Prefeitura de Irati suspendeu Ecotroca. Ouça as reportagens que foram veiculadas durante a semana na Rádio Najuá
Curto-circuito atinge ginásio Batatão
Um curto-circuito foi constatado no telhado do ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão), em Irati, na manhã desta quarta-feira, 14. Por esse motivo, os jogos e eventos que estavam programados para ocorrer no local nos próximos dias foram adiados até que os danos sejam reparados.
O incidente também inviabilizou a realização do confronto de ida da semifinal da Série Ouro de Futsal Feminino entre Decorvis/Wisa/Irati Futsal e Cianorte, que estava previsto para ocorrer no sábado, 17. A partida foi remarcada para o próximo sábado, dia 24.
Em participação no programa Show de Bola da Super Najuá, o treinador do Decorvis/Wisa/Irati Futsal, José Aguinaldo dos Santos, e o secretário de Esportes, Antonio Celso de Souza (Xoxolo) falaram sobre o incidente no ginásio Batatão.
Prefeitura de Irati suspende Ecotroca
Em decisão tomada no final do mês de outubro, a Prefeitura de Irati suspendeu a execução do programa Ecotroca, que há três anos troca lixo reciclável por alimentos agrícolas (frutas, verduras, entre outros).
Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava, com locução de Amilton Ferreira.
Guarda Municipal reforça segurança nas praças e locais públicos de Irati
A segurança nas praças e locais públicos têm preocupado a população iratiense nos últimos dias. Moradores das proximidades da Praça Etelvina Andrade Gomes estão preocupados com a quantidade de jovens que utilizam o local para consumir drogas e bebidas alcoólicas, o que é proibido por lei em Irati. Somente na última semana, cinco menores foram flagrados pela Guarda Municipal bebendo na praça da matriz.
O Comandante da Guarda Municipal, Paulo César Sabatowski, relata que os agentes fazem patrulhamentos e marcam presença frequentemente nos locais públicos do município para fiscalizar o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos e evitar outras ações ilícitas.
A entrevista foi gravada por Paulo Henrique Sava
Rotary de Irati promove evento alusivo ao Dia da Bandeira na segunda-feira
O Rotary Club promove nesta segunda-feira, 19, às 11 h da manhã, uma solenidade cívica na Praça Edgard Andrade Gomes, na entrada de Irati. O evento denominado “Erga Esta Bandeira” é alusivo ao Dia da Bandeira, um dos símbolos nacionais.
A iniciativa tem apoio das secretarias municipais de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico e Educação. Autoridades municipais, representantes de escolas e agremiações e rotarianos são aguardados no evento. Conforme a programação, às 12 h, haverá o hasteamento da Bandeira Nacional com execução do Hino Nacional Brasileiro
Em entrevista a apresentadora da Najuá, Genoveva Zavilinski, o presidente do Rotary, Enezito Ruppel, falou sobre os objetivos do evento
Vereadores solicitam que melhorias nas estradas sejam tratadas com prioridade na gestão municipal
O mês de outubro foi um dos mais chuvosos dos últimos anos, o que acabou danificando as estradas do interior de Irati. Diante desta situação, o Sindicato Rural de Irati enviou ofício à Câmara Municipal, solicitando que projetos de lei relativos a pedidos de melhorias nas comunidades rurais tenham prioridade junto ao Legislativo.
Por outro lado, os parlamentares solicitam que o Executivo dê prioridade a estes atendimentos, dando uma atenção especial às estradas pelas quais passam os ônibus escolares.
Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava, com auxílio na locução de Rose Harmuch
Colégio Antônio Xavier realizará passeio ciclístico
O Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira realizará um passeio ciclístico no próximo domingo, dia 25, pelas principais ruas de Irati. O evento faz parte da programação do curso de Formação de Docentes da instituição, como ação social para complementação de carga horária.
As inscrições serão feitas no local do evento. Os participantes deverão levar um quilo de alimento. Os donativos serão encaminhados para a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI). O passeio terá início às 08h30, com saída em frente ao Colégio, passando pelas ruas Nossa Senhora de Fátima, Abílio Carvalho Bastos, Avenida Perimetral João Stoklos e Rua da Liberdade, retornando pelo mesmo trajeto.
Em participação no programa Espaço Cidadão, a diretora do colégio, Maria Amélia Ingles, explicou os objetivos do evento
Bonequinho da Najuá visita alunos da APAE Rural
O Bonequinho da Najuá e toda a equipe da emissora visitaram as instalações da APAE Rural, que fica a cinco quilômetros da sede da Escola José Duda Júnior, a APAE de Irati. Lá, são desenvolvidas as atividades das unidades ocupacionais, como jardinagem, artesanato e marcenaria, além de oficinas pedagógicas e terapêuticas.
A matéria foi produzida por Jussara Harmuch
Evento marca comemorações de 1 ano do Erasto Gaertner
O Hospital Erasto Gaertner completou um ano de atuação em Irati no dia 27 de outubro. Para marcar a comemoração, a entidade organizou um coquetel, realizado no dia 9 de novembro nas dependências da unidade. O evento reuniu a diretoria do hospital, voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, da Associação do Núcleo de Apoio ao Paciente de Câncer de Irati – ANAPCI, além de autoridades municipais e regionais. Na oportunidade, foi entregue ao Hospital uma van Renault Master, que será utilizada para o transporte de material de quimioterapia de Curitiba para Irati.
Acompanhe mais informações na matéria produzida por Paulo Henrique Sava, com auxílio na locução de Rodrigo Zub
Compostagem do lixo pode ajudar a reduzir agrotóxicos
A Rádio Najuá, através do programa Espaço Cidadão, está engajada no projeto Lixo Zero, criado pela professora doutora Mara Parlow, que atua na Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati. A cada duas semanas, ela trata sobre assuntos ligados à reciclagem e à preservação do meio ambiente.
Recentemente, ela abordou a questão da compostagem do lixo orgânico. Para ela, o processo, que consiste na transformação dos resíduos em adubo orgânico, poderia ajudar a reduzir a quantidade de agrotóxicos que ingerimos diariamente nos alimentos. Ela classifica a utilização de defensivos agrícolas como uma “prática pecaminosa”.