Arrecadação de donativos para o Rio Grande do Sul chega a quase 100 toneladas em Irati

Corpo de Bombeiros de Irati continua recebendo donativos através da campanha “SOS RS”, que vai…

13 de maio de 2024 às 19h46m

Corpo de Bombeiros de Irati continua recebendo donativos através da campanha “SOS RS”, que vai até o próximo dia 22/Paulo Sava

Caminhão bitrem da Afubra levou doações de Irati para o Rio Grande do Sul. Foto: Sidnei Jorge/Arquivo Najuá

A arrecadação de donativos para a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul já chegou a quase 100 toneladas em Irati. A informação foi confirmada à nossa reportagem pelo comandante do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Irati (10º SGBI), Major Jorge Augusto Ramos.

A campanha “SOS RS”, liderada pelo Governo do Paraná, vai até o próximo dia 22. Como houve muitos pedidos para envio de roupas por conta do frio que deve chegar ao Rio Grande do Sul, a doação de alimentos e água caiu bastante. Ramos pede que a população continue doando alimentos também.

“Todo donativo é bem-vindo, dentro daquele cardápio que está sendo divulgado nas diversas redes, alimentos não perecíveis, água, material de higiene e limpeza, rações animais, cobertores, colchões, roupas e utensílios domésticos. Este é o cardápio completo do que está sendo solicitado. Mas eles ainda estão em emergência e precisam de gêneros de primeira ordem, água, alimentos, cobertores, roupas de inverno e de bebês e recém-nascidos. Esta é a doação de primeira ordem, e pedimos encarecidamente para a população tentar fazer estes donativos, se todo mundo se cotizar, o pouco de cada um faz uma carga bem grande, para conseguirmos mandar aquilo que é bem importante neste momento lá no Rio Grande”, frisou.

Mesmo com a quantidade de donativos alta, Ramos enfatiza que é importante a população continuar colaborando com as doações. “Tudo bem que está chegando bastante ajuda, mas neste sentido é bem importante conseguirmos colocar na mente das pessoas que, às vezes, é bastante, mas lá, pela quantidade de afetados, é pouco pela dimensão do evento. Então, temos que continuar doando”, comentou.

Voluntários ajudam a separar donativos. Foto: Paulo Sava/Arquivo Najuá

Ramos agradeceu aos voluntários que estão trabalhando na separação dos alimentos, materiais de higiene e limpeza e roupas dentro do quartel do Corpo de Bombeiros. Somente Irati já enviou seis cargas de donativos para o Rio Grande do Sul, com a colaboração de iratienses e da população de Imbituva, Inácio Martins e Rebouças. Os municípios da área de abrangência do 10º SGBI já mandaram um total de 16 cargas de doações, sendo cinco de União da Vitória (um veículo adaptado e quatro caminhões baú grandes), quatro de São Mateus do Sul (duas carretas e dois caminhões de médio porte) e uma carreta de Prudentópolis.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O transporte dos donativos tem sido feito por empresas que cedem seus veículos para as viagens. Em alguns casos, grupos de amigos têm se unido para custear os fretes. “Isto é muito importante para que, além deste donativo chegar até o quartel e ter a separação correta, ele seja transportado com qualidade e segurança e chegue ao seu destino, onde já tem feito diferença. Temos visto pelas redes sociais bastante gente recebendo esses donativos. Independente se ele saiu da sua casa, algum brasileiro doou e está chegando para os nossos irmãos gaúchos”, afirmou.

Doações – Os donativos podem ser entregues nas igrejas de Irati e região ou diretamente no Corpo de Bombeiros, na Rua Coronel Emílio Gomes, em frente à Prefeitura. O município também está disponibilizando veículos para buscar os donativos nas casas das pessoas que não puderem transportá-los. Basta entrar em contato com o ouvidor Cristiano Rogal através do telefone ou WhatsApp pelo número (42) 99833-8355.

Na tarde desta segunda-feira, 13, o nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, voltou a superar os 5 metros acima do nível normal e pode atingir 5,40m nas próximas horas. Até agora, 147 pessoas morreram em função das enchentes. Outras 127 continuam desaparecidas e há ainda 806 feridos. No total, 617 mil pessoas estão fora de suas casas, em abrigos ou na residência de familiares.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.