Liminar suspende contratos de empresas vencedoras de pregão da prefeitura de Irati
O juiz Fernando Eugênio Martins de Paula Santos Lima concedeu liminar que suspende os contratos das empresas Boscardin & Cia. Ltda. e Arena Mineração e Asfaltos Ltda. com o município de Irati. Ambas foram contratadas pelo município através de certame licitatório realizado em janeiro de 2017, o Pregão 001/2017. A decisão foi publicada na segunda-feira, 27.
Uma ação popular com pedido de tutela de urgência, proposta pelo advogado Domeni Giordani Alberti Dangui, contestava a modalidade adotada no certame licitatório e o suposto favorecimento das empresas vencedoras do pregão, que teriam vínculos familiares com o prefeito Jorge Derbli. Na ação proposta, o autor alega que, num único dia (5 de janeiro de 2017), a licitação de R$ 9.921.615,00 passou pelo crivo tanto do Departamento de Compras e Licitações quanto do Departamento Jurídico e autorizada pelo prefeito. O valor da licitação corresponde ao fornecimento de CBUQ, emulsão asfáltica e pedras de diversas bitolas (pedra brita e pedrisco).
A reportagem e a locução são de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki e auxílio na edição de áudio de Paulo Sava.
Procurada pela reportagem, a empresa Arena Mineração e Asfalto Ltda. respondeu que ainda não recebeu nenhuma notificação relativa à suspensão do contrato e, portanto, não tinham um posicionamento formulado.
A representante da empresa Boscardin, Claudete Boscardin, preferiu não conceder entrevista, mas afirmou que “tudo será elucidado no processo”.
==========================================================
Chocolatinho é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Iraty
Reinaldo Jorge Juliano, o “Chocolatinho”, foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Iraty Sport Club no próximo biênio (2018-2019). A eleição aconteceu nas dependências do clube no dia 27 de novembro. A chapa “Iraty Atuante” foi à única inscrita para o pleito e, por isso, eleita por aclamação.
Cerca de 30 conselheiros participaram da votação, que elegeu Chocolatinho como presidente, José Osmar Laroca como vice, Adilson Batista Velozo como 1º secretário e José Adilson Pinto como 2º Secretário.
Na segunda-feira, 4, os conselheiros se reúnem novamente para eleger o novo Conselho Diretor do clube. Até agora, o único candidato que demonstrou intenção de participar do pleito foi Cícero Moreira Gomes, o “Xiru”.
Em entrevista ao repórter Paulo Henrique Sava, Chocolatinho disse que o objetivo da nova diretoria é reestruturar o futebol do clube.
=========================================================
Diretoria da Santa Casa de Irati alerta para golpe contra pacientes
O conhecido golpe do depósito bancário quase fez familiares de pacientes internados na Santa Casa de Irati como vítimas. Duas ocorrências foram registradas pela diretoria do hospital na manhã de segunda-feira, 27. Porém, os familiares que receberam as ligações desconfiaram e entraram em contato com a Santa Casa, que confirmou se tratar de um golpe. Por isso, as vítimas não fizeram os depósitos bancários solicitados.
Segundo o diretor administrativo da Santa Casa, Sidnei Barankievicz, esses familiares perguntaram para funcionários se o hospital de fato estaria fazendo cobrança por exames não cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A entrevista foi gravada por Paulo Henrique Sava.
=========================================================
Liminar suspende contratos de empresas vencedoras de pregão da prefeitura de Irati
Juiz considerou ilegítimas as contratações das empresas Boscardin & Cia. Ltda. e Arena Mineração e Asfaltos Ltda. pela Prefeitura de Irati devido à modalidade do certame
Confira o posicionamento do prefeito Jorge Derbli sobre o assunto na reportagem de Jussara Harmuch, com texto de Edilson Kernicki, locução de Rodrigo Zub e edição de áudio de Paulo Sava.
==============================================
Erasto realiza campanha de prevenção ao câncer de boca em Irati
A equipe da unidade do Hospital Erasto Gaërtner de Irati realizou pela primeira vez a campanha de prevenção ao câncer de boca no município. Centenas de pessoas passaram pela Rua da Cidadania no dia 23 de novembro para aferir pressão e realizar testes rápidos para detectar possíveis sinais de câncer bucal.
A campanha foi realizada em parceria entre o Erasto, a Prefeitura de Irati, a Secretaria de Estado da Saúde e a Santa Casa, que cedeu profissionais para auxiliar na realização dos testes. Segundo a coordenadora da Unidade do Erasto em Irati, Daniela Rafo, comenta que a campanha é realizada em Curitiba há 30 anos, com a prevenção e detecção do câncer bucal.
Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava.
=================================================
Alfredo Van Der Neut recebeu Prêmio Colmeia de Ouro
O ex-prefeito, empresário, agricultor e músico iratiense Alfredo Van Der Neut recebeu no sábado passado, 25, o prêmio “Colmeia de Ouro”, que foi concedido pela Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS).
O Prêmio “Colmeia de Ouro” é concedido às pessoas que tenham envolvimento com a valorização das vertentes culturais do povo iratiense.
Confira mais detalhes na matéria produzida por Paulo Henrique Sava.
==============================================
SEJU programa construção de Delegacia Cidadã de Irati para 2018
Em visita recente a Irati, o Secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Artagão Júnior, anunciou que o Governo do Estado deverá dar início em 2018 à construção do prédio que abrigará a Delegacia Cidadã do município.
A reportagem é de Paulo Henrique Sava.
===========================================
Promotoria de Irati arquiva denúncia de improbidade contra ex-chefe de gabinete
A 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Irati arquivou, no final de outubro, a denúncia anônima contra o ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Irati, João Almeida Júnior, pela suposta prática de improbidade administrativa. Em agosto, o Ministério Público recebeu uma denúncia anônima, via e-mail, que solicitava a abertura de processo investigatório para apurar eventual improbidade.
A denúncia alegava que a empresa Odonto Specialty Odontologia S/S Ltda., contratada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) prestaria serviços ao município de Irati e que, por ser agente político, na condição de chefe de gabinete (cargo em comissão), Almeida Júnior estaria impedido de prestar esses serviços com repasse de erário. Além disso, o denunciante argumentava que o fato de que Almeida Júnior seria um dos sócios proprietários, assim como sua esposa, pai e outros familiares, a empresa estaria impedida de contratar com o município de Irati.
Acompanhe mais informações na reportagem de Paulo Sava, com texto de Edilson Kernicki.