3º Ciclo de Conscientização dos fumicultores: Rio Azul sedia evento inédito no PR, nesta terça-feira

Evento tem o objetivo de esclarecer e dar dicas aos fumicultores sobre saúde, segurança e…

29 de agosto de 2011 às 15h24m
Evento tem o objetivo de esclarecer e dar dicas aos fumicultores sobre saúde, segurança e proteção da criança e do adolescente; Encontro tem início às 13 h, no salão Paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Rodrigo Zub

Fumicultores e todas as pessoas diretamente envolvidas com a produção de fumo se reúnem nesta terça-feira, 30, em Rio Azul para participar do 3º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente. O evento promovido em parceira entre o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e empresas associadas será realizado a partir das 13 h, no salão Paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Programação do evento:

13h: Recepção aos convidados;
13h30: Abertura com pronunciamentos dos promotores do evento e prefeitura;
• Vídeo sobre saúde e segurança do produtor, com participação do engenheiro agrônomo e instrutor do Senar/RS, Paulo Rosa;
• Palestra sobre os direitos da criança e do adolescente com a Dr. Ana Paula Motta Costa, professora da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS;
• Apresentação da peça Rádio Fascinação (Espaço Camarim), de Santa Cruz do Sul (RS)
16h30: Encerramento

Além dos produtores de tabaco, agentes de saúde, conselheiros tutelares, sindicatos, diretores de escola, autoridades municipais e orientadores agrícolas das empresas associadas deverão estar presentes no encontro que acontece desde 2009, no estado do Rio Grande do Sul, e que será realizado pela primeira vez no Paraná. Depois de Rio Azul, a comitiva segue até a cidade de Rio Negro/PR, onde será realizado o evento na quinta-feira, 1.

Em entrevista à Rádio Najuá no mês de maio, quando esteve em Rio Azul tratando dos últimos detalhes do evento com o então prefeito da cidade, Paulo Clazer de Andrade, o assessor de relações institucionais do Sinditabaco, Sérgio Hauber disse que uma das principais finalidades do ciclo de conscientização é dar dicas aos produtores sobre saúde e segurança nas diversas fases da produção do fumo, desde a aplicação de agrotóxicos até a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Esse evento tem o objetivo de orientar o produtor para que ele se proteja no momento da aplicação dos agrotóxicos, na destinação adequada das embalagens, que use capa de colheita, e todo esse trabalho estará sendo reforçado com esse Ciclo de Conscientização”, afirmou Hauber.

Outro assunto que será bastante discutido durante o evento será as formas de combater o trabalho infantil e obedecer à legislação que proíbe que menores de 18 anos, gestantes e maiores de 60 trabalhem com agrotóxicos.

“O produtor deve ter a consciência que nossos clientes lá fora, que importam nosso tabaco, não aceitam essa situação de trabalho infantil, e assim sendo, pode prejudicar a exportação. Acreditamos que com essa conscientização, esse hábito cultural irá acabar, mas sabemos que demanda um pouco mais de tempo, mas essa campanha será realizada com sucesso”, reflete Hauber.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.