Unidades do Rio do Couro e Itapará receberam melhorias graças ao empenho do atual secretário de Saúde, que elaborou o projeto selecionado pelo governo federal
Rodrigo Zub, com reportagem de Sassá Oliveira
Depois de um ano e seis meses foram concluídas as obras de ampliação das unidades de saúde do Rio do Couro e Itapará. Segundo o secretário de Saúde, Anderson Sprada, a expectativa é que os novos prédios sejam inaugurados durante as comemorações do aniversário de Irati em julho.
Para isso ocorrer o município precisa correr contra o tempo. De acordo com Sprada, os editais de licitação para compra dos equipamentos que serão instalados nas novas unidades devem ser lançados na segunda semana de junho.
Responsável por elaborar o projeto de ampliação das unidades de saúde do Rio do Couro e Itapará, o secretário demonstra sua satisfação de observar que em breve o município irá oferecer espaços com mais comodidade para atender a demanda dos pacientes. “Ficaram bonitas, amplas, iluminadas, pinturas claras, elas [unidades] estão concluídas. Queremos inaugurar no aniversário da cidade. Não sei se vai dar tempo, mas a obra está concluída e consequentemente um dos profissionais do programa Mais Médicos, ele vai ser destinado para o Itapará. Foram quase dois anos para conclusão. As unidades foram ampliadas, reestruturadas, para um melhor atendimento a população”, enaltece.
Os projetos só se tornaram realidade após o empenho de Sprada. Quando ainda atuava como enfermeiro no interior do município em 2012, ele conseguiu em tempo recorde (três dias) levantar as informações necessárias, desde metragem dos imóveis até a data de inauguração dos postos, para inscrever o município de Irati no Programa de Requalificação de Unidade Básica de Saúde (UBS), do governo federal. Os projetos foram selecionados e as obras tiveram início em novembro de 2012. Porém, a empreiteira responsável paralisou os trabalhos no mês seguinte. Após uma nova licitação, as obras foram retomadas no fim de 2013, sendo concluídas recentemente, conforme conta Sprada.
No total, foram investidos aproximadamente R$ 340.500 para execução das obras. Com a ampliação, a unidade de saúde do Rio do Couro passa de 42 para 153, 50 metros quadrados. Já o posto de Itapará possuía 72 e irá contar com uma área de 202 metros quadrados.
© Anderson Sprada/Arquivo
Obras nas unidades do Rio do Couro e Itapará tiveram início em 2012