Agência Pé na Montanha e Flona promovem 1º Encontro “Imersão na Natureza” em Irati

Encontro acontece nos dias 1º e 2 de julho (sábado e domingo) na Flona de…

23 de junho de 2023 às 21h34m

Encontro acontece nos dias 1º e 2 de julho (sábado e domingo) na Flona de Irati e contará com trilhas guiadas e acampamento/Texto de Karin Franco, com reportagem de Juarez Oliveira e Rodrigo Zub

Trilhas das Araucárias será um dos locais visitados durante 1º Encontro “Imersão na Natureza”, na Flona de Irati. Foto: Flona de Irati/Facebook-Arquivo

Uma oportunidade de se conectar mais com a natureza por meio de acampamento e trilhas guiadas é a proposta do 1º Encontro “Imersão na Natureza”. O evento acontece na Floresta Nacional de Irati (Flona) nos dias 1º e 2 de julho.

Promovido pela agência de aventura e ecoturismo Pé na Montanha e pela equipe da Flona, o evento gratuito busca levar atividades ao ar livre para todas as idades nos dois dias. As atividades podem ser feitas separadamente, sem a necessidade de participar de toda a programação, mas é preciso estar atento já que há vagas limitadas em algumas atividades.

É o caso da Trilha Noturna, que já está com suas inscrições encerradas. Em seis minutos, 43 pessoas se inscreveram na segunda-feira (19) para participar da programação. Quem não conseguiu vaga, ainda pode participar das trilhas e atividades que serão realizadas no domingo (2).

No sábado (1º), a programação começa às 15 h, com a organização e recepção do acampamento no Espaço Adventure Day Irati, localizado na Avenida Vicente Machado, sentido Gonçalves Júnior. A proposta da atividade é de um acampamento mais rústico e com uma vista para a natureza e a cidade de Irati. Nesta atividade ainda há vagas.

Foto: Flona de Irati/Facebook-Arquivo

Quem deseja participar do acampamento, precisa levar seu próprio equipamento. “Vamos estar nos deslocando até lá. Cada um precisa ter o seu equipamento, a sua barraca, seu colchão, seu isolante térmico para dormir na barraca. Vamos montar o acampamento antes de ir para a Flona. Depois do acampamento montado, vamos para a Flona”, conta o proprietário da agência de aventura e ecoturismo Pé na Montanha, Murilo de Lima.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

A Trilha Noturna começa às 18h30, na Flona. A preparação para a trilha inicia às 17 h com as explicações sobre a trilha e instruções de segurança para os participantes. Durante toda a trilha, voluntários da Flona irão guiar os participantes nos trechos já programados, trazendo a história e o folclore do lugar. “Iniciamos a trilha pela Trilha Mal-Assombrada. Fazemos a trilha até Trilha das Águas, que é a trilha maior, conduzida pelos voluntários da Flona, por quem trabalha lá. Depois, fazemos o passeio na antiga igrejinha. Contamos um pouco da história de tudo o que acontece lá”, explica Murilo.

Proprietário da agência de aventura e ecoturismo Pé na Montanha, Murilo de Lima, é um dos organizadores do 1º Encontro “Imersão na Natureza”. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

A previsão é que a trilha termine às 22 h, quando será servido um café gratuito e realizada uma roda de conversa com os participantes. Ao término da atividade, os participantes seguem para o acampamento.

No domingo, a programação é aberta ao público e inicia às 9 h, na Flona, com um café da manhã para os campistas e interessados em contemplar o nascer do sol. Logo após, os participantes seguem para as trilhas do Eucalipto Mal-Assombrado, das Araucárias, e visitas ao Minhocário, Meliponário e Ecomuseu.

Meliponário da Flona de Irati. Foto: Flona de Irati/Facebook-Arquivo

A programação da manhã também contará com voluntários que guiarão o público. “Em diversos pontos, vamos parando para fazer essa explicação. Tem as lendas também. São explicadas um pouco das lendas do lugar. Fala um pouco do folclore brasileiro em diversos pontos. É uma trilha educativa e também de forma que fala um pouco do folclore brasileiro”, disse o proprietário da agência de aventura e ecoturismo Pé na Montanha.

Quem perder o horário da saída poderá fazer as trilhas, mas não terá um voluntário para guiar. “Essas trilhas todas elas são autoguiadas. Para estar participando dessa atividade junto, você pode ir para participar com o grupo. Ela é autoguiada, mas com o guia, o Ademar [Brandalise], lá da Flona, vai ser explicada. O nome, o porquê do nome, o porquê das árvores que tem lá. Tem toda uma explicação nesse cronograma que montamos. Quem quiser ir fora do período que vai ser a atividade, por exemplo, chegou atrasado, pode ir livremente sozinha para essa trilha por que ela é autoguiada”, conta Murilo.

Após as trilhas, será servido um almoço às 12 h. O almoço gratuito também terá vagas limitadas. Na parte da tarde, será realizada a Trilha das Águas que passará por uma fonte que dá nome à trilha. A tarde também contará com atividades esportivas livres, como futebol, bete-ombro e voleibol para quem quiser praticar algum esporte. “Vamos estar com as redes de vôlei montadas para quem quiser participar livremente das atividades. Também o campo de futebol, vamos deixar uma bola de futebol para quem quiser bater uma bolinha, quiser jogar com mais de 22 pessoas. Se quiser fazer um jogo no campo dá para fazer. E a questão do bete-ombro também, uma atividade de interação para o pessoal. Vai ter essas atividades, tudo uma questão livre para quantas pessoas se sentirem à vontade de estar conosco lá nesse domingo”, explica o proprietário da agência de aventura e ecoturismo Pé na Montanha.

No domingo (2) visitantes da Flona poderão jogar voleibol no local. Foto: Flona de Irati/Facebook-Arquivo

As atividades estão programadas para acontecer até às 17 h. Quem for participar das trilhas precisa estar atento ao vestuário. “O pessoal que deseja participar, lembrando que é importante, principalmente, estar com tênis, quem tiver uma bota melhor ainda. Uma botinha fechada que protege o tornozelo por questões de torção de pé. É obrigatório também a lanterna. Vai ter algumas disponíveis também para empréstimo lá no dia. Mas é interessante cada um ter a sua lanterna para atividade. Questões de roupa, é necessária uma calça fechada até embaixo. Não pode ser calção. Tem que ser calça”, conta.

Haverá alimentação fornecida após as trilhas, mas também é possível levar a sua própria água ou comida. “Quem quiser levar uma alimentação, apesar de no final da trilha ter a alimentação para todo mundo, quem quiser levar, pode levar a sua alimentação e sua água para fazer a trilha durante o percurso”, explica.

As atividades com trilha são abertas para qualquer idade, sendo que o recomendável é a partir de crianças com mais de 5 anos. Quem for participar com menor de idade, precisa assinar um Termo de Responsabilidade. “A partir de cinco anos de idade, pedimos para fazer essa inscrição até por questões de segurança. Tem um formulário com direito de imagem e que as pessoas estejam cientes dos perigos da atividade, da atividade noturna como um termo de responsabilidade. Os pais precisam assinar esse termo das crianças para estar liberando a criança para trilha, tendo conhecimento dos riscos de possíveis lesões, quedas, alguma coisa assim”, disse.

O almoço do domingo (2) será oferecido pelos patrocinadores do evento e será aberto para 60 pessoas. Quem não conseguiu fazer a inscrição pode levar sua alimentação. “Quem não conseguiu pode contribuir com alguma forma, levar alguma alimentação lá e almoçar junto, participar junto. Lembrando que o almoço é separado da atividade do dia inteiro do domingo. Para o domingo, não precisa de inscrição para fazer o resto das atividades”, conta.

O perfil da agência no Instagram é @pe.na.montanha e no Facebook é “Pé na montanha”. Para mais informações, a pessoa deve entrar em contato no WhastApp da agência que é (42) 9-9973-9879.

O 1º Encontro “Imersão na Natureza” conta com o apoio do Grupo G-Center, da empresa Smartlab Especialista em Tecnologia, do Espaço Adventure Day Irati e da CNA Inglês Definitivo.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.