Advogado Rafael Lucas será candidato a prefeito de Irati pela primeira vez

Depois de ser vereador em duas legislaturas e concorrer aos cargos de deputado estadual e…

02 de agosto de 2024 às 00h21m

Depois de ser vereador em duas legislaturas e concorrer aos cargos de deputado estadual e federal em eleições anteriores, Rafael será candidato a prefeito com apoio de quatro ex-prefeitos e do atual chefe do Executivo, Jorge Derbli/Texto de Rodrigo Zub, com reportagem de Letícia Torres/Hoje Centro-Sul

Imagem da convenção municipal do PL e Podemos que confirmou a candidatura a prefeito de Rafael Lucas. Da esquerda para direita: Ex-prefeito Alfredo Van Der Neut, chefe de gabinete da prefeitura Ico Andreassa, Rafael Lucas, secretária Leandre Dal Ponte, Ieda Waydzik, prefeito Jorge Derbli, Felipe Lucas, Sérgio Stoklos e Rodrigo Hilgemberg. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul

Presidente do diretório municipal do Podemos, o advogado Rafael Felipe Lucas disputará o cargo de prefeito de Irati pela primeira vez na eleição deste ano. A confirmação da candidatura ocorreu na convenção dos partidos Podemos e PL, que foi realizada na noite de ontem no espaço Luiza Sedoski.

Os ex-prefeitos Felipe Lucas, pai de Rafael, Rodrigo Hilgemberg, Sérgio Stoklos e Alfredo Van Der Neut e o atual prefeito Jorge Derbli estiveram presentes e manifestaram apoio a dobrada de Rafael com a também a atual vice-prefeita, a advogada Ieda Waydzik, que deve ser confirmada como candidata a vice na chapa durante a convenção municipal da Federação PSDB/Cidadania, no sábado. A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, também esteve presente e apoiará a candidatura de Rafael e Ieda.

Rafael já foi vereador em Irati por dois mandatos (2009 a 2012 e 2013 a 2016) e concorreu em eleições para deputado estadual e federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). De 2016 a 2018, trabalhou na diretoria geral da Secretaria de Planejamento do Estado e, recentemente, foi assessor jurídico na empresa ParanaCidade.

Em entrevista à jornalista Letícia Torres, do jornal Hoje Centro-Sul, Rafael disse que após várias conversas nos últimos meses chegou ao consenso que várias de suas propostas coincidiam com as de Ieda. Por isso, eles resolvem se unir na disputa. “Então fomos tentamos chegar perto, tentando montar um plano de governo, tentando ouvir um ao outro. A gente sempre teve na cabeça essa situação de o que está bom na parte do governo do Jorge [Derbli] tem que ficar e o que pode melhorar tem que melhorar. Então, a gente partiu daquele momento em que uma casa dividida não fica de pé”, afirmou o candidato a prefeito, dando ênfase para a importância do seu grupo político apresentar novos projetos e inserir outras pessoas que contribuam com o desenvolvimento do município.

Questionado sobre alianças, Rafael relatou que ouviu representantes de outras legendas, mas ainda não há definição de quem pode apoiá-lo, pois isso depende do que for decidido nas convenções dos partidos. Por enquanto, os partidos que devem fazer parte da chapa são PL, Podemos e a Federação PSDB/Cidadania.

O candidato a prefeito comentou sobre as principais diretrizes do seu plano de governo. Para Rafael, é necessário pensar no desenvolvimento econômico da cidade. “Principalmente fazer uma interação entre cuidados sociais e de saúde para que a gente consiga desenvolver um melhor atendimento na parte de saúde e tentar integrar isso com a assistência social. Por último, a gente ainda quer tentar integrar estradas rurais do interior do município fazer com que o interior consiga ser atendido por serviços que hoje não é. Por exemplo, a gente imagina que pode chegar no futuro a ter creches temporárias durante o momento de produção, o momento de Safra. Um CRAS volante que atenda o interior do município”.

Clique aqui e receba as notícias da Najuá

O advogado também analisou o apoio que recebeu de quatro ex-prefeitos e de Derbli. “Porque a gente acha que temos que superar todas as dificuldades que tivemos ao longo dos anos, de diferenças políticas dentro do município, e a partir de agora ter uma união pensando em Irati, pensando em juntar todas essas visões diferentes para ter uma união em torno de Irati”.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.