Artista iratiense participará de exposição em São Paulo

José Maria Gracia Araújo, o Zeca Araújo, fará parte de um grupo de 18 artistas…

26 de agosto de 2024 às 21h54m

José Maria Gracia Araújo, o Zeca Araújo, fará parte de um grupo de 18 artistas paranaenses que vai participar do 18º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, no Pavilhão da Bienal, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro/Paulo Sava, com informações da AEN

Zeca Araújo vai expor seus trabalhos no 18ºSalão do Artesanato, em São Paulo. Foto: Paulo Sava

O artista e historiador iratiense José Maria Gracia Araújo, o “Zeca Araújo”, irá representar Irati no 18º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, que acontecerá entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, no Pavilhão da Bienal, no Anhembi, em São Paulo. O evento terá como lema “A Arte Fora de Série”.

Zeca fará parte de um grupo de 18 artistas paranaenses que vão expor seus trabalhos durante o evento, do qual participará pela primeira vez. Ele viajou para a capital paulista na tarde desta segunda-feira, 26.

Em entrevista à Najuá no domingo, antes da viagem, Zeca contou que o objetivo de sua participação na exposição é de levar uma ideia sobre a cultura que Irati desenvolve. “Queremos ver se levamos, assim, uma ideia do volume da cultura que Irati desenvolve. Eu agradeço a todos e vamos ficar torcendo para que tudo dê certo”, frisou.

Obras – Foram levadas 10 esculturas feitas de madeira, como nó de pinho e imbuia. Os temas das obras são regionais, mostrando a arte iratiense na sua representação. “Então, eu estou levando a simbologia iratiense e paranaense, tanto no material quanto na ideia de cada peça. São 10 esculturas de um porte razoável”, comentou.

Quem inscreveu Zeca no evento foi o jornalista Leonardo Schenato Barroso, presidente do Conselho Municipal de Cultura e funcionário da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Zeca começou a se preparar desde que foi selecionado para o Salão do Artesanato. “Aí então eu comecei a me preparar, a selecionar as peças e ver o que eu iria levar. As minhas peças já estão lá em São Paulo e uma delas saiu em uma reportagem do evento, que é um dos maiores do Brasil. Serão mais de 81 artistas brasileiros no Anhembi”, destacou.

Em todos os seus trabalhos, Zeca procura exaltar o que Irati tem de melhor. “Irati, para mim, é tudo, então, em tudo o que eu faço, procuro representar de uma forma ou de outra, se é na escultura, nos meus programas de Rádio Najuá, nos textos que faço para os jornais, sempre enaltecendo a minha grande Irati e o meu adocicado rio de mel”, afirmou.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Outros participantes – Além de Zeca, também estarão no evento artistas das cidades de Turvo, Piên, São Miguel do Iguaçu, Cruz Machado, além de Curitiba e região metropolitana e do litoral do Paraná. No total, serão sete artesãos individuais, dois de povos e comunidades tradicionais e três instituições que irão representar outros nove artesãos. Todos eles têm o artesanato como principal fonte de renda.

O evento receberá cerca de 500 artesãos de todo o Brasil, e terá compromissos com a sustentabilidade e a inclusão social. As peças foram produzidas a partir dos mais diversos materiais, como cascas, ceras, conchas, couro, peles naturais, frutos, folhas, raízes, látex, sementes, madeiras, entre outros.

Programação – Nos três primeiros dias do evento, serão realizadas rodadas de negócios, com o objetivo de fomentar contatos entre artesãos e lojistas de todo o Brasil e do exterior. Nos cinco dias serão oferecidas oficinas de artesanato para o público, ministradas por artesãos de todo o país.
Mais informações sobre o evento no site salaodoartesanato.com.br

Pintura da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz feita em madeira por Zeca Araújo estará em exposição no 18º Salão do Artesanato, em São Paulo. Foto: AEN
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.