Depois de transmitir o cargo de prefeito de volta a Odilon Burgath (PT), que retornou do Canadá, o vice-prefeito Oscar Renato Berger embarcou nesta segunda (19) com destino a Brasília, a fim de buscar recursos para o município para aquisição de máquinas para o Pátio e também para a recuperação da estrada que liga Irati a Gonçalves Júnior. A viagem do vice-prefeito estava inicialmente prevista para a semana passada, mas foi adiada em função do período em que assumiu interinamente o gabinete.
“Procuramos aproveitar ao máximo essa semana para fazer encaminhamentos, buscar recursos para o nosso município. Fizemos um trabalho lá em Gonçalves Júnior e vamos continuar essa semana. Agora, estamos saindo direto para o aeroporto, para a viagem que íamos fazer na semana passada e transferimos para hoje, a fim de tentar buscar mais recursos em Brasília para melhor atender a nossa população, principalmente o interior de nosso município”, complementou o vice-prefeito.
Para Berger, o período de nove dias à frente do Executivo foi relativamente curto para tentar colocar em prática tudo o que planejava. “Sabemos que muitas coisas têm prazos, e muitos projetos temos que encaminhar para no futuro colher os frutos. Mas esses nove dias foram bem produtivos. Precisaria de mais tempo para fazer aquilo que temos em mente. Mas como vice-prefeito estou sempre atuante”, avaliou.
O vice-prefeito ressaltou que ao transmitir o cargo de prefeito novamente a Odilon, passa a se dedicar à busca de recursos, em Brasília, para a recuperação da estrada de Gonçalves Júnior. “Mas nada impede que eu, como vice, corra atrás para fazer aquilo que sonhamos”, pontuou.
Quanto à praça de Gonçalves Júnior, que será construída com recursos próprios do município, Berger explicou que ainda falta a documentação do terreno. “Sem a documentação do terreno, você não consegue parceria do governo. Por isso, vamos fazer com recursos próprios”, explicou.
O vice-prefeito disse que vai buscar em Brasília recursos para a aquisição de novos equipamentos para o Pátio de Máquinas – carregadeira, caminhão, patrolas. “Temos projetos encaminhados e emendas dos deputados. E principalmente, vamos verificar de perto a possibilidade de fazer uma parceria com o governo federal e com o Ministério da Agricultura para esse asfalto de Gonçalves Júnior. Tentamos em Brasília e tentamos aqui no estado. Uma hora vamos conseguir os recursos para readequar essa estrada”, comentou Berger.
Exercício como interino
Durante o período em que esteve exercendo o cargo de prefeito interino assumido no último dia 10, Berger organizou uma reunião em Gonçalves Júnior e, junto com a comunidade, ficou definida a construção de uma nova praça onde havia um campo de futebol.
O interino também esteve em Curitiba, onde esteve em contato com a operadora de telefonia celular TIM, que se comprometeu a estender o sinal 3G a todo interior de Irati até o final de 2015, um anseio antigo da população.
Ainda na capital, Berger recebeu a confirmação que o município deve receber uma nova ambulância entre esta e a próxima semana. A ambulância havia sido prometida pelo secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, em março, durante reunião na sede da Amcespar.
O vice-prefeito também apontou que um dentista foi contratado, mediante concurso, para prestar atendimento nas áreas de Itapará e Gonçalves Júnior.
Após a transmissão do cargo para Odilon Burgath, Berger viajou a Brasília acompanhado do vereador petista Alceu Hreciuk e do secretário municipal de Viação e Serviços Rurais, Gerônimo Bianco. Lá, eles se reuniram com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Gerardo Fontelles, na manhã desta terça (20), quando apresentaram as demandas do município de Irati.
Outro destaque é a aprovação, nesta semana, de um recurso do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para a construção de uma nova escola na Colônia Gonçalves Júnior. Berger destaca a necessidade de recuperação do trecho de 10 km da estrada que liga Irati a Gonçalves Júnior, pois também é trajeto por onde muitas crianças vão precisar passar para chegar a essa futura escola.