Evento reuniu empresários, lideranças e representantes do poder público para debater a aproximação entre Estado, universidades e setor produtivo, visando fortalecer o desenvolvimento regional/ Diego Gauron

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, esteve em Irati para participar de mais uma edição do tradicional Café promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) no último dia 15 de abril. O evento reuniu empresários, lideranças locais e representantes do poder público para debater o tema “As Políticas de Ciência e Tecnologia e o Desenvolvimento Regional”.
Durante o encontro, o secretário ressaltou a importância de iniciativas como a promovida pela associação comercial. “A Aciai tem essa dinâmica de promover o café da manhã mensal com temas que sejam do interesse do empresariado local, e vejo que é uma iniciativa importante para manter viva essa perspectiva do trabalho colaborativo em favor do desenvolvimento regional”, afirmou.
Ele também destacou seu vínculo com a cidade e com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). “Quando me convidaram para vir falar um pouquinho sobre ciência, tecnologia e o desenvolvimento regional, obviamente que eu me coloquei prontamente à disposição, não só pelo meu vínculo aqui com Irati e com a Unicentro, onde ainda sou professor, mas sobretudo pelo fato de que a gente tem uma estratégia no Estado de fazer com que a área de ciência e tecnologia possa ser, de fato, impulsionadora de desenvolvimento”, explicou.
O secretário pontuou que o objetivo do encontro foi aproximar as políticas públicas da realidade local. “A gente veio discutir um pouco com o empresariado local aquilo que estamos fazendo, tentar aprimorar o que a gente vem fazendo em termos de política pública e, sobretudo, buscar maior conexão entre as políticas públicas que estamos desenvolvendo na Secretaria com as demandas aqui de Irati e região, sobretudo as demandas do setor empresarial”, completou.
Para a presidente da ACIAI, Samara Coelho, o encontro representou uma oportunidade estratégica para unir diferentes setores em prol do desenvolvimento regional. “A gente trouxe o secretário Aldo Bona para falar sobre essa aliança entre Estado, Universidade e o empresariado. Isso é muito importante porque a gente gera uma sinergia dentro do grupo, onde a gente traz os problemas, onde a Universidade traz as soluções e isso ajuda a crescer e a desenvolver esse desenvolvimento local”, afirmou.
Samara também destacou o papel de Aldo na articulação de recursos e na busca por soluções dentro do ensino superior. “O Aldo é uma figura que já há anos está em Irati, ele tem uma experiência vasta dentro da educação, e para nós, ele estando dentro do Estado, é muito importante porque ele enxerga além”, disse. “Ele traz as soluções e os problemas que já viveu ali nessa secretaria, onde traz ajuda nesse sistema de problematização com soluções, trazendo essas verbas para dentro das Universidades corretamente, que acabam distribuindo e gerando oportunidades melhores para dentro das localidades, seja aqui na nossa comunidade ou distribuídas no Estado”, ressaltou.
Presente no evento, o prefeito de Irati, Emiliano Gomes, também comentou sobre a relevância da visita. “Quando vem um secretário de Estado em Irati, isso marca realmente uma força representativa de que Irati está no cenário estadual. São 399 municípios do Paraná. Os secretários de Estado têm a gestão do Estado para fazer, mas quando um secretário de Estado vem à cidade e nos brinda com uma palestra como a do Aldo, isso traz uma perspectiva muito positiva dentro do contexto daquilo que a gente precisa, que é o incentivo ao ensino, tecnologia e inovação no ensino superior”, avaliou.
Segundo o prefeito, a presença do secretário abre espaço para novas parcerias e iniciativas, como a implantação de um parque tecnológico regional. “Nos abre uma oportunidade de poder pensar nas soluções conjuntas que a secretaria dele pode ter um grande engajamento, como é, por exemplo, uma pauta que a gente carrega, que é o Parque Tecnológico Regional. É uma pauta regional onde, muito bem pontuado, tem muitos ativos importantes em Irati — a Unicentro, o IFPR, entre outras instituições de ensino — que compõem a necessidade de estarem presentes nessa ideia, que é o amadurecimento do novo Parque Tecnológico Regional”, destacou Emiliano.
Ele ainda lembrou dos investimentos realizados pela secretaria nos últimos anos. “Aqui a explanação foi muito boa em parametrizar os números do Estado e os avanços e investimentos que o Estado do Paraná tem realizado na questão da tecnologia e ensino superior. E como o Aldo, nessa passagem dele dentro do governo Ratinho, moldou o trajeto e os investimentos que, como ele disse, 70 milhões antigamente eram investidos, agora passou para 534 milhões de investimentos na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, completou.