Evento reunirá corais de Irati e Palmeira no auditório da Faculdade São Vicente a partir das 19h30min/Paulo Sava, com reportagem de Ademar Bettes
No próximo sábado, 29, acontecerá a 4ª edição do Choral Fest Maestro João Wilson Faustini (falecido em fevereiro de 2023 aos 91 anos). Neste ano, o encontro reunirá os corais Gaudeamos In Domino e Arcanjo Miguel de Irati e o Coral Municipal Vozes de Palmeira.
O evento está marcado para as 19h30min, com entrada gratuita, e será realizado no auditório da Faculdade São Vicente (antigo Colégio São Vicente), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Irati.
Em entrevista à Najuá, o maestro dos corais iratienses Wellington Costa contou que, neste ano, o evento terá apenas as apresentações musicais. “Não tem as oficinas e é resumido a um dia. Neste ano, nós vamos contar com a participação do Coral Municipal Vozes de Palmeira, juntamente com os corais de Irati, Gaudeamos In Domino e Arcanjo Miguel”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
O presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), Herculano Batista Neto, que também integra o coral Gaudeamos In Domino, lembrou que a realização do encontro era um desejo do maestro Faustini, que foi realizado enquanto ele ainda estava vivo.
“Era uma vontade dele ter um festival de corais, e é a nossa primeira experiência neste ano, contando com o Wellington à frente no todo. Gostaríamos que a comunidade que gosta de música, ligada às facetas culturais de Irati e aquelas que gostam de uma boa música possam comparecer ao evento, com início às 19h30min. O São Vicente é um espaço onde temos um silêncio maior, dá para apreciar com os nossos ouvidos sem muita atmosfera de barulho, e conta com um bom estacionamento, além das acomodações, que são sempre fantásticas na faculdade. Estamos externando um convite para acesso de toda a nossa comunidade”, pontuou.
Os corais de Irati também estão auxiliando na organização do evento, que terá a participação do Padre Álvaro Nortok, da Paróquia São Miguel, e do pastor da Igreja Evangélica Luterana Congregação da Paz, Elieu Radins. O pianista Márcio Lisboa, de Tatuí-SP, também estará presente no encontro.