Audiência discute plano voltado às políticas públicas para mulheres

Reuniões no ano passado discutiram sobre necessidades das mulheres iratienses; Audiência pública na sexta-feira, às…

06 de março de 2024 às 18h59m

Reuniões no ano passado discutiram sobre necessidades das mulheres iratienses; Audiência pública na sexta-feira, às 13h, na Câmara Municipal, finaliza as discussões sobre o plano pela população/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Juarez Oliveira e Rodrigo Zub

Imagem mostra encontro realizado pela secretaria da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa de Irati com mulheres na Vila Nova. Foto: Secretaria da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa de Irati

A secretaria da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa de Irati realiza na sexta-feira (8) uma audiência pública para apresentação do Plano Municipal Decenal de Políticas Públicas para Mulheres. A audiência acontece na Câmara Municipal, a partir das 13 h.

O Plano Municipal Decenal de Políticas Públicas reúne propostas nas áreas de saúde, educação, segurança pública, assistência social e de trabalho e renda para as mulheres em Irati nos próximos dez anos.

As propostas do plano foram discutidas em reuniões com mulheres no ano passado. As reuniões aconteceram em bairros e comunidades rurais e tinham o objetivo de debater as necessidades das mulheres iratienses no município.

Em entrevista à Najuá, a secretária da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa, Sybil Dietrich, explicou que o plano é um trabalho feito por várias entidades e pessoas de Irati. “Ele já vem sendo construído ao longo do ano de 2023, em uma colaboração da Secretaria da Mulher, da Secretaria da Assistência Social – porque no início de 2023 não tínhamos a Secretaria da Mulher – e do Conselho Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Esse plano é construído e escrito por várias mãos. Essa é a importância dele. Também pela colaboração e fala de muitas mulheres, para chegássemos ao que ele é hoje para apresentarmos na próxima sexta-feira. Nós tivemos diversas reuniões dentro do Conselho Municipal de Política para as Mulheres, com os conselheiros, que são representantes da sociedade civil e de setores do Poder Público municipal, das secretarias, como de profissionais da Rede de Proteção que colaboraram com esse plano. Nós também realizamos encontros nos bairros, da área rural e da área urbana do município de Irati, ouvindo as nossas mulheres para que possamos vir de encontro com as necessidades da população feminina de Irati”, explicou Sybil.

Segundo a secretária da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa, Sybil Dietrich, plano decenal recebeu contribuições de mulheres que participaram das reuniões realizadas nos bairros e no interior do município no fim de 2023. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Durante a audiência pública, serão apresentados os dados e o Plano Decenal. As propostas nas cinco áreas do plano também serão debatidas com os participantes da audiência. “Nós vamos deixar um tempo para cada grande área apresentar as propostas já colocadas nesses grupos, nessas reuniões e deixar um tempo aberto para quem estiver presente para poder opinar e contribuir”, disse.

No fim de 2023, a secretaria da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa de Irati realizou encontros com mulheres para falar sobre serviços disponibilizados no município. Imagem mostra encontro no Jardim Planalto. Foto: Secretaria da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa de Irati

Entre as propostas que serão apresentadas na área de saúde, estão as ligadas à saúde da mulher. “A questão dos preventivos, a questão do parto, do parto humanizado. Qual o número de partos que aconteceram? Nós temos tomado como base o ano de 2022. Qual foi a porcentagem de partos de cesárea ou partos normais? Como que foi o acompanhamento do pré-natal dentro do município? Qual a porcentagem dessas mulheres que fizeram o pré-natal no primeiro trimestre ou foi de forma tardia? São vários dados para que possamos, além de discutir a partir desses dados, debater como superar o que tivermos de déficit e como investir ainda mais nas potencialidades, naquilo que vemos que está dando certo”, afirma a secretária.

Na educação, uma das propostas está relacionada à educação de jovens e adultos, resultado das discussões feitas no ano passado. “Muitas mulheres param de trabalhar em algum momento, para cuidar de filhos. Às vezes, ela tem essa vontade de retomar, mas não consegue por algumas dificuldades que elas falaram: de transporte, de ter o acesso restrito a um ou dois locais para finalizar. São questões que foram apontadas e que deve ser discutido na audiência com propostas para superá-lo”, disse.

Na área da segurança pública, algumas propostas são relacionadas à iluminação na cidade e aos horários do transporte de ônibus. Um dos itens que deverá ser proposto na audiência será sobre os dados de trabalho e renda. A secretária destaca que foi difícil encontrar dados que demonstrassem como está a situação da mulher iratiense na cidade em relação ao trabalho. Segundo ela, é preciso ter os dados mais transparentes para que soluções sejam encontradas. “Nós precisamos achar alternativas para que essas mulheres tenham renda, tenham um trabalho, que muitas vezes, a falta de acesso a isso, leva ela a viver numa situação de violência, de não protagonista da sua própria vida”, conta.

De acordo com Sybil, as propostas refletem os vários perfis de mulheres existentes no município. “Nós percebemos que tinham algumas variações de propostas, dependendo do território, do bairro ou localidade em que estávamos. Por isso, a importância de estarmos fazendo pequenas reuniões para que na sexta-feira, possamos fazer essa reunião de audiência pública e que ainda vai poder ter mais contribuição das mulheres”, destaca.

A secretária enfatiza que qualquer pessoa pode participar da audiência, mas há um convite especial às mulheres. “Nós estamos dando prioridade para as mulheres porque nós queremos ouvi-las. Nós, quando falamos a mulher iratiense, não é uma. Somos plurais. Não existe um perfil só. Então, quanto mais mulheres participarem, mais vamos poder vir de encontro com as demandas de todo o perfil da mulher iratiense. Mas não podemos deixar de fora o público masculino. Aquele que tem interesse de ver uma Irati com maior igualdade de gênero, que trabalhe na área, que sinta vontade de contribuir, as portas estão abertas e a queremos a participação”, conta.

Na audiência pública será possível incluir propostas que serão levadas para o debate durante a reunião. Para participar do debate e da discussão das propostas, será preciso se inscrever por meio de um formulário online. Haverá inscrições também no dia e no local, antes do início da audiência. Para somente assistir, não é preciso inscrição.

Após a audiência, o plano será encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal como projeto de lei para que os vereadores possam votá-lo. Com a aprovação dos vereadores e sanção do prefeito de Irati, o plano se tornará lei e deverá ser cumprido pelas gestões que assumirem o Poder Executivo de Irati nos próximos dez anos. O plano pode ser atualizado a cada dois anos, após a avaliação e monitoramento das propostas.

A audiência pública é um dos eventos programados para marcar o mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março. Outro evento da programação acontece no dia 27 de março, no Parque Aquático, das 14 às 20 h. No local, haverá orientações, serviços e atividades para marcar a data.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.