3º Pelotão da PM tem novo comandante

Tenente Moisés assumiu o comando do 3º Pelotão que responde pelos municípios de Guamiranga, Imbituva,…

15 de fevereiro de 2016 às 10h45m

Tenente Moisés assumiu o comando do 3º Pelotão que responde pelos municípios de Guamiranga, Imbituva, Ipiranga e Ivaí



Rodrigo Zub, com reportagem de Nagib Luiz Harmuch


Autoridades presentes na solenidade

Os prefeitos de Imbituva, Bertoldo Rover, e Guamiranga, Telma Fenker, o presidente da Câmara de Imbituva, Dirceu Camargo, e o capitão Marcelo Ribaski, representante do 4º Comando Regional da Polícia Militar de Ponta Grossa, foram outras autoridades presentes na solenidade. 

Policiais homenageados

Durante o evento, seis policiais militares foram homenageados pelo trabalho realizado no início de 2016, que resultou na prisão dos autores de assaltos em um posto de combustíveis em Imbituva e um supermercado de Guamiranga. Foram homenageados: Soldado Massalak, Soldado Antunes, Soldado Helitom, Soldado Andrade, Soldado Sandro e Sargento Maxilian. Esse último também foi homenageado como policial destaque do mês, por sua atuação no comando de uma operação realizada em Ipiranga, após uma chuva forte que danificou boa parte dos prédios públicos do município. 

O 3º Pelotão da Polícia Militar com sede em Imbituva, que também responde pelos municípios de Guamiranga, Ivaí e Ipiranga, tem um novo comandante. O Tenente Moisés Hadalton Silva assumiu a chefia do destacamento. Ele substitui o Tenente Eduardo Kendi Fujioka Gritten, que permaneceu cerca de um ano a frente da instituição. 

A cerimônia de passagem do comando aconteceu na noite de quinta-feira, 11, durante jantar de boas vindas e recepção dos novos integrantes da segurança pública de Imbituva, que foi promovido pelo Conselho de Segurança (CONSEG), no Pavilhão da Igreja Matriz da cidade. 

Em entrevista ao repórter Nagib Luiz Harmuch, da rádio Estilo FM, Moisés agradeceu a receptividade da população imbituvense desde sua chegada ao município em janeiro. “A responsabilidade é grande, mas estamos com bastante ânimo, vontade e vamos contribuir para que junto com o Delegado que assumiu possamos proporcionar segurança a população de Imbituva”, ressaltou o novo comandante do 3º Pelotão. 

Moisés destacou que a população deve ser aliada da Polícia Militar, principalmente no sentido de denunciar atitudes ilícitas que estejam sendo cometidas na sociedade. As denúncias podem ser efetuadas em vários canais de comunicação, como o telefone de emergência da PM (190), disque Narcodenúncia (181) ou no site e facebook do CONSEG de Imbituva. O novo comandante do 3º Pelotão lembra que as denúncias podem ser feitas de forma anônima e são subsídio para o trabalho da PM, que visa combater a criminalidade e promover ações preventivas para garantir a segurança pública do município. 

O presidente do CONSEG de Imbituva, Zaqueu Luiz Bobato, que assumiu recentemente o cargo, afirmou que a solenidade foi uma forma de mostrar a sociedade, que todos são convidados para participar e dialogar sobre os problemas do município. “A gente precisa romper com aquela visão de que a polícia pune e reprime, a polícia está para servir, as pessoas de bem não podem ter medo da polícia, quem deve ter medo da polícia é quem comete atos ilícitos”.

Entre as associações de classe, entidades, autoridades e população, mais de 100 pessoas participaram da solenidade. Segundo Zaqueu, é motivo de orgulho para a Comarca, que conta com cerca de 50 mil habitantes somando os três municípios (Imbituva, Ivaí e Guamiranga), observar que um novo Delegado e um novo Tenente chegaram ao município para auxiliar no trabalho de repressão a criminalidade. 

“Sabemos que temos muitos problemas em Imbituva, questão de superlotação da Delegacia, e que é necessário a presença do Delegado aqui no município respondendo pelo município e Comarca. Assim que o Agostinho [Mussilini Junior] veio a falecer era preocupação dos munícipes de Imbituva e região, o vai ser da segurança pública sem um Delegado. O Governo do Estado nos agraciou nomeando o doutor Reinaldo [Zequinão Neto] novo Delegado. Isso é motivo de alegria para todos nós”.

Para Zaqueu, o trabalho da Polícia Civil, da Polícia Militar e do CONSEG só terá efetividade quando a sociedade se engajar e participar ativamente das discussões sobre segurança pública. Neste sentido, o presidente do CONSEG solicita que as pessoas fiscalizem e denunciem práticas ilícitas que são realizadas no município. “É impossível ter um policial por quadra ou um policial para cada cinco habitantes. Mas nós somos em sua maioria pessoas do bem. Nós temos que nos ajudar. Nossa sociedade é convidada a participar nesse sentido de cobrar e apresentar críticas se for necessário. Esse trabalho nós estamos fazendo, mas eu comentava sobre a necessidade de união dos prefeitos de Ivaí, Imbituva e Guamiranga, que através de sua força política, de seus deputados, consigam uma solução para a situação da cadeia, por exemplo, que é um prédio antigo e superlotado. É possível fazer alguma coisa, mas precisa união das forças políticas e da sociedade”. 

O Comandante da 8ª Cia da PM de Irati, Major Jean Rafael Puchetti Ferreira, afirma que as mudanças de chefia nos destacamentos são naturais e considera que os profissionais são aptos a exercer a função da qual foram nomeados. “O Tenente Kendy estava aqui há um ano e está indo para um novo desafio, assim como o tenente Moisés. Ambos são extremamente competentes e comprometidos com a instituição e a comunidade. Prova disso, são os resultados que nós temos obtido, extremamente positivos. Somado a isso recebemos um Delegado, o que vai nos ajudar no cumprimento da missão de segurança pública. A segurança pública é dever do estado, mas responsabilidade de todos. Quando se diz responsabilidade de todos, a comunidade e nas mais diversas entidades, na vida civil, militar e pública fazem parte dessa responsabilidade. Aqui os resultados têm sido positivos porque todos tem assumido a sua parcela de responsabilidade. Nós queremos agradecer essa parceria com o poder público, poder judiciário, Ministério Público e com a imprensa, que ajuda a divulgar os resultados e nos alerta sobre os problemas”, agradece o Major. 

Puchetti ainda comemora a manutenção do efetivo na área de atuação da 8ª Cia. “A equipe permanece e nós estamos aumentando, pois teremos escola de formação de soldados em breve. Esses novos componentes servirão a comunidade”. 
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.