Enfermeiro Leandro Ditzel participará da programação da Rádio Najuá AM, todas as quartas-feiras, durante o mês de agosto
Durante este mês, em referência a campanha “Agosto Azul”, a Najuá AM estará com uma programação especial, voltada a temas relacionados à saúde do homem, sob orientação do enfermeiro da rede municipal de Saúde, Leandro Ditzel.
Em 2012, foi instituído no Estado do Paraná que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da Saúde do Homem (Lei n°17.099, de 28 de março de 2012).
A ideia é comparada ao “Outubro Rosa”, para as mulheres. O objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. “O homem só quando está nos últimos limites é que procura o recurso, e isso faz com que, infelizmente, o homem, na média geral, viva sete anos a menos que a mulher”, afirma o enfermeiro.
De acordo com Ditzel, os homens têm mais medo de enfrentar um consultório médico do que as mulheres. Além disso, eles não buscam a prevenção. Este receio é para qualquer tipo de procedimento. “Nós temos as Unidades de Saúde e, principalmente, as específicas de Saúde da Família, onde os homens podem ter acesso a vacinas e consulta médica para fazer o exame de próstata, indicado principalmente para os homens acima dos 40 anos”.
Exposição a riscos
O vício de fumar é mais difundido entre homens do que em mulheres e a quantidade de álcool ingerido é maior. Eles também se expõem mais a fatores de risco. “No trabalho, ele não se cuida tanto quanto a mulher na questão do uso dos equipamentos de proteção individual. No trânsito, ele é mais veloz, mais radical na forma de conduzir o veículo e, com isso, ele acaba se expondo mais a riscos de uma forma geral”, enfatiza.
Doenças do coração
De acordo com informações da Organização Internacional da Saúde, as doenças relacionadas ao coração, como diabetes, colesterol alto e hipertensão, são as que mais atingem os homens. Na avaliação de Ditzel, isto ocorre pelo fato de o homem ser mais descuidado que a mulher. “Na questão da alimentação, o homem não se cuida tanto quanto a mulher. É claro que muitos homens sabem se cuidar muito bem, mas nós estamos falando da média geral da população. O homem não se cuida e acaba comendo e bebendo demais, o que leva a fatores como o aumento das complicações da pressão arterial, do diabetes e do nível de colesterol”.
Para o enfermeiro, estes fatores associados ao consumo de cigarro, aumentam os riscos da ocorrência de infarto, de derrame e de doenças renais.
Câncer
Assim como as mulheres, os homens também devem fazer os exames preventivos. O exame do toque retal é necessário, mas por pudor ou medo, muitos homens protelam a sua realização. “Muitas vezes o homem pensa ‘puxa vida, vou ter que fazer aquele exame que é chato. Mas é um exame rápido, indolor e que é bastante significativo para buscar uma alteração na próstata. O exame de sangue não substitui”.
O câncer de próstata é o que apresenta maior número de casos entre os homens, seguido dos cânceres de pulmão e de garganta. “O câncer de próstata é um dos cânceres com maior incidência, e o cigarro também tem relação aí, porque o cigarro faz com que qualquer tipo de câncer aumente seu percentual em 30%, somente pelo fato de a pessoa fumar”, pontuou.
A incidência de casos de câncer de pele é maior no sexo masculino. A prevenção, neste caso, está na proteção com filtro solar que deve ser utilizado diariamente. “Os homens têm que usar o filtro solar, que é importante principalmente para as pessoas de pele mais clara, que na nossa região é bastante comum. Também por uma questão de que nós, aqui no sul do Brasil, estamos mais expostos às radiações solares por causa do buraco na Camada de Ozônio, que pega a do Paraná até o Rio Grande do Sul. Nós temos uma incidência maior de raios solares que podem levar ao câncer de pele”, concluiu.
Show da Tarde é apresentado pelos locutores Paulo Henrique Sava e Rose de Castro. Programa começa às 14 h, na Rádio Najuá AM 990.