Empresária irá comandar a entidade até 2015
Marli Traple, com edição de Rodrigo Zub
Amanda Gomes do Valle Gryczynski foi reeleita como presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Irati. A empresária irá comandar a entidade até 2015. A posse da nova diretoria foi realizada na quinta-feira, 27, durante jantar promovido pelo Sistema Fecomércio do Estado do Paraná e o Sindicato do Comércio Varejista de Irati.
Segundo a Federação do Comércio do Paraná, 40% das empresas são de propriedade ou dirigidas por mulheres. Por este motivo, foi criada a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios que visa reunir as empresárias para desenvolver o espírito associativista e servir a sociedade em geral.
Amanda disse que a entidade tem contribuído para a capacitação e crescimento do número de mulheres que participam do setor empresarial em Irati. Ela destacou algumas iniciativas que foram promovidas pela Câmara da Mulher, como o desfile anual do Dia das Mães e o Happy Hour nas empresas.
A empresária lembrou que duas mulheres iratienses fizeram parte do grupo de 20 homenageadas pela Federação do Comércio do Paraná e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios em função do trabalho prestado a comunidade. Maria Boiano Griczinski recebeu o troféu “Mulher Empreendedora”, enquanto Marucha Prodaniuk foi lembrada por seu trabalho social, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher no mês de março.
Amanda ainda encerrou seu discurso pedindo a integração e troca de ideias entre os membros da diretoria.
© Marli Traple
Amanda Gryczynski é reeleita presidente da Câmara da Mulher de Irati
© Marli Traple
Membros da diretoria da Câmara da Mulher, ao lado do prefeito Odilon Burgath, e da primeira dama Andreia Burgath
Lei para incentivar empresários
Presente no evento, o prefeito Odilon Burgath, ressaltou que a administração municipal quer manter uma parceria com os empresários locais. O novo programa que pretende incentivar as pequenas e micro empresas locais está sendo discutido com a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Irati (Irati) e deverá ser encaminhado à Câmara para apreciação dos vereadores. Segundo Odilon, o município continua negociando a possibilidade de instalar uma filial de uma empresa de laticínios. Para ele, caso isso se concretize novas portas serão abertas para o incremento do comércio local.
Construção de espaço
O prefeito relatou que o primeiro semestre foi dedicado para resolver questões e obras que ficaram pendentes da gestão passada. Por isso, ele diz que os planos e compromissos assumidos no início da gestão foram adiados até a conclusão das obras em andamento. Entidades como o SESC, SENAC e a Câmara da Mulher de Irati já solicitaram que o município destine um terreno para funcionar como sede do Fecomércio. Como não há disponibilidade de nenhum espaço próximo a área central da cidade, Odilon afirma que o município está se preparando financeiramente para aquisição deste espaço.