8ª Cia comemora 13 anos com homenagens

Homenageados receberam medalhas e moedas de mérito/Texto de Karin Franco, com reportagem de Sidnei Jorge…

26 de outubro de 2023 às 22h34m

Homenageados receberam medalhas e moedas de mérito/Texto de Karin Franco, com reportagem de Sidnei Jorge (Sidão)

Autoridades civis e instituições receberam Moeda ao Mérito. Alguns dos homenageados foram o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, o chefe do Núcleo Regional de Educação, Marcelo Komar, delegado Nagib Palma, padre José Nilson, engenheiro civil, Dagoberto Waydzik e o presidente do Conseg de Inácio Martins, Kléber Fernandes. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)

A 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8ª CIPM) comemorou o aniversário de 13 anos com uma solenidade com homenagens na sexta-feira (20), em Irati. Foram homenageados com a medalha de mérito os policiais militares que se destacaram durante o serviço e as autoridades civis e instituições receberam a moeda ao mérito, concedida a quem auxiliou com a Polícia Militar.

Em entrevista à Najuá, o comandante do 4º Comando Regional com sede em Ponta Grossa, tenente-coronel Joas Marcos Carneiro Lins, que também já foi comandante da 8ª Cia, comentou a importância da celebração e do trabalho realizado na região. “São 13 anos de sucesso porque nós lembramos que pouco tempo atrás, a elevação foi muito difícil. O governador Orlando Pessuti que advogou e não só elevou a companhia, como também, outras companhias, outros batalhões, inclusive comandos regionais, que é o do qual eu sou comandante hoje, o 4º Comando. Nós estamos hoje muito felizes e emocionados. Poder estar aqui, participando, dando esse testemunho e mostrando para população, inclusive as estatísticas que estão mostrando que a 8ª Companhia vem desempenhando muito bem durante seus 13 anos, de forma muito competente a proteção à sociedade da região aqui de Irati”.

O atual comandante da 8ª Cia, capitão Henrique de Sá Ribas, diz que a criação da companhia possibilitou o fortalecimento da segurança publica na região. “No dia 14 de outubro de 2010 essa companhia foi criada. Possibilitou aqui para a região, que nós atendemos, mais recursos financeiros, mais recursos humanos, mais equipamentos, mais viatura, mais armamento. Conseguimos criar uma condição de uma prestação de serviço de melhor qualidade para toda a população da região. Não só de Irati, mas Inácio Martins, Rebouças, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e todos os municípios que nós atendemos”, disse.

O desafio agora é melhorar a infraestrutura de atendimento à população. O comandante conta que o projeto para construção da nova sede da 8ª Cia já está em andamento. A expectativa é que o processo finalize entre um ano a um ano e meio. “Fizemos uma tratativa junto com o pessoal do DER. Vamos fazer uma construção e uma reforma no terreno deles, aqui no bairro Rio Bonito. Estamos em uma corrida contra o tempo para conseguir recursos e fazer toda essa obra o quanto antes, para melhor nos instalarmos na cidade”, conta o capitão.

A nova sede auxiliará no atendimento e na melhoria dos equipamentos da Polícia Militar. “Hoje, nós temos aqui duas sedes improvisadas para Polícia Militar. São duas. Uma casa locada e um espaço cedido pela prefeitura de Irati, que estão sendo de certa forma utilizados para o serviço policial militar, mas não dispõe das condições necessárias para efetivar um serviço de qualidade. Com essa nova estrutura, nós podemos atender melhor a comunidade, atender melhor a população, atender melhor o nosso policial militar, ocasionando um melhor equipamento e uma melhor cuidado com o nosso material”, explica o comandante da 8ª Cia.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

As melhorias incluem a doação de equipamentos pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Inácio Martins. O presidente do conselho, Kleber Fernandes, conta que a proposta foi apresentada pela própria PM. “O comando solicitou ao Conseg de Inácio Martins, por nós sermos uma instituição não-governamental, que representa a comunidade, que nós nos credenciássemos junto ao Poder Judiciário, para que viabilizasse esse recurso de R$ 41 mil, mais uma contrapartida do conselho de aproximadamente R$ 2.500 para compra de todos os sistemas, todos os equipamentos, fios, torres, rádios para modernização do sistema de comunicação. O rádio, tanto do município de Irati, que é a sede, como de todos os outros municípios da região, e também, o município nosso, que é Inácio Martins”, disse.

Os novos equipamentos modernizam a Polícia Militar e trazem mais segurança à comunicação interna. “Até então a comunicação regional era apenas via o rádio analógico. Além de ser ruim, a frequência ruim, uma frequência curta, poderia ser invadido por qualquer pessoa com um rádio amador. A partir do momento que passa a ser digital, além de melhorar o alcance, melhorar a qualidade, ele é criptografado, ou seja, ninguém consegue acessar a frequência da Polícia Militar”, explica o presidente do Conseg de Inácio Martins.

Presidente do Conseg de Inácio Martins, Kléber Fernandes, participou de campanha para arrecadar recursos para modernização do sistema de comunicação da PM. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)

Kleber também foi um dos homenageados pela PM, representando o Conseg de Inácio Martins. Ele conta que a homenagem é um reconhecimento de uma parceria. “Eu recebi a medalha e agora recebo a moeda. É o resultado do trabalho dessa parceria junto com a Polícia Militar. Por eu ser jornalista, já acompanhamos há mais tempo. Ver o dia a dia do trabalho das forças de segurança, em especial da Polícia Militar, que é o nosso caso lá Inácio Martins. É a única força de segurança e é muito importante. Nós, enquanto comunidade, nós conseguimos recursos, tanto de fontes do poder público, como o caso do Poder Judiciário, doação de materiais apreendidos que vem para o Caixa do conselho, como também doação de empresários. Nós acabamos unindo todos os setores e beneficiando as forças de segurança para melhor qualidade na segurança pública da nossa população”, disse.

Confira mais fotos das homenagens

Confira os homenageados durante o aniversário da 8ª Cia:
Medalhas de Mérito:

Major Marcelo Ferreira Ribas;
Capitão Marcio Verner Nogueira;
1º Tenente Bruno Mateus Marques;
2º Tenente Luiz Thiago Carli;
2º Tenente Andrei Silveira;
Subtenente Emerson Jose Krutsch;
3º Sargento Eliezer Augusto Machulek;
Cabo Marcos Rodrigo Loss;
Soldado Mauro Antônio Bianco;
Soldado Guilherme Patrick Diehl;
Soldado Paulo Guido Pavelski;
Soldado Priscila de Almeida.
Moeda ao Mérito:
Hussein Bakri – Deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná;
Leandro Jasinski – Prefeito de Rio Azul;
Dr. Dawber Gontijo Santos – Juiz de Direito de Irati;
Professor Marcelo Komar – Chefe do Núcleo de Educação de Irati;
Delegado Nagib Nassif Palma – Chefe da 13ª Subdivisão de Ponta Grossa;
Padre José Nilson – Pároco na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Irati;
Dagoberto Waydzik – Escritor de Irati e engenheiro civil;
Kleber Fernandes – Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Inácio Martins (Conseg).

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.