Boletins de urna das eleições 2022 podem ser conferidos no site e aplicativo do TSE

Consulta pode ser feita através do portal tse.jus.br, pelo aplicativo Resultados ou diretamente nos cartórios…

18 de outubro de 2022 às 11h35m

Consulta pode ser feita através do portal tse.jus.br, pelo aplicativo Resultados ou diretamente nos cartórios eleitorais/Paulo Henrique Sava

Consulta dos boletins de urna pode ser feita através do aplicativo Resultados, que pode ser baixado na loja de aplicativos do seu celular. Foto: Reprodução
Desde o final do 1º turno das eleições para Presidente da República e governador, os boletins de urna (BUs) podem ser consultados através do site do Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br). Para consultar os dados da votação na sua seção eleitoral no site, a pessoa deve clicar em Eleitor e Eleições, depois abrir a aba “Eleições 2022 – 1º turno”, à direita da tela, rolar a página até a aba “Totalização e resultado”, clicar em divulgação de resultados e, em seguida, em “divulga – visão detalhada”.
No menu, que aparece no canto esquerdo alto da tela, é só escolher a eleição (precisa selecionar o turno), o tipo de consulta por Boletim de Urna, o estado, o município, a zona eleitoral (que, no caso de Irati, é a 34ª) e a seção que quer consultar. Também poderá obter a informação pelo aplicativo Resultados no seu celular. Nele, o usuário precisa acessar o menu “informações” no canto inferior direito da tela, depois clicar em “dados de urna” e selecionar a eleição, o estado, o município, a zona e a seção eleitoral que deseja consultar. Todos os dados de votação poderão ser vistos neste aplicativo.

O chefe do Cartório Eleitoral de Rebouças, Marco Kanever, contou que os boletins impressos ficam expostos por três dias, contados a partir da data da divulgação dos resultados da eleição, nos cartórios eleitorais. Depois, eles permanecem arquivados por vários anos. Não há qualquer restrição em relação à busca por estes documentos nos cartórios eleitorais, porém a consulta pode demorar mais para acontecer. Ele relatou que os cartórios são obrigados a manter arquivados boletins de eleições anteriores. “Em Rebouças, por exemplo, temos desde 2014”, destacou.

Em entrevista logo após o encerramento do 1º turno, a chefe do Cartório Eleitoral de Irati, Daisy Cler Filla de Oliveira, afirmou que a segurança dos dados das urnas eletrônicas foi devidamente atestada. Ela também explicou que os dados são transmitidos diretamente ao site do TSE e que, antes das eleições, o site já foi forçado com envio de dados para checar  a capacidade técnica de suporte destes envios.“Acredito que todos os métodos de auditoria foram utilizados de maneira satisfatória quanto à eleição”, pontuou.

Em Irati, as consultas aos Boletins de Urna podem ser feitas no Cartório Eleitoral, que fica na Avenida Perimetral João Stoklos, 200, próximo ao Centro da Juventude Nagib Harmuche. O horário de atendimento vai das 12h às 18 horas de segunda a sexta-feira. O contato pode ser feito via telefone ou WhatsApp (42) 3422-1939. Em Rebouças, o Cartório Eleitoral está localizado na Avenida Adolfo Stadler, 551, e atende de segunda a sexta-feira das 12h às 18 horas. O telefone ou WhatsApp para contato é (42) 3457-1450.

Boletins de urna poderão ser consultados também no site do TSE ou diretamente nos cartórios eleitorais. Foto: Ciro Ivatiuk/Jornal Hoje Centro Sul

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.