Agência do Trabalhador de Irati vai buscar inovação em 2026, afirma nova gerente

30 de dezembro de 2025 às 17h25m

Maria Inês Robaskievicz assumiu a agência em dezembro e contou sobre os principais objetivos para o ano de 2026. O secretário municipal de Indústria e Comércio, Fernando Brevinski, destacou a inovação e a proximidade com a população como principais metas/ Marina Bendhack com entrevista de Juarez Oliveira e Paulo Henrique Sava

Resumo
● Maria Inês Robaskievicz assumiu a gerência da Agência do Trabalhador no dia 16 de dezembro.
● O principal objetivo de sua gestão é aproximar a agência da população.
● Agência terá novo endereço na Rua XV de Novembro, nº 437, ao lado da Caixa Ecônomica Federal.

A Agência do Trabalhador está sob nova gerência. Maria Inês Robaskievicz assumiu a agência no dia 16 de dezembro e contou sobre os principais objetivos para o ano de 2026. Ela e o secretário de Indústria e Comércio, Fernando Brevinski, destacaram a inovação e a proximidade à população como principais metas.

Fernando relatou que a Agência está passando por uma mudança para se aproximar da população e facilitar o acesso a esse serviço.

“Essa mudança foi pensada pelo nosso prefeito Emiliano [Rocha Gomes] de centralizar realmente, ter um centro de atendimento à população. Facilita porque, falando em termos de secretaria de Indústria e Comércio, hoje dentro da secretaria, no mesmo prédio a gente tem a Secretaria, a Sala do Empreendedor, agora a Agência do Trabalho e futuramente, nos próximos meses, a Agência de Inovação. É tudo no mesmo prédio, então a pessoa que está saindo do emprego e quer abrir uma empresa já pode estar vendo como funciona, tudo na Sala do Empreendedor e pode estar, talvez, iniciando o empreendedorismo. Ou mesmo, cria-se um vínculo maior com o empresário, o empresário vai estar vindo até a Secretaria e, ao mesmo tempo, pode estar abrindo uma vaga de emprego, vendo como que está a demanda do mercado, se inteirando mais”, explicou o secretário.

Agora estarão localizados no mesmo prédio o PROCON, Junta Militar, Secretaria de Habitação, Secretaria de Indústria e Comércio, Sala do Empreendedor e Agência do Trabalhador. O edifício está localizado na rua XV de Novembro nº 437, ao lado da Caixa Econômica, no segundo andar.

Maria, que já tinha experiência como empresária, afirma que usou dos seus conhecimentos na área administrativa ao assumir o cargo de gerente da agência. “A agência hoje, para mim, como meta para o ano que vem, eu quero modernizar, transformar, deixar ela mais inovadora, como a gente vai estar num centro de referência e inovação. A Agência do Trabalhador cada vez mais inovada e digital também. Tem coisas que tem que ser manual, que o pessoal tem que ir lá e tudo mais. Mas o quanto mais digital a gente conseguir deixar, vai ser mais prático para a população”, afirmou a gerente.

A mudança de local já está sendo implementada desde o final do ano para começar 2026 no novo endereço. Para atingir o objetivo de se aproximar da população, Maria destacou que a Agência está procurando parcerias para buscar novas ofertas de vagas.

Fernando disse que avalia que com a digitalização, será cada vez mais acessível para a população o contato com a agência.

“Hoje, muitas vagas não são abertas diretamente na agência de trabalho. A empresa mesmo abre, ela contrata, ela vai atrás e faz todo o processo. O que seria o ideal? Que todo mundo fosse até a agência, que as vagas fossem abertas pela população que levasse o currículo até ela e a agência fizesse essa distribuição. Por quê? Porque a gente consegue saber o que está sendo mais procurado, quais vagas estão sendo mais requisitadas, como capacitar essas pessoas. Então, essa proximidade é isso. Para que a gente entenda o que realmente está sendo procurado na cidade e consiga ir administrando e consiga, de uma forma mais profissional, de uma forma melhor, suprir as necessidades das empresas e da população”, explicou.

Para ofertar ou procurar vagas na agência do trabalhador não há custos, pois se trata de um serviço público e gratuito. Além disso, a nova gerência, em parceria com os institutos de educação do município, está estudando os cursos que podem ser ofertados, ou seja, aqueles que tenham demanda da população e do mercado de trabalho, frisou Maria.

“A gente já está se preparando para isso, com cursos, conversando já com essas instituições, para estar podendo fazer os cursos e cursos que realmente venham a agregar e colocar essas pessoas no mercado de trabalho. Precisamos de um curso para que coloque essas pessoas no mercado de trabalho e depois a gente acompanhe também se realmente estão no mercado, se continuam ali, ou a gente vai ter que rever, de repente tem uma outra vaga que a pessoa necessita”, disse.

O horário de funcionamento da Agência do Trabalhador é das 8h ao 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. Neste período de final de ano, a Agência está em recesso, devendo retomar os atendimentos no dia 05 de janeiro.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.