Atividade integra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Da Redação, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava
Os Jogos Recreativos das APAES, que ocorrem na próxima quinta (25), no Ginásio Agostinho Zarpellon Júnior (Batatão), em Irati, devem reunir cerca de 400 pessoas, entre alunos e funcionários das escolas de educação especial dos municípios de Irati, Rio Azul, Mallet, Teixeira Soares, Prudentópolis, Rebouças, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro e Guamiranga. A atividade faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano tem como tema “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”.
De acordo com a diretora da APAE de Irati, Nadicler dos Santos de Souza, essa semana de atividades diversificadas é realizada anualmente e, para os alunos, entre as atividades mais esperadas estão, justamente, os Jogos Recreativos, que chegam à sua 25ª edição. A cada ano, uma APAE diferente sedia os jogos.
Irati volta a sediar os Jogos Recreativos depois de oito anos. A última vez foi em 2008, segundo a professora Thaís de Fátima Lechiw, vice-coordenadora de Educação Física da região. “O diferencial é que, apesar de envolver muitos alunos, priorizamos a socialização e a recreação. Não tem cunho competitivo. Todos os alunos recebem uma premiação no final pela participação. O objetivo é a socialização entre os atletas e a comunidade em geral”, destaca Thaís.
Às 9h, as APAES dos outros municípios da região serão recepcionados e percorrerão as principais ruas de Irati em carreata até o Ginásio Batatão. Os Jogos Recreativos, propriamente ditos, começam às 9h30, com uma pausa para almoço, e encerra no final da tarde, com a premiação dos alunos.
Atividades e modalidades
Ainda conforme a professora, os alunos são divididos em quatro grupos diferentes, de acordo com a respectiva faixa etária, a partir dos quatro anos e as atividades variam de acordo com sua capacidade física e suas habilidades, como, por exemplo, as provas de arremesso do pneu e de arremesso do pneu adaptado, para alunos cadeirantes. Outras brincadeiras incluem o lance livre; boca do palhaço; cabo de guerra; dança da cadeira, para meninas; pênalti, para meninos; estourar o balão; boliche; boliche adaptado e corrida do saco.
O professor de Educação Física da APAE de Irati, Leandro Wszolek, explica que as atividades cotidianas desenvolvidas com os alunos da APAE são atividades simples e, em especial as dos Jogos, para que todos possam participar. As provas dos Jogos Recreativos vinham sendo trabalhadas nas aulas de Educação Física dos alunos da APAE de Irati.
Thaís conta que alunos da Unicentro vão auxiliar no dia dos Jogos fazendo a arbitragem das provas e coordenando, junto com os professores da APAE, a realização das atividades.
A diretora da APAE de Irati destaca que tanto os alunos da educação infantil, quanto os do ensino fundamental e os da educação de jovens e adultos, além da parte pedagógica, têm prática esportiva duas vezes por semana nas aulas de Educação Física e de Educação Artística três vezes por semana. “Os alunos têm uma atividade bem intensa dentro da escola. No dia a dia, são trabalhados conteúdos dentro de um planejamento baseado no Parecer 07, que o Departamento de Educação Especial do Estado do Paraná elaborou, onde tem todo um currículo que os professores se organizam e preparam as atividades”, explica Nadicler.
Durante a semana, também será realizada uma gama diversificada de atividades para os alunos da APAE,como contação de histórias, exibição de filmes, brincadeiras, entre outros.