Adriano Pitter José Heinen e Ivanor Müller participaram do encontro realizado pela Rádio Najuá e pelo Jornal Hoje Centro Sul na noite desta quarta-feira, 11/Paulo Sava
Propostas nas áreas de agricultura, educação e saúde marcaram o debate com os candidatos a prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Luiz Müller, da coligação “Unidos pelo povo”, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) e pelos partidos PP, PSB e Solidariedade, e Adriano Pitter José Heinen (Pitter), da coligação “Teixeira Soares seguindo em frente”, composta pelos partidos PSD, MDB, Podemos e União Brasil. O encontro foi promovido na noite de quarta-feira, 11, pela Rádio Najuá, em parceria com o Jornal Hoje Centro Sul.
Estradas – Ao ser questionado por Ivanor sobre o que o município poderia fazer para melhorar as condições das estradas, Pitter afirmou que elas ainda precisam de melhorias, mesmo estando cascalhadas, uma vez que quase 83% da economia de Teixeira Soares tem origem na agricultura.
“Nós temos que realizar algumas melhorias, alargar mais as estradas, para que os implementos agrícolas consigam passar, pois quase 80% da renda vem do interior. Temos que prosseguir com as pedras irregulares, com o asfalto rural. Nós temos quase 25 km realizados de pedras irregulares e asfalto, além de vários atendimentos além das estradas, como a entrega do calcário. Temos que realizar o melhoramento destas estradas porque temos também o Porteira Adentro, que nos ajudou bastante. Eu creio que, nós dando continuidade no que já foi e no que está sendo feito, iremos melhorar muito mais ainda. Precisamos ter estradas trafegáveis, onde o produtor possa escoar a sua produção”, frisou.
Educação – Ivanor prometeu reestruturar o setor da educação. “Iremos nomear uma secretária junto com os professores, escolhendo e fazendo melhorias nas salas de aula, buscando o ensino e dando toda a assistência. Vamos melhorar a merenda escolar e os uniformes, que fui eu que comecei. Na parte da educação, tenham a maior certeza, meus queridos professores, que vocês vão ter o mesmo tratamento com o Ivanor Müller, como sempre trabalhei, busquei e dialoguei. Eu saía 07h30min de casa, ia para o pátio, passava nas secretarias de Educação e de Saúde, sempre trabalhei, fiz um bom governo e melhoramos muito. Queremos melhorar mais, valorizando os nossos professores, que tanto nos ajudam. Os nossos filhos, a partir de 3 ou 4 anos, já vão para a aula, e quem cria praticamente são os professores, e aí vai até a faculdade”, comentou.
Pitter acredita que, para haver uma junção de forças entre a comunidade escolar e o Poder Público, é preciso modernizar as escolas. “Para termos esta inclusão, tem que haver uma junção de forças, e para ter esta junção de forças, temos que ter uma escola moderna. No nosso plano de governo, temos a distribuição de tablets pedagógicos para todas as crianças, que terão treinamento e para que elas possam usar estes tablets na escola e leva-los para casa, e mostrando quais atividades eles estão aprendendo nestes tablets na escola. Os professores terão educação continuada para aprender a lidar com isso”, pontuou.
Saúde – Já na área da saúde, Ivanor prometeu contratar mais médicos, descentralizar os atendimentos da sede do município e levar as consultas para os postos de saúde. “Quero melhorar isto, com médicos, descentralizar, às vezes a pessoa fica doente, tem que agendar para consultar. Se a pessoa for do Faxinal dos Mineiros ou do Rio D’Areia de Baixo, não pode ir até a cidade: ele tem que consultar lá no Rio D’Areia de Cima. Nós vamos, se Deus quiser, junto com o Edenílson e a Câmara de Vereadores, descentralizar este atendimento, que a pessoa, onde estiver, vai consultar”, comentou.
O candidato também propôs agilizar a realização de exames e consultas especializadas e a liberação de medicamentos nos postos de saúde, além de adequar o transporte dos pacientes para outros municípios.
Pitter destacou a necessidade da aquisição de mais veículos para o transporte de pacientes. “Nós temos que aumentar ainda mais, não temos apenas dois veículos, mas cinco carros pequenos que fazem este transporte. Temos ônibus e uma saúde que é exemplo para a região. Se você vai fazer uma tomografia, uma moça pergunta quando você quer, qual data e onde vai realizar”, destacou.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
Compra de votos – Sobre a possibilidade da ocorrência de compra de votos no município, os dois candidatos disseram que não têm conhecimento sobre este tipo de situação e esperam que isto não aconteça durante as campanhas.
“A nossa política é limpa, honesta, temos respeito pela nossa população de Teixeira Soares e eu não tenho conhecimento nenhum disso. Se eu tiver conhecimento, a Justiça Eleitoral vai tomar todas as medidas cabíveis”, afirmou Ivanor.
“Isto é o que o 55 também prega, nós fazemos este acompanhamento para que não ocorra. É uma situação difícil para um município pequeno, onde as pessoas começam a falar que fulano ou beltrano está falando isso. É uma falta de respeito para com as pessoas do município, para com os que querem prestar um trabalho digno, honesto e sincero. Temos um trabalho a zelar, são quase 20 anos sendo secretário municipal e mais um tempo sendo professor. Queremos uma campanha limpa, onde não ocorram estas situações”, declarou Pitter.
A compra de votos é caracterizada como crime eleitoral e ocorre quando o candidato doa, oferece, promete ou entrega ao eleitor algo que seja de seu interesse, inclusive emprego ou função pública, em troca de votos. Nestes casos, a Lei das Eleições prevê a cassação do registro ou do diploma do candidato e aplicação de multa. Pela lei eleitoral, o candidato pode ser proibido de participar de eleições durante oito anos.
Outros temas – Outros assuntos, como a estruturação da Defesa Civil, a implantação do Bombeiro Comunitário, saneamento básico, assistências aos assentamentos Che Guevara, Carvorite, São Joaquim e Rio D’Areia de Cima, infraestrutura e continuidade do asfalto na estrada que liga a sede do município até a BR 277, criação de empregos através da ampliação do distrito industrial, construção de casas populares, apoio aos comerciantes e a reestruturação dos prédios públicos foram outros assuntos discutidos durante o debate.
Ciro Ivatiuk, diretor do jornal Hoje Centro Sul, parabenizou os candidatos pelo comparecimento ao debate. “Assim, os candidatos puderam levar até seus eleitores as suas propostas, auxiliando os eleitores a escolherem o melhor candidato. Assim vence a democracia, este é o papel da imprensa”, pontuou.