Objetivo da operação é de aumentar o policiamento e a segurança dos consumidores na área central da cidade durante o período de compras natalinas/Paulo Henrique Sava
A 8ª Companhia Independente da Polícia Militar lançou na manhã de hoje, 05, na Rua da Cidadania Frei Jaime, a Operação Natal 2022, que vai até o próximo dia 24, com objetivo de aumentar o policiamento e a segurança dos consumidores na área central de Irati durante o período de compras natalinas.
O lançamento da operação ocorreu de forma simultânea em todo o Paraná. Em entrevista à Najuá, o 1º Tenente Wesley Rafael Policene, que está respondendo pelo comando da 8ª Companhia na ausência do Major Sérgio do Prado Nabozny, que está participando de um curso fora do município, destacou que a PM fará operações preventivas, reforçando o policiamento para prevenir contra a ocorrência de furtos e roubos durante o horário estendido do comércio.
“Então, a partir de hoje até o dia 24 de dezembro, a cidade de Irati e as demais que compõem a região da 8ª CIPM, num total de 10 que fazem a nossa área, receberão reforço de policiamento. Durante este período, haverá um incremento dos policiais e de ações visando coibir qualquer ação delituosa e dar mais segurança para que a pessoa que vai até o comércio possa fazer suas compras de forma segura e que o comerciante também se sinta da mesma forma. A ideia é justamente de reforçar e passar uma sensação de segurança a todos que estarão nesta época tão importante do ano, que é o Natal”, frisou.
De acordo com o planejamento do setor de operações da 8ª Companhia, diversas ações estão programadas, como policiamento ostensivo, manutenção de policiais em pontos-base estratégicos na região central, visitas aos comércios e operações de blitz e bloqueios nas ruas, segundo Policene. “Tudo isto visa coibir a ocorrência de delitos de marginais e a aproximação com o comércio. Várias visitas serão feitas e indagaremos os comerciantes sobre as sugestões para que possamos melhorar o policiamento na região”, comentou.
Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?
Caso ocorram situações de furtos ou roubos, a população poderá informar diretamente aos policiais que estão nas ruas, de acordo com o tenente. “Justamente a ideia é cobrir todos os horários, de acordo com a programação, então vamos adequar nossa aplicação de acordo com estes horários, e sempre vai haver uma equipe da Polícia Militar nos horários de maior movimentação no comércio”, comentou.
A cada semana, o horário de presença do policiamento nas ruas será aumentado em uma hora até o dia 24. Policiais dos setores operacional e administrativo da 8ª Companhia participarão da operação em sistema de revezamento. “É uma operação semelhante a um fecha-quartel, no qual o pessoal sai de suas funções administrativas, que são tão importantes quanto as operacionais, mas neste momento, para cobrir e dar um reforço maior ao policiamento, eles estarão presentes”, finalizou.
Fotos: Paulo Henrique Sava