Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), celebrou 30 anos de fundação no dia 25 de março. Em entrevista à equipe da Najuá, secretário geral da entidade fez um balanço das atividades realizadas pela Associação
Rodrigo Zub
Entidade com base municipalista de apoio no desenvolvimento da região, a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), celebrou 30 anos de fundação no dia 25 de março. Palestras, entrega de placas comemorativas aos prefeitos, que constituíram a primeira formação da Amcespar, eleição da diretoria do Território e um almoço foram algumas das atividades realizadas na terça-feira, 26, como forma de relembrar a história e as conquistas da entidade.
Amcespar
A Amcespar é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, declarada através da lei estadual no 11.121/1995. Constitui-se através da união dos municípios Irati, Inácio Martins, Ipiranga, Ívai, Ipiranga, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Guamiranga, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares. Todas as determinações estabelecidas pelos seus representantes significam a administração de uma área de 9.841.622 Km, onde a população ultrapassa os 225.000 habitantes.
Presidentes desde a fundação
1983- Antonio Toti Colaço Vaz, prefeito de Irati
1984 – Gilberto Agibert Filho, prefeito de Prudentópolis
1985 – Antonio Toti Colaço Vaz, prefeito de Irati
1986 – Manoel F. De Moraes, prefeito de Inácio Martins
1987 – Nelson Theodoro Fenker, prefeito de Imbituva
1988 – Kemmel Mellen, prefeito de Rebouças
1989 – Alfredo Van Der Neut, prefeito de Irati
1990 – João Inácio Roos, prefeito de Teixeira Soares
1991 – Alfredo Van Der Neut, prefeito de Irati
1992 – Mario Pietróski, Prefeito de Rio Azul
1993 – Nelson Theodoro Fenker, prefeito de Imbituva
1994 – Bartolomeu Pereira, prefeito de Teixeira Soares
1995 – Felipe Lucas, prefeito de Irati
1996 – João Pedrolin de Toledo, prefeito de Rebouças
1997 – José Antonio Pontarolo, prefeito de Imbituva
1998 e 1999 – Vicente Solda, prefeito de Rio Azul
2000 – Romeu Neves, prefeito de Teixeira Soares
2000 – Vicente Solda, prefeito de Rio Azul
2001 e 2002 – Antonio Toti Colaço Vaz, prefeito de Irati
2003 – Otoni Da Silva Pires, prefeito de Teixeira Soares
2004 – Vicente Solda, prefeito de Rio Azul
2005 e 2006 – João Orestes Fenker, prefeito de Guamiranga
2007 e 2008 – Alexandre Burko, prefeito de Rio Azul
2009 e 2010 – Sergio Luiz Stoklos, prefeito de Irati
2011 e 2012 – Edemétrio Benato Júnior, prefeito de Inácio Martins
2013 – Claudemir Dos Santos Herthel, Prefeito de Rebouças
Diretoria atual
A atual diretoria da Amcespar/ Conder (Consórcio de Desenvolvimento Regional) foi escolhida durante a 27ª Assembleia Eletiva, em janeiro, para o biênio 2013-2015.
Presidente da Amcespar – Claudemir Herthel (PSDB), prefeito de Rebouças.
1º Vice Presidente – Gilvan Pizzano Agibert (PPS), prefeito de Prudentópolis.
2º Vice Presidente – Oziel Neivert (PSD), prefeito de Fernandes Pinheiro.
Tesoureiro – Ivanor Muller (PSD), prefeito de Teixeira Soares.
Conselho Fiscal – Silvio Paulo Girardi (PSC), prefeito de Rio Azul,
Telma Fenker (PSDB), prefeita de Guamiranga e Valdir Cabral (PDT), prefeito de Inácio Martins.
Conselho Deliberativo – Rogério Almeida (PV), prefeito de Mallet, Bertoldo Rover (PSD), prefeito de Imbituva e Odilon Burgath (PT), prefeito de Irati.
Câmaras Permanentes da Amcespar e Conder – Agricultura e Meio Ambiente – Ivanor Muller (PSD); Educação, Cultura, Esportes, Turismo e Juventude – Odilon Burgath (PT); Saúde, Bem Estar /Ação Social e Combate a Fome – Rogério Almeida (PV); Pesquisa, Mercado, Indústria e Comércio – Bertoldo Rover (PSD); Tributação, Leis e Normas Fiscais – Claudemir Herthel (PSDB); Desenvolvimento Urbano e Representação junto a AMP /CNM e TC – Claudemir Herthel (PSDB).
Em entrevista ao repórter Paulo Secco, o secretário geral da Amcespar, Vanderlei Kawa, comentou que a entidade nasceu de forma tímida. Como não possuía uma sede própria, a Amcespar funcionava em uma sala na prefeitura de Irati. Em seguida, as instalações foram transferidas para um espaço pequeno no antigo Banco Bamerindus, na área central da cidade. Kawa relata que depois de muita luta, a Associação conseguiu construir sua sede durante a gestão do ex-prefeito de Irati, Antonio Toti Colaço Vaz.
O secretário geral diz que a construção do espaço foi importante, pois trouxe independência aos dez municípios filiados na época (Irati, Prudentópolis, Rebouças, Teixeira Soares, Inácio Martins; Ivaí, Ipiranga, Imbituva, Rio Azul e Mallet). Caso não fosse construída a sede própria, Irati e os outros municípios da região seriam integrados a macrorregião de Ponta Grossa. Desta forma, a liberação de recursos, convênios, entre outras verbas teriam que ser divididos com os municípios que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).
Atualmente, a Amcespar é formada por nove municípios desde a emancipação política de Fernandes Pinheiro. As cidades de Ipiranga e Ivaí não integram a entidade, mas estão filiadas ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional (Conder). Kawa enaltece que Ipiranga e Ivaí têm características semelhantes aos outros da região Centro-Sul, fator que facilita a discussão e a possibilidade dos dois municípios voltarem a integrar a Amcespar. “Tanto Ivaí como Ipiranga tem características agrícolas e são cidades formadas por pequenas indústrias, assim como ocorre em Irati”, avalia Kawa.
União da região
Para o secretário geral da Amcespar, os municípios precisam se unir e buscar lideranças políticas dentro da comunidade. Kawa entende que a região ainda é carente e não recebe atenção do governo estadual e federal. A falta de representatividade faz com que diversos recursos deixem de ser disponibilizados. Em entrevista à equipe da Najuá, no início deste ano, o prefeito de Prudentópolis, Gilvan Agibert, afirmou que os municípios da região precisam tomar atitudes imediatas. Ele analisa que a Amcespar precisa desmistificar o conceito que a região faz parte do “caminho da fome”. Hoje, a região possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.
Kawa tem opinião parecida com Gilvan. Ele avalia que os governantes precisam buscar recursos para o crescimento e desenvolvimento agrícola, comercial e industrial da região. “Os recursos estão em Brasília, mas precisamos de projetos consistentes para que as verbas sejam liberadas”, diz o secretário geral da Amcespar.
Ações já executadas
Na avaliação de Kawa algumas ações importantes já foram implantadas com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar na região. Um dos projetos, segundo o secretário, foi à criação do Comitê Gestor do programa Banco da Terra, atualmente denominado como Crédito Fundiário, que auxilia os agricultores familiares no processo de aquisição de imóveis rurais.
O secretário geral da entidade pede para que a população esqueça os laços políticos e participe dos conselhos municipais e associações de bairros, para identificar os problemas e apontar soluções em prol do desenvolvimento municipal e regional.
Presidentes da entidade
Desde sua fundação a Amcespar teve 14 presidentes, sendo quatro ex-prefeitos de Irati (Antonio Toti Colaço Vaz, Alfredo Van Der Neut, Felipe Lucas e Sérgio Stoklos). Em sua fundação a Amcespar foi constituída pelos prefeitos Antonio Toti Colaço Vaz, de Irati; Gilberto Agibert Filho, de Prudentópolis; Kemmel S. Mellen, de Rebouças; Romeu Neves, de Teixeira Soares; Manoel Felipe R. de Moraes, de Inácio Martins; Ozil Neiverth, de Ivai; Pedro Isaias Blum, de Ipiranga; Nelson Theodoro Fenker, de Imbituva; Ancenor Valentin Girardi, de Rio Azul e Cesar Loyola Flenik, de Mallet.
Homenagem
Durante a solenidade de comemoração dos 30 anos da Amcespar, a prefeita de Guamiranga, Telma Fenker (PSDB), entregou placas comemorativas aos fundadores da entidade. Toti e o ex-prefeito de Imbituva, Nelson Theodoro Fenker, marcaram presença no evento. Segundo Kawa, será realizada uma nova cerimônia em breve para homenagear os 14 prefeitos que já presidiram a Amcespar.
© Hoje Centro-Sul
Prefeitos da região Centro-Sul receberam placas comemorativas referentes aos 30 anos de fundação da Amcespar
Sugestão de correção