42ª Festa do Pêssego de Irati começa hoje

Programação terá apresentações musicais, brinquedos infláveis para crianças e o 2º Encontro de Carros Antigos…

03 de dezembro de 2022 às 10h20m

Programação terá apresentações musicais, brinquedos infláveis para crianças e o 2º Encontro de Carros Antigos no Parque Aquático/Paulo Henrique Sava

Secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatcoski (Mundio) e a secretária de Cultura e Turismo, Samantha Regina dos Santos Ferreira. Foto: João Geraldo Mitz

Começa hoje, 03, a 42ª edição da Festa do Pêssego de Irati. O evento contará com apresentações musicais de artistas locais, brinquedos infláveis para as crianças e terá o 2º Encontro de Carros Antigos. Toda a programação será realizada hoje e amanhã no Parque Aquático.

A abertura oficial será logo mais, a partir das 14 horas. Em seguida, começam as apresentações musicais a partir das 15 horas com Ingrid Langner. Depois, se apresentam a dupla Diego e Jean e o grupo Turma da Vaneira, com shows gratuitos no palco externo do Parque Aquático. Os brinquedos infláveis estarão disponíveis no Pavilhão João Wasilewski das 14h até as 20 horas.

No domingo, 04, a programação começa com o 2º Encontro de Carros Antigos a partir das 08 horas. Cerca de 400 veículos participaram do evento, entre eles uma Kombi 1983, três Fuscas, um de 1966, outro de 1973 e outro ainda de 1974, um Fiat 147 ano 1979, um Opala Comodoro 1988, um Gol BX de 1983, um Mercedes-Benz de 1976, um Chevette 1975, um Fusca Itamar de 1995, uma Caravan 1986 e um Opala 1975. Cada participante deverá doar 5 kg de ração, que serão destinados para cuidadores de animais de rua de Irati. Mais informações pelo telefone (42) 99974-0796.

No local, haverá também um simulador de corridas de Stock Car, no qual será possível simular corridas em todas as pistas da competição. Para esta atração, o custo será de aproximadamente R$ 10.

Ainda no domingo, será celebrada uma missa de ação de graças na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os brinquedos infláveis estarão disponíveis a partir das 10 horas. As apresentações artísticas começam às 14 horas com Dico França; às 15h30min se apresenta o Grupo Mixxturô; às 17 horas será a vez da dupla Luan de Góis e Alex Gaiteiro; Grazi Viante fecha a programação às 18h30min.

Nos dois dias do evento, haverá praça de alimentação e feira de adoção de animais. Além da venda do pêssego, serão comercializados também ameixas e morangos. Em entrevista à Najuá, o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatcoski, destacou que a produção destas frutas vem crescendo no município, mesmo com o excesso de chuvas registrado nos últimos meses.

“As três culturas vêm aumentando a produção. Nós tivemos um incremento de 7 mil mudas de pêssegos nos últimos anos e estas já estão entrando em produção. Isto aumenta a oferta do produto, embora tivemos uma intempérie do clima. O morango foi da mesma forma, muitos produtores entraram nesta atividade com estufa, ambiente protegido, produção com slab (saco plástico para a produção de morangos), 12 meses por ano colhendo morangos. Esta diversificação é boa para o nosso agricultor e todos os três produtos as pessoas poderão encontrar na nossa Festa do Pêssego”, frisou.

Prejuízos para os agricultores – Mesmo com o crescimento das produções, o excesso de chuvas e a geada tardia registrada entre os meses de agosto e setembro prejudicou a produção dos pessegueiros iratienses. Por conta disso, pelo menos quatro produtores que estariam na Festa do Pêssego não participarão do evento. Ainda assim, 14 produtores confirmaram presença no Parque Aquático neste fim de semana.

“Nós teremos 14 bancas expondo pêssego, ameixa e morango. Esta geada atrapalhou e depois veio o excesso de chuva, que causou uma abortagem na fruta, mas para fechar temos a graça de Deus do Sol que está dando uma aparência bonita e sabor no nosso pêssego. Depois do raleio, o pêssego está graúdo e bonito este ano, e como sempre Irati tem este diferencial no sabor do pêssego”, frisou.

Durante a festa, devem ser comercializadas aproximadamente 200 toneladas de frutas nos dois dias do evento. Raimundo orienta os agricultores a produzirem mais de uma variedade de pêssegos para o caso de acontecer problema em uma delas. Em Irati, serão ofertadas cinco variedades: ouro, el dorado, PS, fascinius e chimarrita. Estas variedades se adaptaram bem ao clima da região, segundo o secretário.
“São variedades já produtivas dentro do município, que são feitas por enxertia e essas mudas são repassadas para o produtor. Esta fruta ganha climatização e, com isso, é mais resistente a doenças ou a qualquer tipo de coisa que possa afetá-la. Você pode escolher se quer uma fruta mais ácida ou mais doce, e este trabalho nós temos feito”, frisou.

Outras 1500 mudas de pessegueiros estão sendo preparadas na agrovila e devem ser entregues para os agricultores em 2023.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Formato diferente – A secretária de Cultura e Turismo de Irati, Samantha Regina dos Santos Ferreira, destacou que a Festa do Pêssego de 2022 terá um formato diferente, uma vez que não será realizado o tradicional Salão de Negócios no Pavilhão de Exposições João Wasilewski, o que vem ocorrendo desde o início da pandemia de Covid-19. “Este ano, devido à 1ª ExpoIrati (realizada no início de agosto), agora para a Festa do Pêssego não foi colocado o Salão de Negócios em si”, frisou.

Neste ano, não será vendido o tradicional borrego no rolete, que deve ser servido na próxima edição da ExpoIrati. Também não será realizada a pesca esportiva durante o evento, uma vez que houve problemas com peixes que acabaram sendo feridos em anos anteriores, segundo Raimundo. “Eu sei que o pessoal gosta de pescar, mas ali temos exemplares de 30 kg, e naquele momento as pessoas retiraram e machucaram aqueles peixes, e acabamos sendo criticados por alguns. Vamos deixar que os peixes fiquem ali, observá-los, pode levar o seu pãozinho, a sua pipoca e eles vêm quase comer na sua mão. Vamos deixar o Parque Aquático para observar aqueles exemplares lindos de peixes”, pontuou.

O palco para as apresentações artísticas foi montado com a utilização de tablados disponíveis no almoxarifado da Prefeitura. As barracas dos produtores também foram licitadas e serão pagas pelo município, porém Samantha não informou quanto está sendo investido para a realização da 42ª Festa do Pêssego.

Foto: Divulgação SECOM
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.