ANAPCI realizará Caminhada do Outubro Rosa no próximo sábado

Evento será realizado em parceria com o grupo Acordei Caminhadas e o Centro Cultural Clube…

16 de outubro de 2024 às 19h18m

Evento será realizado em parceria com o grupo Acordei Caminhadas e o Centro Cultural Clube do Comércio. Concentração será em frente à sede da ANAPCI às 08h30/Paulo Sava

Márcio Duda, integrante do grupo Acordei Caminhadas, e Denise Dietrich, presidente da ANAPCI. Foto: Paulo Sava

A Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI) promoverá a Caminhada do Outubro Rosa no próximo sábado, 19. A data foi escolhida por ser o Dia Internacional de combate ao câncer de mama.

A concentração será em frente à sede da ANAPCI, na Rua Natalina Tonial Boff, no Loteamento Pabis, a partir das 08h30min. O evento será realizado em parceria com o grupo de Amigos Caminhantes Reunidos de Irati (Acordei Caminhadas) e com o Centro Cultural Clube do Comércio. A Sanepar também irá colaborar com a ação fornecendo água para os participantes.

Trajeto – O trajeto será de 2,6 km e vai passar por algumas áreas verdes, como o Bosque São Francisco, depois segue até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, onde haverá um ponto de apoio com água para os participantes. Depois, os participantes seguirão pela Rua Alfredo Bufrem até a 15 de Julho, parando novamente em frente ao Centro Cultural Clube do Comércio. Depois, a caminhada segue pelas ruas Doutor Munhoz da Rocha e XV de Novembro, subindo pela escadaria da santa. No alto do morro, o diácono permanente Luciano, da Paróquia Nossa Senhora da Luz, dará uma bênção especial aos participantes.Haverá carros de apoio para as pessoas que necessitarem.

Segundo a presidente da ANAPCI, Denise Dietrich, o principal objetivo da caminhada é conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

“O objetivo é de conscientizar as pessoas para que elas participem e nós façamos um alerta sobre o câncer de mama. Queremos conscientizar tanto as mulheres quanto os homens, que vão procurar ajuda e façam o autoexame de mama, porque não são só as mulheres que têm câncer de mama, mas os homens também podem ter, é mais raro, mas pode acontecer. Então, queremos que a população em geral compareça porque o homem cobra de sua esposa, mãe e filha, e a mulher dela mesma. Queremos que as pessoas se conscientizem e procurem se cuidar”, comentou.

Márcio Duda, representante do grupo “Acordei Caminhadas”, ressaltou que a escolha pela sede da ANAPCI como local de saída para a caminhada, levou em consideração a possibilidade de os participantes conhecerem a entidade e terem conforto de uma sombra por conta das áreas verdes no local. Além disso, descentralizar a caminhada da área central da cidade irá proporcionar mais segurança e pode fazer com que o número de participantes seja maior, de acordo com Márcio.

Fachada da ANAPCI. Foto: Paulo Sava

“Em frente, tem um lugar arborizado, bancos onde o pessoal pode se acomodar e dar uma relaxada, e a intenção é conhecer onde está localizada a ANAPCI. Este trajeto vai passar por algumas áreas verdes, com intenção de ter um pouco de natureza para que a caminhada se torne mais agradável. Esta ideia de sair em frente à ANAPCI é para não ficar aquela caminhada só no entorno do centro, e sabemos que aos sábados a cidade é movimentada. Então, tiramos a ideia de fazer só no centro e trouxemos a saída daqui, para mobilizarmos e chamarmos mais as pessoas e conseguirmos um contingente maior de caminhantes para abraçar esta causa tão importante, que é o Outubro Rosa”, comentou.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Banner colocado em frente à sede da ANAPCI, no loteamento Pabis. Foto: Paulo Sava

Quem não quiser ir até a ANAPCI para a caminhada poderá participar a partir do Clube do Comércio até o Morro da Santa. O evento contará com apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros. Deverão estar presentes também representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do SESI, SENAC e de toda a população.

Os interessados em participar podem entrar nas redes sociais da ANAPCI ou da Acordei Caminhadas para preencher o formulário e se inscrever. As inscrições também poderão ser feitas na sede da ANAPCI, na Rua Natalina Tonial Boff, no loteamento Pabis, até sexta-feira, às 17 horas. As pessoas também poderão se inscrever no dia da caminhada.

Márcio acredita que a caminhada será concluída em, no máximo, duas horas. “A caminhada não é competitiva, mas sim contemplativa, uma atividade saudável e não exige pressa. É mais um momento de reflexão, descontração e socialização entre as pessoas. Nós, da Acordei, queremos agradecer o convite da Denise, pois o nosso grupo é bem grande e a maioria do nosso pessoal gosta de se envolver nestas causas voluntárias. Abraçamos esta ideia e estamos dando o maior apoio para a ANAPCI e o Outubro Rosa. Só temos a agradecer”, afirmou.

Mais informações sobre a caminhada pelo telefone (42) 99989-5000.

Foto: Reprodução Facebook
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.