Após décadas de espera, começam as obras de duplicação da BR-277 entre Palmeira e Irati

17 de dezembro de 2025 às 20h50m

Primeira etapa terá 27,5 quilômetros duplicados, investimento de R$ 240 milhões e promete mais segurança, mobilidade e desenvolvimento para a região centro-sul do Paraná, com conclusão prevista para 2027/Paulo Sava, com informações da AEN

Resumo:
-Duplicação pode melhorar segurança e mobilidade em um dos principais corredores logísticos do estado;
-Obras devem ser realizadas ao longo de 140 km da rodovia;
-Duplicação deve trazer desenvolvimento para a região.

Depois de anos de espera, começam as obras de duplicação da BR-277 entre Palmeira e Irati — um dos trechos mais aguardados pelos paranaenses.

Nesta primeira etapa, serão 27 quilômetros e meio de pista duplicada, além de marginais, retornos e viadutos. O investimento é de 240 milhões de reais, com conclusão prevista para fevereiro de 2027.
A duplicação promete melhorar a segurança e a mobilidade em um dos principais corredores logísticos do Paraná, que liga o interior ao litoral e ao Porto de Paranaguá.

Em entrevista coletiva, o governador Ratinho Júnior, que participou do evento, falou sobre a importância da obra.

“Nós iniciamos hoje a duplicação da BR 277, que vai de Palmeira, Irati e até Foz do Iguaçu. Este é o início desta grande duplicação de uma rodovia muito importante, que já há décadas necessitava ter este investimento e iniciamos esta obra. Na sexta-feira passada começamos de Curitiba a Paranaguá, com três pistas de cada lado, e hoje estamos começando de Palmeira até Foz do Iguaçu. Isto, para nós, é um motivo de muita alegria e comemoração, porque é uma rodovia muito importante, onde escoa toda a produção do oeste até o leste do Paraná, que vai trazer mais segurança e mobilidade, diminuir o número de acidentes, tem parada para os caminhoneiros, com wi-fi, chuveiro, todo o ambiente para dar mais conforto para os nossos caminhoneiros. Isto tudo foi pensado, e hoje estamos felizes comemorando este início de obra. Começa agora, é uma obra que, em no máximo um ano estará pronto todo este trecho, além dos outros que vão começando conforme vai tendo os licenciamentos, não para mais. Agora, é obra de Palmeira a Foz do Iguaçu direto”, comentou.

O secretário de infraestrutura e logística, Sandro Alex, destacou que a duplicação do trecho entre Irati e Palmeira é apenas o início de uma série de obras que devem ser realizadas ao longo de 140 km.

“Hoje, estamos dando os primeiros 27km aqui da 277, mas estaremos rasgando obras por 140 km, porque agora é obra em cima de obra, não para mais. Ao longo destes quatro anos, vamos ter muitas entregas, e projeta toda a região central do estado, não só com este, mas também com outros investimentos que o Estado está fazendo, performando aqui obras em concreto, ampliação de capacidade. Só o número de pessoas que vai trabalhar e atuar nestas obras é significativo, é uma infraestrutura que alimenta a economia de toda a região. Já temos anúncios sendo feitos de ampliação, como a Moageira Irati, colocando R$ 100 milhões justamente porque está vendo esta ampliação de capacidade. Junto com o município, estamos construindo marginais, preparando o novo Distrito Industrial, porque temos certeza de que, a partir destes próximos anos, com a entrega destas obras, a região de Irati, como dizem os jovens, vai bombar”, ressaltou.

Além de melhorar a infraestrutura dos transportes e de trazer mais conforto e segurança para os motoristas, a duplicação da rodovia vai trazer desenvolvimento para a região, segundo o prefeito de Irati, Emiliano Gomes.

“Além da infraestrutura que isto traz, com segurança e conforto para todos que utilizam a via, vem principalmente o desenvolvimento, que é a chave. Notamos que, em países de primeiro mundo, com rodovias duplicadas, tem uma tendência de crescimento ao redor. Para nós, é uma alegria imensa, depois de 65 anos, quando foi entregue a 277, agora na sua duplicação, é um momento que marca historicamente, junto com o nosso governador Ratinho Júnior. Muitos duvidavam da duplicação e da rodovia 364 que liga Irati a São Mateus, mas enfim, é um momento de alegria e celebração com a duplicação da 277 iniciando em Irati, com o Governo em peso e os deputados aqui, muito bom”, frisou.

O secretário das Cidades, Guto Silva, ressaltou que, com a existência de uma boa infraestrutura urbana e logística, as cidades crescem. “Quando tem infraestrutura urbana aliada a uma infraestrutura rodoviária, a cidade e a região crescem. Sabemos do desejo da região de poder se industrializar, e eu tenho muita convicção de que, dando esta boa organizada na cidade e com este eixo viário, vamos conseguir colocar Palmeira, Irati e toda a região centro-sul do Estado do Paraná como polo importante de desenvolvimento do Paraná”, comentou.

O diretor-presidente da Via Araucária, Sergio Santillàn, comentou sobre os valores a serem investidos na obra.
“São aproximadamente R$ 230 milhões de investimentos nestes primeiros 27km, e há previsão de que tenhamos contratados 1200 colaboradores. Claramente as obras já começaram em junho, com o contorno norte de Curitiba, uma obra estruturante e bem esperada por causa do fluxo e da interferência. No contorno sul e na PR 423 as obras também começaram. Então, hoje encerramos este ano com mais duas frentes de trabalho. Temos a mesma construtora que vai cuidar dos dois trechos, que serão tratados de forma separada e a logística é focada na segurança”, pontuou.

O prefeito de Rio Azul e presidente da AMCESPAR, Leandro Jasinski, ressaltou a importância da obra para a região. “Para nós, da AMCESPAR, é uma alegria enorme, destacando a nossa região e trazendo desenvolvimento. Uma duplicação da 277 que você pega até Foz do Iguaçu, e depois triplicado até chegar a Paranaguá, é onde está o desenvolvimento. É uma alegria muito grande fazer parte deste momento e poder colaborar com o Estado”, comentou.

As equipes da concessionária trabalham na supressão vegetal, drenagem e terraplenagem, preparando o terreno para as novas pistas. Além da duplicação, são sete novas obras de arte especiais (como viadutos e ponte), com investimento de R$ 230 milhões por parte da concessionária. A previsão de conclusão de ambos os trechos é para fevereiro de 2027.

O início das obras é possível após a emissão, por parte do Instituto Água e Terra (IAT), da Licença de Instalação, que autoriza o início das intervenções de acordo com as especificações constantes nos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambientais e demais condicionantes.

Com mais de 700 quilômetros de extensão, a BR-277 passa por cidades como Curitiba, Paranaguá, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu. É um dos principais corredores logísticos do Paraná e do País, uma vez que liga a região Oeste do Estado e a Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) ao Porto de Paranaguá e ao Litoral. Entretanto, ainda conta com trechos em pistas simples, o que dificulta o escoamento da produção e o tráfego de veículos de passeio.

A duplicação integral da BR-277 (e que na Serra do Mar será triplicada) era uma demanda do setor produtivo e que teve apoio do Governo do Estado durante a construção do modelo de concessões. Na última semana, a EPR Litoral Pioneiro, que administra a rodovia de Curitiba ao Litoral, anunciou a construção de novas faixas entre a Capital e São José dos Pinhais, com 32 quilômetros. O investimento será de R$ 148 milhões.

As obras da Via Araucária integram o Lote 1 das novas concessões rodoviárias e entrou em operação no início de 2024. A concessionária arrematou 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná e deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.

Também serão duplicados 344 quilômetros, e outros 210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.