Bertoldo Rover é eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amcespar

Prefeito eleito de Imbituva retorna ao comando do CIS/Amcespar a partir de janeiro de 2025/Paulo…

31 de outubro de 2024 às 19h43m

Prefeito eleito de Imbituva retorna ao comando do CIS/Amcespar a partir de janeiro de 2025/Paulo Sava, com reportagem de Letícia Torres, do Jornal Hoje Centro Sul

Cleonice Schuck será a nova diretora geral do Consórcio. Ela vai atuar ao lado dos prefeitos eleitos de Irati, Emiliano Gomes (vice-presidente), de Imbituva, Bertoldo Rover (presidente) e de Rebouças, Laércio Cipriano (tesoureiro). Foto: Assessoria CIS/Amcespar

O prefeito eleito de Imbituva, Bertoldo Rover (PSD) será o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amcespar (CIS/Amcespar) a partir de 2025. Ele retorna ao cargo depois de quatro anos. Bertoldo foi presidente da instituição entre 2013 e 2020.

A eleição foi feita em reunião realizada na sede do consórcio, em Irati, na tarde desta quarta-feira, 30. O vice-presidente será o prefeito eleito de Irati, Emiliano Gomes (PSD). O prefeito eleito de Rebouças, Laércio Cipriano (PP) será o tesoureiro. Os municípios também indicaram contadores para acompanhar os trabalhos do Consórcio.

Em entrevista à reportagem do jornal Hoje Centro Sul, Bertoldo falou sobre a expectativa para a próxima gestão do Consórcio. “A expectativa do Consórcio de Saúde é de trabalhar com uma diretoria forte que já tem, que permanecerá. São os funcionários e vamos permanecer com uma equipe forte, que vai continuar os trabalhos. Vamos sempre progredindo, eu confio nas pessoas que vão me ajudar dentro da entidade”, frisou.

Durante a reunião, foi feita uma prestação de contas da atual gestão do Consórcio, presidida pela prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck. Na ocasião, os novos gestores que assumem o comando dos municípios a partir de 2025 também foram informados sobre os trâmites burocráticos para pagamento das atividades prestadas e como funcionam os serviços que são realizados na instituição.

Santa Casa – A reclamação de falta de recursos para custear as atividades da Santa Casa de Irati também foi discutida pelos prefeitos. Eles alegaram que falta transparência na gestão do hospital, uma vez que os municípios não têm acesso aos gastos da Santa Casa. Na última terça-feira, o provedor do hospital Ladislau Obrzut Neto e o Diretor do Conselho Deliberativo, Luiz Ângelo Fornazari, falaram sobre a situação financeira da instituição em participação na Tribuna Popular da sessão da Câmara Municipal. Ladislau também participará do Café da Manhã promovido pela Associação Comercial e Industrial de Irati (ACIAI) no dia 19 de novembro, a partir das 07h30, onde deve falar sobre o mesmo assunto aos empresários locais.

Erasto Gaertner – Além das dificuldades financeiras da Santa Casa, a permanência da unidade do Hospital Erasto Gaertner em Irati será outro desafio enfrentado pelo Consórcio, de acordo com Bertoldo. “Nós temos que encarar junto com o Governo do Estado os desafios da área da saúde. O que competir e o que estiver ao alcance do Consórcio de Saúde vai ser feito. A área da saúde tem obrigações tanto do Governo Federal quanto do Estadual”, comentou.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Nova diretora – Cleonice, que deixa o cargo de presidente do CIS/Amcespar em 31 de dezembro, assumirá a função de diretora do CIS/Amcespar, ocupada atualmente por Ângela Maria Cardoso. A prefeita afirmou que o prefeito Bertoldo solicitou que ela continuasse junto acompanhando o trabalho do Consórcio por conta da complexidade das demandas.

“Foi muito trabalho, muita dedicação e reuniões, e nós estamos muito bem alinhados na linguagem do Governo do Estado do Paraná, na Secretaria de Saúde, com o Deputado Federal Beto Preto, com o secretário César Neves, e o Yan, que está sempre à frente orientando-nos. É muito importante para a nossa região que isto continue e que estas tratativas todas não retrocedam. Para isto, então, a pedido deles, me coloquei à disposição para que possamos otimizar todo este trabalho e tentar fazer com que a nossa Santa Casa volte a respirar, que consigamos uma tratativa junto à irmandade da Santa Casa, à SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e o Consórcio de Saúde, para que sanemos de alguma forma esta deficiência econômica muito grave que a Santa Casa está apresentando”, comentou.

Cleonice espera que Irati e região continuem contando com os trabalhos do Hospital Erasto Gaertner, uma vez que há uma média de 100 novos casos de câncer por mês. “Este é um volume muito grande para a nossa região de aproximadamente 175 mil habitantes. Como estamos bem afinados com toda a equipe, muito comprometida e com um trabalho muito sério, eu me coloquei à disposição para continuar e atender a população do CIS/Amcespar”, frisou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.