8ª Companhia comemora 14 anos de instalação em Irati

Evento comemorativo foi realizado na manhã desta sexta-feira, 18, na sede da unidade. Policiais, autoridades…

21 de outubro de 2024 às 16h24m

Evento comemorativo foi realizado na manhã desta sexta-feira, 18, na sede da unidade. Policiais, autoridades e representantes da comunidade foram homenageados com medalhas e moedas de mérito/Paulo Sava

8ª Companhia Independente da Polícia Militar comemorou 14 anos com solenidade na última sexta-feira, 18. Na foto, o comando da Polícia Militar e policiais da corporação sediada em Irati. Foto: Paulo Sava

A 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8ª CIPM) de Irati completou 14 anos de instalação. Uma solenidade alusiva ao aniversário foi realizada na manhã desta sexta-feira, 18, em frente à sede da corporação, no Parque Aquático.

Durante o evento, policiais foram homenageados com medalhas. Autoridades e representantes da comunidade regional receberam moedas de mérito da Polícia Militar.

Os policiais homenageados com medalhas foram os capitães Leandro de Azevedo Thereza, Fabian Borges Ogura e Eduardo Augusto Andriola, o Subtenente Luiz Fernando Eirin Cancela, o 3º Sargento Celso Setlik, os cabos Luciano Antunes de Lima, Guilherme Lechiu e Jean de Oliveira Govdak, além dos soldados Reginaldo Possobam, Aragonês Antunes, Willian da Rocha de Oliveira, Danilo Vieira de Mello, Ronaldo Kotuinski, Camila Geisler Rosa e Ana Flávia Menon Coltro.

Também receberam medalhas a juíza da comarca de Ipiranga, Alexandra Aparecida de Souza Dalla Barba, o prefeito de Guamiranga, Marcelo Leite, o presidente do Conselho Municipal de Segurança de Rebouças, Hilário Juawski e o empresário iratiense Nelson Antônio Zanoni.

Já as moedas de mérito da PM foram entregues para Edson Paulo Klemba, vereador de Rio Azul, Anderson Neiverth, vereador de Imbituva, Orrevaldir Loch de Paula, vereador de Ivaí, José Maurício Batista Chaves, assessor do deputado estadual Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Assembleia, e também para João Dib Endraues Júnior, presidente do Conselho de Segurança Pública de Teixeira Soares, Fábio Bobato, empresário de Imbituva, José Kosera Neto, empresário de Irati, João Gilmar Neck Nizer, empresário, e Norton Luiz Sar, gerente da agência do Sicredi de Inácio Martins.

Em entrevista coletiva, o comandante da 8ª Companhia, Major Henrique de Sá Ribas, destacou que a responsabilidade pelo sucesso da unidade se deve ao trabalho dos policiais e ao apoio da comunidade.
“A festa é dos policiais militares e de toda a comunidade aqui de Irati e região, que há 14 anos contempla a Companhia Independente. Os parabéns são para eles, e eu fico muito satisfeito. Este momento festivo também serve para enaltecer os nossos policiais militares, as pessoas que contribuíram, seja de Irati ou de fora, para que a Companhia pudesse se desenvolver cada dia mais, assim como a sociedade civil organizada. Alguns representantes são parceiros a todo momento, então o reconhecimento da companhia a estas pessoas é de fundamental importância”, frisou.

Prefeito de Irati, Jorge Derbli. Foto: Paulo Sava

O prefeito de Irati e presidente da Amcespar, Jorge Derbli, enalteceu a luta para a implantação da 8ª Companhia em 2010, durante a gestão do prefeito Sérgio Stoklos. “Sem dúvida nenhuma, este momento que vivemos hoje, no 14º aniversário da 8ª Companhia, se deve a muitas pessoas que trabalharam para que tivéssemos esta evolução na PM aqui da nossa região. Quero parabenizar a todos que receberam as medalhas e que foram homenageados nesta data. Parabéns à Polícia Militar de Irati e da região da 8ª CIPM e do estado do Paraná. Desejo que Deus proteja a todos vocês, policiais, que todos os dias trabalham e arriscam suas vidas em ocorrências que oferecem perigo à comunidade. Vocês, com sua bravura e seu trabalho, conseguem resolver e dar segurança a todos nós que moramos em Irati e na região”, comentou.

O primeiro comandante da 8ª Companhia foi o Coronel Renato dos Santos Taborda. Em entrevista, ele afirmou que a instalação da Companhia representou um salto na segurança pública da região. Taborda destacou que todos os policiais que atuam nos municípios atendidos pela 8ª Companhia são da região e estarão junto à comunidade sempre que for necessário.

“Todos os policiais que moram aqui e desempenham suas atividades em Irati e nos demais municípios, devem sempre preservar a segurança pública e estejam junto à comunidade quando for preciso, na mediação de conflitos, mas principalmente evitando que as coisas aconteçam e que as pessoas vivam numa boa paz social. Eu agradeço hoje aqui a colaboração de todos os prefeitos, vereadores e de toda a sociedade organizada da nossa região”, pontuou.

Na foto, o Coronel Renato dos Santos Taborda, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, o comandante da 8ª Companhia, Major Henrique de Sá Ribas e o prefeito de Guamiranga, Marcelo Leite. Foto: Paulo Sava

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

O prefeito eleito de Irati, Emiliano Gomes (PSD) destacou que um de seus principais compromissos a partir do próximo ano é de fortalecer os laços entre o Executivo iratiense e a Polícia Militar. Ele enalteceu os avanços obtidos pela PM na região nos últimos 14 anos.

“Este 14º aniversário representa grandes avanços significativos ao longo da trajetória da Companhia. Temos um número relativamente alto de soldados e muitas viaturas. Tudo o que contempla hoje, dentro da segurança pública do nosso município ao longo desta trajetória de 14 anos fez com que a segurança se tornasse hoje muito fortalecida. Para nós, enquanto futuros gestores, estarmos próximos da 8ª Companhia, fortalecendo a segurança pública, é porque compreendemos o quanto isto é significativo para as pessoas e a segurança dos bairros e do nosso interior. Enfim, queremos estar muito próximos da segurança pública, em paralelo com a secretaria da área, que também faz um trabalho conjunto, dando segurança a todas as famílias iratienses”, frisou.

Secretaria de Segurança Pública – Questionado sobre quem será o secretário de Segurança Pública durante sua gestão, Emiliano disse que ainda não definiu quem vai ocupar a pasta. “Ainda não decidi, estamos avaliando, até inclusive o nosso plano de governo foi muito bem discutido com todos que fazem parte da segurança pública do nosso município, sendo as polícias civil e militar e a Guarda Municipal. Pensando desta maneira, é evidente que vamos ter que ampliar a discussão nestes próximos 60 dias, que é o período de transição, para colocarmos uma pessoa que realmente seja técnica e que conheça a 8ª Companhia, a segurança pública e os trabalhos da Polícia Civil, enfim, que corresponda com a importância do cargo de secretário de Segurança Pública”, pontuou.

Ipiranga – A juíza da Comarca de Ipiranga, Alexandra Aparecida de Souza Dalla Barba, avalia que, desde a criação da 8ªCompanhia, houve uma melhoria nos serviços prestados pela PM no município. “Sentimos realmente uma melhoria nos serviços da Polícia Militar nos municípios que a integram. Melhorou porque temos mais estrutura agora, como esta questão da Rotam e quando precisamos de alguma operação especial. Tudo isto ficou mais facilitado do que quando dependíamos de Ponta Grossa para este tipo de ação. Com certeza, temos um acesso mais direto”, apontou.

Imbituva – O vereador Anderson Neiverth, de Imbituva, também foi homenageado durante o evento. Ele disse que a homenagem representa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado há seis anos pelo vereador à frente do Conselho de Segurança Pública de Imbituva. O vereador diz que a presença da 8ª Companhia é importante para toda a região.

“A Companhia é extremamente importante para o nosso município de Imbituva e região, com o excelente trabalho que eles fazem. Esta parceria junto à sociedade civil é que ajuda cada vez mais a desenvolver a segurança pública e o trabalho dos policiais. Estou me colocando à disposição da 8ª Companhia como vereador para o que precisarem”, destacou.

Maquete da nova sede da 8ª Companhia, feita pelo artesão Marcos Pedroso (Passarinho). Foto: Paulo Sava

Nova sede – Em breve, a sede da 8ª Companhia será transferida para um novo local, dentro do pátio do escritório regional do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), em Irati. O major Sá Ribas contou como está o andamento do projeto junto ao Governo do Estado.

“Hoje nosso projeto está encaminhado junto à SESP (Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná), estamos a liberação da Secretaria de Fazenda, temos um recurso disponibilizado em torno de R$ 16 milhões. O projeto já passou pela nossa Diretoria de Projetos da Polícia Militar e foi aprovado. Solicitamos uma ampliação da maquete, mas está bem encaminhado e a intenção é de que, no ano que vem, consigamos implementar a licitação pelo estado para iniciar a obra”, finalizou.

A expectativa é de que a nova sede da corporação seja construída em um ano e meio a partir do início da obra, previsto para o primeiro semestre de 2025.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.