Mães saudáveis, que tenham feito pré-natal, podem ser doadoras.
Coleta pode ser feita no Hospital São Vicente de Paulo ou em casa.
Do G1 PR, em Guarapuava
O banco de leite humano de Guarapuava, está precisando de doações. Todas as mães saudáveis da região que tenham feito acompanhamento pré-natal podem ser doadoras. Os enfermeiros do banco ensinam os procedimentos corretos para a coleta e armazenamento do leite antes de encaminhar o alimento para o hospital.
As mães que não podem ir até o Hospital São Vicente de Paulo, onde fica o banco de leite da cidade, para fazer a doação podem solicitar que agentes do banco busquem o leite na casa das mulheres. Após a doação, o hospital armazena o leite e separa a quantidade ideal para cada bebê internado.
A recomendação dos médicos é que o leite materno seja a única fonte de alimentação do bebê até os seis meses. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a amamentação seja substituída gradativamente por outros alimentos. No entanto, é recomendado que o aleitamento materno dure até os dois anos de idade ou mais.
As mulheres que se interessarem e quiserem doar leite para o banco de Guarapuava podem ir pessoalmente até o Hospital São Vicente ou agendar uma visita das agentes do banco de leite em casa. O telefone para realizar o agendamento é (42) 3035-8374.
O banco de leite foi inaugurado em junho do ano passado em Guarapuava e era uma reivindicação antiga do Clube Soroptimista da cidade. Entre os serviços prestados pelo banco de leite está orientar as mães sobre a importância da amamentação e da doação da sobras, que podem ser enviadas a hospitais ou a bebês prematuros, em tratamento.