O afogamento ocorreu no momento em que o mar estava agitado em função de uma maré vazante e à influência da lua nova. Quatro pessoas foram resgatadas e uma faleceu após o incidente

Os bombeiros do 8º Batalhão do Litoral localizaram o corpo do adolescente, de Irati, que estava desaparecido e morreu afogado em Guaratuba. Eduardo Santiago Machado, de 15 anos, era aluno do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima, no Guamirim, no interior de Irati. Ele se afogou na manhã de sábado, dia 1º de março, junto com mais quatro pessoas de sua família, que conseguiram sair da água com auxílio de uma embarcação de um pescador.
Segundo informações da rádio Litorânea, um homem, de 50 anos, foi encaminhado ao Pronto Socorro com classificação de afogamento grau 2. Outras três pessoas foram avaliadas e recusaram atendimento médico.
Ainda conforme a Rádio Litorânea, o afogamento ocorreu no momento em que o mar estava agitado em função de uma maré vazante e à influência da lua nova, condições que podem tornar as correntes de retorno mais perigosas. Essas correntes ocorrem quando a água que retorna da praia ao oceano forma um repuxo forte, arrastando banhistas rapidamente para alto-mar.
Os bombeiros alertam que os banhistas devem ficar atentos às condições do mar e evitar áreas com risco de correntes de retorno, buscando sempre locais supervisionados por guarda-vidas.
Como foram as buscas
Ainda no sábado, as equipes iniciaram os procedimentos de busca para encontrar o corpo de Eduardo com o efetivo da força-tarefa, aplicação da técnica de busca com rede com a moto aquática e apoio do helicóptero Falcão. Porém, o corpo foi localizado somente ontem, a cerca de 2 km e 600 metros da entrada da baía de Guaratuba. Uma lancha foi utilizada para retirar o corpo de Eduardo da água.
Apoio da prefeitura de Irati
Um veículo da prefeitura de Irati seguiu para Guaratuba para buscar a família, que tinha viajado para o litoral em uma excursão chamada de “bate e volta”, quando as pessoas passam o dia na praia e retornam ao local de origem. O corpo do adolescente foi conduzido ao Instituto Médico-Legal (IML) de Paranaguá e depois encaminhado para Irati. Na tarde desta segunda-feira ocorreu uma celebração no cemitério do Guamirim antes do enterro no mesmo local. De acordo com a funerária Nossa Senhora da Luz, de Irati, não houve velório.
Em nota, a secretaria de Assistência Social da prefeitura de Irati disse que está prestando suporte para a família desde que a informação sobre o afogamento chegou ao conhecimento do Executivo. Na nota, a prefeitura agradece o apoio da médica Marina Panka, que acolheu a mãe do jovem em sua residência em Guaratuba e prestou assistência até que o corpo fosse encontrado e depois no IML. “A comunidade do Guamirim, de forma solidária, mobilizou-se para oferecer apoio emocional e doações à família. Neste momento de imensa tristeza, a Prefeitura de Irati se solidariza com os familiares e amigos, reafirmando seu compromisso em prestar todo o suporte necessário”, diz um trecho da nota.
Colégio relembra carisma do aluno no ambiente escolar
O Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima também se manifestou sobre a morte de Eduardo e relembrou do seu carisma no ambiente escolar. “Querido Eduardo, você estava rodeado de pessoas que gostavam muito de você, justamente por você nos transmitir uma alegria espontânea. Neste dia da foto, você distribuiu conselhos a todos da escola e comunidade escolar, trazendo alegria, sorrisos e muitos momentos de interação, de reflexão sobre a vida. Agora menino, no dia de hoje você nos fez chorar, chorar com sua partida tão repentina, mas novamente nos uniu para rezar por você e pedir a Deus que lhe receba de braços abertos! Esteja com ele querido Eduardo, alegrando esse céu com seu sorriso sem igual! Para sempre estará aqui conosco!! Finalizamos essa homenagem com uma frase do Chapeleiro, o qual você representou gloriosamente! ‘Nos jardins da memória, no palácio dos sonhos. Esse é o lugar onde vamos nos ver’. Eduardo. Menino bom, menino gentil! Que os anjos te conduzam ao seu lugar! Aqui ficamos com saudades e boas lembranças. O Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima, professores e funcionários sentirão sua falta! Que Deus te receba de braços abertos querido Eduardo”, diz a nota da instituição.


