Advogado lança livro sobre experiência com depressão e como a fé ajudou na recuperação

Livro “Mentes em Colapso: Encontre cura e propósito em meio ao caos” foi escrito por…

27 de setembro de 2024 às 23h40m

Livro “Mentes em Colapso: Encontre cura e propósito em meio ao caos” foi escrito por Renato Hora, que também é presidente da ACIAI. Obra foi lançada nesta sexta-feira na sede da ACIAI/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Juarez Oliveira

Renato Hora autor do livro “Mentes em Colapso: Encontre cura e propósito em meio ao caos” autografando a publicação para a diretora da Rádio Najuá, Jussara Harmuch. Foto: Esther Kremer/Folha de Irati

Nesta sexta-feira (27) aconteceu o lançamento do livro “Mentes em Colapso: Encontre cura e propósito em meio ao caos”, escrito pelo advogado e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), Renato Hora. O lançamento aconteceu na sede da ACIAI.

No livro, o advogado faz um relato de como a fé o auxiliou no seu tratamento contra a depressão. “É algo que eu nunca antes havia experimentado. Sinceramente, imaginei que nunca passaria por isso. De repente, me vi nessa condição. Quando eu me enxerguei nessa condição, eu busquei ajuda profissional, medicamentosa, busquei terapia e eu percebia que o resultado era muito paliativo, era muito superficial. Eu me recordei, porque há muito tempo estava afastado, que existiam ensinamentos bíblicos sobre renovação da mente e eu compreendi que minha mente precisava ser renovada. Foi aí que eu iniciei um mergulho completo nas escrituras, buscando essa renovação”, contou Renato durante entrevista à Najuá.

Os estudos se intensificaram após o advogado participar de um retiro espiritual em Belo Horizonte (MG). No retiro, ele entrou em contato com alguns ensinamentos. “Nesse retiro, um dos ministrantes, falou acerca do escudo da fé, que seria um instrumento bíblico de proteção. Proteção contra bombardeios de informação, bombardeios espirituais, de modo a blindar a mente humana. Aquele assunto me interessou e eu pedi mais informações a respeito, um livro que eu pudesse ler. Foi quando eu soube que não existia nada escrito até então sobre aquilo. Ali me propus a escrever. Foi quando nasceu a ideia do livro, a partir deste ensinamento sobre escudos da fé”, disse o advogado.

O processo de escrita aconteceu durante seus estudos. “Eu encontrei vários princípios e ensinamentos que falam sobre a renovação da mente. Passei a estudá-los e resolvi escrevê-los, porque eu aprendo escrevendo. Eu queria que aquilo fosse um manual para minha vida. Chegou um momento em que entendi que eu precisava compartilhar isso, então surgiu a ideia do livro”, explica o autor.

Renato relata que o título do livro remete a uma situação atual, onde os pensamentos não estão alinhados. “Existe uma montanha russa de pensamentos. Hoje acorda bem, à tarde já não está tão bem assim, à noite está mal ou no sentido inverso. Hoje pensa num futuro, faz projetos, daqui a pouco, os projetos são outros. Os pensamentos não estão alinhados, estão em desordem. Quando eu falo em mente em colapso, eu falo justamente numa mente que está num processo em que não há um alinhamento dos pensamentos”, disse.

O advogado destaca que o processo do caminho de fé auxilia no alinhamento desses pensamentos. O autor conta que encontrou na Bíblia um meio para seguir com o tratamento, como o ensinamento de seguir a mente de Jesus Cristo. “Se nós tivermos a mente de Cristo, nós perdoaremos como Cristo perdoou. Um dos motivos que pode levar alguém à depressão é a ausência de perdão. A ausência de perdão cria um colapso sentimental e Cristo trata sobre o perdão. É claro na Bíblia. Sobre perdoar o próximo, sobre se perdoar, sobre receber o perdão divino. Se nós tivermos a mente de Cristo, nós perdoamos como ele perdoou, nós amamos como ele amou, nós teremos fé como ele teve. A ausência da fé é, justamente, a falta de perspectiva. Eu tenho fé, eu crio uma perspectiva futura. A depressão me prende ao passado. Ela me rouba uma visão com relação ao futuro, mas quando eu tenho fé, a minha visão não está mais presa ao passado. Ele é lançado ao futuro. A fé te tira de um posto de depressão. Ela extrai um dos sintomas da depressão, que é a ausência de perspectiva futura”, conta.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Renato comenta que outro ensinamento foi a busca de propósito. Segundo ele, as pessoas tem dúvidas quanto ao seu propósito na vida e qual o objetivo na vida delas. O autor destaca que nas leituras da Bíblia foi possível encontrar esse propósito. “A partir do que nós passamos a olhar a Bíblia com essa atenção, com a palavra de Deus escrita. Isso não tem relação com religião. Um católico lendo a Bíblia pode ter essa concepção, um evangélico lendo a Bíblia pode ter essa concepção, um espírita lendo a Bíblia pode chegar a essa conclusão. Isso não está ligado à religião, isso está ligado à fé. A partir do momento em que eu entendo que a Bíblia é a revelação de Deus à humanidade e que a Bíblia tem ensinamentos divinos, eu passo a entender que eu encontro um propósito divino na Bíblia”, disse.

O advogado conta que não considera que o livro seja religioso. Para ele, é um livro de fé. “Fé e religião, no meu ponto de vista, são coisas diferentes. Se nós buscarmos no original, a palavra religião deriva de religare, que é o homem em busca de Deus. A fé cristã é baseada na busca de Deus pelo homem. Jesus disse: ‘Não fosse vós que escolhestes a mim, eu vos escolhi’. Então, é Deus buscando o homem”, conta.

O autor conta que encontrou seu propósito lendo a Bíblia. “Quais são os dois maiores mandamentos bíblicos de Deus? O primeiro é amar à Deus acima de todas as coisas e amará ao próximo como a si mesmo. Cristo disse que esses dois mandamentos resumem toda a Bíblia. Esse é o maior propósito de todos nós. É amarmos a Deus acima de todas as coisas e amarmos ao próximo como a nós mesmos. Se linkarmos todo nosso sentimento do nosso coração à Deus e ao próximo, nós encontramos aqui um propósito. O propósito maior é esse. É amarmos a Deus e amarmos ao próximo. Se nós amarmos, formos abundantes em amor, amando à Deus e ao próximo, nós encontramos a proposta de Deus em nossas vidas”, explica.

O advogado explica que compartilhar que estava com depressão também auxiliou pessoas próximas a se abrirem a ele. “Um dos caminhos para a cura da depressão é enfrentá-la. Quer dizer: ‘Eu estou com depressão e preciso de ajuda’. Eu não tive constrangimento em abrir isso publicamente porque eu sei que abrindo isso publicamente, eu consigo trazer outras pessoas a essa realidade, a essa necessidade de expor e buscar ajuda. Então, esse é um ponto crucial”, conta.

Renato destaca que a busca da fé foi um meio que auxiliou no tratamento, mas alerta que isso não significa que o tratamento médico, com remédios e terapia, tenha que ser dispensado. “O fato de eu falar que a fé auxilia no combate depressão ou, em alguns, casos chega até a curar a depressão, não significa que os tratamentos convencionais devem ser dispensados. Esse é um ponto muito importante que eu falo na introdução do meu livro. Eu seria infantil se eu dissesse que apenas a fé é suficiente para curar a depressão porque eu não conheço a história de cada uma dessas pessoas. Eu não sei exatamente o que levou essas pessoas a desencadearem a depressão. Os tratamentos convencionais, como a terapia, a busca de auxílio médico e medicamentoso prescrito são de fundamental importância”, disse.

Para quem for ler a obra, a recomendação é que o livro seja lido em sua ordem. “Eu até recomendo, na introdução do livro, que ele seja lido do princípio ao final na estrutura que eu apresento porque tem um começo, tem um meio e tem um fim. O fim só é entendido se essa linha estrutural for obedecida”, explica.

O livro está à venda por R$ 50. O valor arrecadado com a venda será revertido para o tratamento de crianças carentes com diabetes. A venda está sendo feita em diversas plataformas como o site da editora AD Santos.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.