Artista plástico, ator e memorialista será homenageado por sua contribuição à cultura do município e do Estado/ Texto de Diego Gauron

A Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs) realiza neste sábado (29), às 17h, na Câmara Municipal de Irati, a cerimônia de entrega do Prêmio Colmeia de Ouro ao artista plástico, ator e memorialista José Maria Gracia Araújo, conhecido como Zeca Araújo.
A homenagem reconhece os serviços prestados por Araújo à cultura do município e do Estado, nas áreas de atuação abrangidas pela Alacs. O artista é membro da Academia e será agraciado com uma das principais distinções concedidas pela instituição.
Em mensagem enviada à Rádio Najuá, Zeca Araújo expressou gratidão pela honraria.
“Com muita honra e satisfação, estarei recebendo da minha querida Alacs a Colmeia de Ouro, por serviços prestados ao município e ao Estado. Terei muita honra e satisfação em receber toda a diretoria e o estafe da emissora na cerimônia”, destacou.
Filho do também artista Primo Araújo, Zeca tem dado continuidade a uma tradição familiar de valorização das artes em Irati. Seu pai ficou conhecido por suas poesias e pinturas que retratavam cenas do município no século 20, e estima-se que existam entre 2 mil e 2,5 mil quadros de sua autoria espalhados em casas e instituições da região.
A cerimônia é aberta ao público, e a Alacs convida a comunidade a participar das homenagens.