Na oportunidade, foi entregue o prêmio “Personalidade Destaque Terra dos Pinheirais” ao historiador José Maria Gracia Araújo/Paulo Henrique Sava, com reportagem de Jussara Harmuch
Estela explicou que as instâncias de governança, como a ADECSUL, fazem a interlocução das regiões com o Estado. “A ADECSUL é a organização sede que responde por esta instância de governança da região turística Terra dos Pinheirais, dialoga com os prefeitos e secretários de Turismo e entrega todo este farto material para a Paraná Turismo, inserindo também todos os atrativos e produtos diretamente no portal do Ministério do Turismo. É um trabalho bastante grande, que exige bastante atenção e nos toma um bom tempo. Hoje, estamos profissionalizados, com uma boa e grande equipe nos auxiliando na área de mídia, com turismólogos formados na Unicentro. Por isso, somos exemplo em todo o Paraná de organização que trabalha para o turismo regional”, comentou.
A presidente da ADECSUL esteve em Brasília há duas semanas, onde participou do lançamento oficial do Mapa do Turismo, a convite do ministro Gilson Machado Neto. Ela também conversou com a coordenadora nacional da regionalização do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura. Estela contou quais foram os objetivos destas conversas. “O objetivo era de passar todas as informações para as instâncias de governança para que estas preparassem os municípios para a recepção do turista, desde a busca por editais, a profissionalização e a capacitação, iniciando pela sensibilização da pessoa sobre o que é o turismo e se ela quer esta atividade dentro da sua propriedade, do seu município ou da sua região”, contou.
Estela atua na ADECSUL desde sua fundação em 2000. Nesta época, ela assumiu o cargo de Interlocução Regional do Turismo. A partir de 2018, ela é a presidente da entidade regional. Com isso, atualmente ela desempenha as duas funções de Interlocução Regional do Turismo e presidente da ADECSUL. “O tempo passa e a gente não vê, mas eu digo que, em 2019, a ADECSUL conquistou a sua sustentabilidade, e isto é o maior prêmio para uma organização caminhar sozinha e trabalhar com todas as outras nove câmaras setoriais. Conquistamos agora um recurso para a câmara de educação, o projeto ‘Griô’ para toda a região da Terra dos Pinheirais, e esperamos que as outras câmaras tenham o mesmo sucesso que o turismo”, complementou.
Surgimento da ADECSUL – A ADECSUL nasceu das oficinas do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT), desenvolvido e coordenado pela Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR) em 1998, que adotou a metodologia desenvolvida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e a adaptou à realidade brasileira. Ela foi lançada como um novo modelo de gestão do turismo, simplificado e uniformizado para estados e municípios, buscando uma eficiência e eficácia maior na administração da atividade turística.
A primeira oficina do PNMT na região ocorreu em abril de 1998, em São Mateus do Sul, primeiro município do Brasil a receber o selo de conclusão da 3ª fase do programa. No mesmo ano, foram realizadas outras duas oficinas, uma em julho em Mallet e outra em agosto, em União da Vitória.
A primeira reunião do grupo de trabalho para a criação da ADECSUL ocorreu em março de 1999, tendo como presidente o empresário de União da Vitória, Ernesto Breyer. Outras três reuniões foram realizadas no mesmo ano, duas em União da Vitória e uma em Porto Vitória. Nesta última, foi discutido o modelo de organização da entidade, que ficou definido como uma Agência de Desenvolvimento.
Em 9 de julho de 1999, no município de Rio Azul, o grupo escolheu o nome de ADECSUL para a entidade, que realizou sua primeira eleição nesta data, elegendo Ernesto Breyer como presidente. O início dos trabalhos da entidade ocorreu no ano 2000.
Professor Araújo foi homenageado por manter seu personagem Nhô Pacífico. Foto: Jussara Harmuch |
Estela Mara Rosa comanda ADECSUL desde sua fundação em 2000. Foto: Jussara Harmuch |
Foto: Adriana Souza |