duração de sete minutos, o presidente destacou semelhanças do povo ucraniano ao brasileiro. “Vocês em grande parte, de um país de origem, um país pacífico, um país também produtor rural, que nas bandeiras de lá inteiram as mesmas cores que a bandeira daqui. Somos irmãos, queremos o bem um do outro. Torcemos pela paz. E o Brasil tudo fará, como vem fazendo para que essa paz seja alcançada”, disse.
Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo
O presidente ainda comentou sobre o agronegócio. “O agronegócio é a locomotiva da nossa economia. O trabalho de vocês, mais do que divisa, nos garantem a segurança alimentar e a segurança alimentar também de mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo”, afirmou.
A visita em Prudentópolis aconteceu no mesmo dia do anúncio dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O Paraná passou de 3º para o 1º lugar do Ensino Médio. No Ensino Fundamental, o IDEB do estado caiu, saindo da 3ª posição no país, para o 4º lugar.
Ainda em seu discurso, Bolsonaro comentou sobre o resultado do Ensino Médio. “Tenho a certeza, com esse anúncio aqui do nosso governador sobre a educação, mérito em grande parte desse estado sim, do seu governador e dos seus professores, mas o Brasil começa uma nova época com o nosso governo”, afirmou.
O governador Ratinho Júnior (PSD) esteve presente no comício e também comentou o resultado na educação. “Essa é a demonstração do Paraná que vai para frente, do Brasil que vai para frente”, disse.
O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler (DEM), destacou a história do município com a agricultura e com os descendentes ucranianos. “Prudentópolis é formada por 80% de descendentes ucranianos, que no passado, não muito distante, há mais de 100 anos, veio para essa terra, desbravou essa terra e com muita honestidade, muito trabalho, muito suor, muitas perdas e muita fé em Deus, foi daqui à capital do brasil, conseguiu prosperar e é uma das cidades mais lindas do Brasil”, contou.
Para os apoiadores de Bolsonaro, a visita se tornou marcante já que foi a primeira vez que o município recebeu um presidente. “É um privilégio ter essa visita ter o presidente em Prudentópolis, que tem tanta capital que podia estar e está em Prudentópolis, então para nós é um privilégio”, disse o morador de Ponte Alta, Aurélio.
“Maravilhoso realmente bastante histórico para a nossa Prudentópolis. Eu acredito que vai ser o primeiro e o último [a visitar Prudentópolis]”, afirmou a moradora Eliane Kiska.
Após um almoço em Prudentópolis, o presidente seguiu para Londrina, onde realizou uma carreata pelas ruas da cidade.
Discurso de Bolsonaro teve duração de sete minutos. Foto: Paulo Henrique Sava |
Cerca de 20 mil pessoas acompanharam evento em Prudentópolis. Foto: Paulo Henrique Sava |
Comício de Bolsonaro aconteceu em frente à Igreja São Josafat. Foto: Paulo Henrique Sava |
Esquema de segurança foi reforçado para receber o Presidente. Imagem mostra viaturas da Rotam da PM. Foto: Paulo Henrique Sava |
Além de Bolsonaro, governador Ratinho Junior, deputados estaduais, federais e outros políticos estiveram no carro de som. Foto: Paulo Henrique Sava |