Em entrevista à Najuá, o prefeito de Irati confirmou que shows estão pré-definidos para acontecer na 2ª ExpoIrati, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de outubro no CT Willy Laars/Texto de Rodrigo Zub, com reportagem de Paulo Sava
Em entrevista à Najuá nesta segunda-feira, no dia seguinte ao 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões, que aconteceu em Irati, o prefeito Jorge Derbli confirmou três atrações musicais que devem estar presentes na 2ª ExpoIrati, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de outubro no CT Willy Laars.
Segundo Derbli, os shows pré-definidos são com o cantor Amado Batista e as duplas Jads e Jadson e Fernando & Sorocaba. As datas e horários das apresentações ainda serão definidos pela organização do evento, pois ainda faltam quase 90 dias para realização do evento. O prefeito também adiantou que haverá rodeio country durante a 2ª ExpoIrati, assim como já ocorreu na primeira edição. De acordo com Derbli, algumas pessoas já procuraram a administração municipal com intenção de comercializar produtos no evento, que deve ter um público maior que a primeira edição. “Porque é uma festa diferenciada. Essa foi tradicionalista [rodeio] e a outra festa é um pouco diferente mais sertaneja, digamos assim, então, nós estaremos nos próximos dias definindo essa questão”, disse.
Em 2022, a ExpoIrati aconteceu entre os dias 4 e 7 de agosto, no CT Willy Laars. Na ocasião, três shows nacionais gratuitos fizeram parte da programação. As duplas que se apresentaram foram Di Paullo & Paulino, João Neto e Frederico e Thaeme & Tiago.
Análise do rodeio nacional: Ao fazer uma análise sobre o rodeio nacional, o prefeito de Irati salientou que o evento foi diferente de outras competições com premiação alta em dinheiro. Na disputa do nacional, os vencedores receberam apenas troféus. “Tem rodeio hoje aí duelos que tem muito premiação em dinheiro. Tem rodeio que tem premiação de um R$ 1 milhão, uma Dodge Ram, uma caminhonete, motos que disputam e outros valores. Esse nacional que teve aqui foi troféu, um troféu de um valor insignificante, mas de uma grande abrangência, digamos assim, ninguém ganhou um real. Teve pessoas, eu estava conversando ontem com o vice-prefeito lá da cidade de Querência, na divisa do Pará, eram mais de 300 e poucos integrantes vieram a mais de 2 mil quilômetros. Sabe o que que é isso? Eles saíram ontem daqui a noite [no domingo] e vão chegar hoje de madrugada [terça de madrugada] porque 2 mil quilômetros não é 200. Então eles vieram aqui para disputar o troféu. A competição em si, o amor a competição. Não pelo valor digamos de prêmio em dinheiro. Porque é um troféu que não tem valor”, ressaltou Derbli.
Já a vice-prefeita Ieda Waydzik, comentou que as atividades realizadas durante o rodeio nacional, que evidenciaram alguns instrumentos musicais como violão e viola e mostraram a habilidade de alguns competidores na dança, foi uma forma de entretenimento para a população. Ieda comemorou a movimentação no comércio local. “Cada turista, cada pessoa que esteve aqui em Irati, ela gastou no posto de gasolina, ele gastou no hotel, ela foi ao supermercado comprar alguma coisa para comer e isso faz girar a nossa economia”.
Ieda ainda agradeceu os iratienses pela forma que recepcionaram os visitantes no CT Willy Laars e também a organização do evento, que trabalhou com dedicação para receber os competidores e deu o suporte para suas estadias no município, principalmente disponibilizando as escolas para funcionar como alojamento. “Quero agradecer a equipe da prefeitura que trabalhou tão bem e com dedicação por tantos dias. Isso foi muito importante para que a imagem de Irati seja divulgada positivamente por todos que aqui nos visitaram. Foi muito bom. Meu muito obrigada”.