80% das obras de reforço dos anéis de distribuição de água em Irati já foram concluídas

Outro projeto importante em andamento é a implantação de redes coletoras de Esgoto no Bairro…

18 de junho de 2011 às 19h56m

Outro projeto importante em andamento é a implantação de redes coletoras de Esgoto no Bairro Riozinho que teve início no ano passado e visa atender todo o bairro de Gutierrez
Rodrigo Zub

© Tadeu Stefaniak

Obras de reforço e estruturação dos anéis de distribuição de água e nas estações elevatórias estão praticamente concluídas
Em entrevista durante esta semana à Najuá, o supervisor da Sanepar em Irati, Edison Moro Rios revelou como está o andamento das obras previstas no projeto para melhorar o abastecimento de água em toda a cidade. O projeto havia sido aprovado em maio de 2010, mas a demora para iniciar as obras devido ao atraso  na liberação dos recursos, disponíveis só a partir do final de 2010 – R$ 800 mil de um Convênio entre a Sanepar e a Caixa Econômica Federal -, gerou  uma série de problemas de falta de água em diversos bairros da cidade no início de 2011.

Segundo Edison, mais de 80% das obras de reforço e estruturação dos anéis de distribuição de água e nas estações elevatórias já foram concluídas. “Além disso, nós temos várias outras intervenções em Unidades Localizadas em estações elevatórias. Como no sistema de captação do Rio Imbituvão que irá aumentar sua capacidade para 200 mil litros por hora”, conta o supervisor.

Escritório da Sanepar em Irati

Buscando saber da possibilidade de implantação de um escritório regional da companhia em Irati, solicitação encaminhada no final de maio pelo deputado Marcelo Rangel (PPS), a reportagem da Rádio Najuá procurou a Sanepar que respondeu através de nota assinada por sua assessoria.

“Em março, foi criada a Gerência Geral Sudeste da Sanepar, para melhor atender os municípios da região, Irati inclusive. A empresa prepara uma reestruturação administrativa, que também levará em consideração as demandas de cada município.” Jornalista Ivanilde Maria Muxfeldt, – Unidade de Comunicação Social da Sanepar
Com relação à Estação do Califórnia, Edson disse que a previsão é aumentar a capacidade de bombeamento que hoje está limitada em 100 mil litros por hora devido à grande demanda nessa região, principalmente na Vila Matilde, com a construção de um Conjunto Habitacional com 430 casas através do Programa Minha Casa Minha Vida.

Outra obra importante que está em desenvolvimento é o alargamento do poço artesiano da Vila Nova- que atualmente tem capacidade para extrair entre 65 e 70 mil litros por hora, que passará a distribuir aproximadamente 130 mil litros por hora. “A instalação desses anéis de reforço vai trazer água do poço artesiano até a parte central e depois irá reforçar a região do Rio Bonito e imediações. Com isso, poderemos explorar melhor esse manancial produtor”, conclui.

© Tadeu Stefaniak

Obras na região central da cidade
Edison disse ainda que um projeto em parceria com a prefeitura que não estava previsto no Convênio entre a Sanepar e a Caixa Econômica Federal, possibilitou a manutenção e recuperação das nascentes e também de todo o curso dos arroios do Nhapindazal até os pontos de captação de água.

Outro projeto em andamento é a implantação de redes coletoras de Esgoto no Bairro Riozinho que teve início no ano passado e visa atender todo o bairro de Gutierrez. “Normalmente nesse convênio é assinado um termo aditivo de 10 mil metros. Esse que está em vigência já foram executadas praticamente 50% dessas obras, ou seja, 5 mil metros”, explica Edison.

Em função do processo de substituição de canos, principalmente na região central da cidade, Edison pede a compreensão da população, pois as obras podem causar transtorno às pessoas que circulam por esses locais. “Nessas obras ocorre o levantamento do pavimento, ou seja, nós temos que remover o calçamento em áreas bastante movimentadas, mas o mais rápido possível será feita a reconstrução para não atrapalhar o trânsito de veículos e pessoas nesses locais”, confirma.

© Tadeu Stefaniak

Canos de distribuição estão sendo substituídos em alguns locais
© Tadeu Stefaniak

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.