Advogado Rafael Lucas é pré-candidato a prefeito de Irati

Rafael poderá concorrer pela primeira vez ao cargo de prefeito após cumprir dois mandatos de…

26 de março de 2024 às 23h10m

Rafael poderá concorrer pela primeira vez ao cargo de prefeito após cumprir dois mandatos de vereador e ser candidato a deputado estadual e federal/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Paulo Sava

Rafael Lucas foi vereador em dois mandatos em Irati. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

O advogado Rafael Lucas é um dos pré-candidatos a prefeito de Irati nas eleições deste ano. Ele é presidente do diretório municipal do Podemos.

Rafael já foi vereador em Irati por dois mandatos (2009 a 2012 e 2013 a 2016) e concorreu em eleições para deputado estadual e federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). De 2016 a 2018, trabalhou na diretoria geral da Secretaria de Planejamento do Estado e, recentemente, foi assessor jurídico na empresa ParanaCidade. O ex-vereador assumiu a presidência do diretório municipal do Podemos há dois meses.

Em entrevista à Najuá, o ex-vereador contou que a mudança de partido aconteceu por discordâncias ideológicas com o PSB. “Não vou mentir. Nos últimos anos, eu acabei não me identificando mais com algumas decisões que o partido foi tomando”, disse.

A filiação ao Podemos ocorre após o ex-vereador se identificar com a legenda. “Vim conversando com muitas pessoas e dentro de algumas possibilidades que eu ouvi, eu me identifiquei bastante com esse projeto do partido que se chama Podemos. O Podemos é o antigo PSC. Eu mesmo já fui filiado ao Partido Social Cristão antigo, que se transformou no Podemos. O Podemos tem hoje uma referência bastante grande com o ex-senador Álvaro Dias, tem o senador Oriovisto [Guimarães], senador do Paraná, também está no Podemos. Tem dois bons deputados estaduais, tem um deputado federal Luiz Carlos Hauly. Na última eleição, o deputado mais votado do Podemos, foi o [ex-deputado] Deltan Dallagnol”, citou Rafael.

O advogado conta que nas conversas com o novo partido surgiu a vontade de concorrer ao Executivo municipal. “Fomos conversando com várias pessoas. Estamos formando um grupo novo de pessoas e essa é à vontade. Formando um grupo novo de pessoas, nesses meses que já estamos ouvindo as pessoas e nos próximos que estamos muito construindo um projeto, disputar a eleição de prefeito na cidade de Irati”, conta.

O ex-vereador explica que no passado teve duas oportunidades para concorrer a prefeito, mas não se sentiu preparado para assumir a candidatura. Agora, conta que está mais confiante em concorrer ao cargo. “Eu acho que nesse momento, depois de disputar a eleição a deputado, chegar nesse momento como o deputado mais votado de Irati, o deputado mais votado da região, ouvindo as pessoas que vem conversar conosco [ninguém pode ser vaidoso e ser candidato de si próprio, eu não vou sozinho em casa dizer: ‘eu vou sair candidato’, sem ouvir os outros], construindo um grupo, eu me sinto bastante pronto, preparado e com vontade de disputar a eleição para prefeito de Irati”, explica.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O Podemos possui filiados em Irati que eram do antigo Partido Social Cristão (PSC), incorporado ao Podemos em junho do ano passado. Na Câmara de Irati, o Podemos herdou uma cadeira do PSC, com o mandato da vereadora Teresinha Miranda Veres, eleita em 2020 pelo antigo partido.

As conversas dentro do partido para uma possível candidatura ocorrem há cerca de sete meses, mas ainda não há um nome indicado como pré-candidato a vice-prefeito. O presidente do Podemos de Irati destacou que a sigla conversa com todos os partidos, mas revelou que há uma proximidade com o Partido Liberal (PL). “Nós temos uma proximidade bastante grande com vários deles. Vou citar um, por exemplo, que é o PL. É um partido que, historicamente, teve sempre as associações nas últimas eleições que disputamos. Nós sempre estivemos associados em várias eleições. É um partido que é o maior partido do Brasil e nós ouvimos muito as pessoas filiadas ao PL. Eles sempre tiveram muito perto do nosso grupo”, disse Rafael.

O Podemos tem intenção de lançar candidaturas ao Legislativo municipal. Para isso, o presidente do diretório municipal conta que, além de incorporar as pessoas já filiadas pretende buscar mais representantes. “Agora, teremos uma nova chapa boa, que nós estamos construindo. Estamos ouvindo cada pedaço da cidade para ter um representante de cada segmento dentro dessa chapa. Nós queremos tentar ter uma fotografia bonita da cidade. Uma pessoa que representa a saúde, uma pessoa que representa a educação, uma que representa algumas localidades do interior, os bairros, o centro, o comércio. Nós queremos ter essa diversidade”, conta.

A intenção é incorporar novos filiados para trazer representantes de mais áreas ao partido. “O partido está filiando pessoas para isso. Nós já temos um bom número de filiados, já estamos discutindo essa diversidade dentro da chapa. Eu aproveito o espaço, pessoas que tiverem interesse de disputar a eleição para vereador, conversem conosco. Venham conversar. Pessoas que tenham vontade de participar. Eu deixo sempre aberto essa possibilidade. Eu acho que existe um espaço muito grande. O trabalho do vereador é muito importante para as pessoas. As pessoas tendem a não lembrar o quanto um vereador pode fazer, o quanto uma pessoa com vontade pode fazer pelo município”, disse.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.