3ª ExpoIrati começa na quinta-feira no CT Willy Laars

Shows gratuitos com as duplas Rio Negro & Solimões, Edson & Hudson e Guilherme e…

19 de agosto de 2024 às 21h46m

Shows gratuitos com as duplas Rio Negro & Solimões, Edson & Hudson e Guilherme e Santiago farão parte da programação que inclui atividades culturais, exposições e rodeio country/Texto de Karin Franco, com entrevista de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Em participação no programa “Meio Dia em Notícias” da Super Najuá, o secretário de Defesa Animal, Wagner Beida, o prefeito Jorge Derbli e o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati, Alessandro Trybek, comentaram sobre as atividades da programação da 3ª ExpoIrati. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

A 3ª ExpoIrati começa na quinta-feira (22), no CT Willy Laars, com uma programação diversificada. Até domingo (25), os visitantes poderão conhecer os destaques do comércio local, as novidades do setor agrícola e conferir os shows nacionais gratuitos, além de assistir um rodeio country. A entrada para os eventos é gratuita.

Em entrevista à Najuá na semana passada, o prefeito Jorge Derbli destacou que os espaços de exposição estavam quase lotados. “Nós temos, eu não sei exatamente o número, porque tem ainda pessoas pedindo espaço para expor e nós vamos voltar 100% o parque. Sempre tem algum lugarzinho, faz um ajuste, coloca mais um expositor, mas está totalmente preenchida com os expositores de Irati e os de fora que vão vir aí nessa grande Expo”, conta.

Os shows nacionais acontecem no palco principal, que será montado na pista de laço do CT Willy Laars. Todos os shows são gratuitos. O primeiro será na quinta-feira com a dupla Rio Negro & Solimões, que se apresenta a partir das 22h30. Na sexta-feira (23), será a vez do show com a dupla Edson & Hudson, no mesmo horário. Os shows nacionais se encerram com a dupla Guilherme e Santiago que sobe ao placo a partir das 23 horas do sábado (24).

De acordo com Derbli, cerca de R$ 600 mil foram gastos na contratação dos shows. O prefeito considera que o valor é um investimento que atrai novos consumidores para o município. “É a oportunidade que a população tem muitas vezes, que conhecem, são fãs de alguns desses cantores e não tem oportunidade de ver pessoalmente. Vem e participa. É um investimento que tem para a cidade e o retorno, na questão turística, também, que muita gente vem de fora, enchem hotéis, restaurantes. Não é só lá na Expo, mas desencadeia uma questão de fomento da cidade inteira. O retorno posterior também com vendas e tal. Realmente, tem que ter um investimento”, afirma.

O primeiro dia da ExpoIrati contará com a final do Concurso Rainha da Expolrati, a partir das 21 h, no palco principal. O concurso tem votação online e terá premiação em dinheiro para as três primeiras colocadas. A votação online ocorre neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVPBa5isx4Ne6M4vmvqzM473zJKUtrxddGGLorwjw2x0q1Bg/viewform. As 12 candidatas são: Bruna Malinoski, Ediane Mattos, Evelin Sabrina, Herica Letícia do Bomfim Neduziak, Isabella Helena Zavelinski Zanlorensi, Jayne Roberta da Silva, Maria Eduarda Kanarski, Maria Eduarda Gnatkowski, Mylena Oliveira, Naiana Marciniaki, Thaís Camili Batista e Thayná Fernanda. Todas foram convidadas para falar sobre a participação no concurso durante entrevista na edição do Meio Dia em Notícias de quarta-feira, dia 21.

Outra atração na 3ª ExpoIrati é o Rodeio Country que acontece na quinta (22), sexta (23) e no sábado (24), a partir das 19 h. O evento gratuito contará com o tradicional espetáculo de montarias em bois e a abertura com grande produção.

As principais atrações da 3ª ExpoIrati são os shows nacionais gratuitos com Rio Negro & Solimões, Edson & Hudson e Guilherme e Santiago. Foto: Divulgação

A expectativa da organização é que a 3ª ExpoIrati seja maior do que em outros anos. Criada para fomentar o comércio local, a feira conta neste ano com expositores de fora do município. “Também de fora, alguns expositores, para complementar coisas que não temos aqui em Irati. Por exemplo, algumas concessionárias de veículos, de máquinas, de equipamentos de fora também vão expor e ter essa oportunidade de colocar à exposição e à venda seus produtos. No ano passado foi vendido caminhões, foi vendido muita coisa aqui que foi exposto. Nesse ano não vai ser diferente, mas priorizando sempre o comércio local”, afirma Derbli.

Nos dias de feira, os visitantes podem conhecer a exposição de maquinários, com exemplares de tratores antigos, mostrando a evolução dos tratores. “Nós contatamos um pessoal que tem uns tratores históricos, do início. Vai ter alguns exemplares para o pessoal também estar visitando, estar fazendo foto, que é algo também atrativo”, conta o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati, Alessandro Trybek.

A 3ª ExpoIrati contará com exposições de animais nos quatro dias de evento. Serão mais de 100 animais que podem ser visitados durante a feira. São expositores de Cascavel, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares e outros da região que irão expor os animais para a venda. “Além de exposição, vai estar à venda. A maioria deles vai estar à venda. Estão confirmados alguns animais diferentes, que acabamos trazendo: lhama, várias espécies de coelho, porquinho da Índia, bastante ovinos, parte de equinos. Tem uma variedade bem ampla. Terá peixes também”, disse o secretário de Defesa Animal, Wagner Beida.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Quem quiser adotar um animal de estimação também terá a oportunidade durante a Feira de Adoção que acontece na 3ª ExpoIrati. Serão disponibilizados cães e gatos para adoção. Os interessados terão que assinar um termo de responsabilidade para levar o animal para casa. A expectativa é que sejam doados de dez a 15 animais.

As crianças também poderão se divertir na parte animal com o concurso do Pequeno Produtor. Para isso, é preciso que a criança ou adolescente tenha até 15 anos e uma bezerra até quatro meses. Os animais ficarão expostos durante a feira.

A final do concurso será no dia 24, a partir das 14 h, na pista de laço. Os três melhores animais receberão premiações em dinheiro, por meio de patrocinador. As crianças participantes também recebem prêmios de participação. As inscrições para participar do concurso são antecipadas e devem ser feitas pelo telefone (42) 3132-6270.

No setor rural, outro destaque será a programação agropecuária que trará palestras para auxiliar os agricultores a terem mais informações sobre novidades tecnológicas e novos cultivos. O evento será realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). As inscrições para as palestras podem ser feitas com a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati ou nos dias do evento.

A programação agropecuária começa na quinta-feira, com o Encontro Regional das Mulheres do Campo, a partir das 8h30. A previsão é que o encontro reúna cerca de 500 mulheres agricultoras da região. Haverá café e almoço no evento.

Às 10 h acontece a abertura da Expo Sabores, que volta com sua segunda edição. “Para valorizar os produtos do município de Irati, dentro da agricultura, dentro da agroindústria familiar. Para valorizar os produtos daqui de Irati, seja embutido, seja lacto, seja bolacha, seja conserva, sejam os produtos que forem gerados aqui dentro do município”, destaca Tribek.

Às 13h30 haverá um espaço para o estudo sobre o protocolo de elaboração do plano municipal de segurança alimentar e nutricional. O secretário de Agropecuária explica que a palestra é focada nos conselhos de segurança alimentar. “É a parte de movimentação de política pública, onde os municípios estão inseridos e são obrigados a fazer esse trabalho, para fazer uma discussão técnica entre os municípios da Amcespar [Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná]”, explica.

Na sexta-feira (23), a programação agropecuária será voltada à diversificação de culturas. A primeira palestra acontece a partir das 9 h, com o Conselho Gestor da Erva-mate do Vale do Iguaçu (COGEMATE). A palestra terá como tema o cultivo da erva-mate. “O município de Irati, através do prefeito Jorge, que é presidente da Amcespar, fez uma adesão assinando um termo de convênio e parceria, entre a associação Amsulpar [Associação dos Municípios Sul Paranaense], para que fortaleça as discussões sobre a erva-mate. Seja na questão produtiva, seja na questão de fomento, de plantio, aumentar e seja na questão do comércio em si, para valorizar esse produto que é nosso. Por isso, o intuito dessa palestra de discutir. A palestra é aberta para a parte técnica e para a parte da população para que as pessoas possam assistir”, conta Tribek.

Outro cultivo que será abordado é das oliveiras. A palestra acontece a partir das 13h30 na sexta-feira, com um agrônomo do Rio Grande do Sul, ligado à assistência técnica à produtores de oliveiras. “Nós temos um produtor que é pioneiro no cultivo de oliveira, que é o Márcio Thomaz. Ele está investindo na propriedade com o plantio e está construindo uma agroindústria voltado à questão do benefício da azeitona, para fazer o azeite de oliva. Essa palestra também é para motivar e para agregar dentro do município”, conta.

O prefeito de Irati conta que a cultura é uma alternativa para os agricultores e que pode ser rentável a longo prazo. “É uma lavoura a longo prazo, não é que nem a soja, que você planta, colhe, vende e já tem o dinheiro. É uma lavoura que leva cinco anos para começar a produzir. Até confeccionar o pomar, deixar tudo em ordem. Mas depois, ela fica por 20 anos produzindo. Um alqueire de oliveiras, para produzir azeitona, para óleo de oliva, hoje é caro demais. Você vai no mercado, qualquer coisinha é R$ 50 que você compra, num negocinho de azeite de oliva. Essa é uma atividade interessante para agricultura, para nossos agricultores. Normalmente, todo agricultor tem um pedacinho que não usa, que tem pedra, é caído ou tem algum problema que você não usa para lavoura. Planta uns pés de oliveira e com os anos vai ter um rendimento”, sugere Derbli.

A palestra também terá o lançamento da Associação dos Produtores de Oliveira do Paraná (Olivapar). O produtor Márcio Thomaz será o presidente da associação estadual.

A programação agropecuária ainda conta com atividades ligadas às instituições de ensino de Irati. Dentro da Expo Sabores, uma das atividades é em parceria com o SENAC, que oferecerá diversos workshop durante a feira. O primeiro será no dia 22 sobre culinária brasileira. No dia 23 será realizado um workshop de cozinha internacional e no dia 24, haverá um workshop sobre cozinha tropeira. As vagas para os workshops são limitadas. As inscrições podem ser feitas no SENAC de Irati ou no local do evento durante a feira.

A programação também inclui, a partir das 10 h de quinta-feira, um espaço para pintura facial para crianças. A atividade será realizada junto com o curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira. O espaço também contará com a exposição dos projetos dos estudantes do Técnico de Desenvolvimento de Sistemas. A exposição se estende até o domingo (25).
Entre as atividades culturais, haverá shows de 19 artistas locais na praça de alimentação todos os dias da feira, a partir das 15 h.

No sábado (24) haverá programação voltada às crianças, das 10 às 17 h. Serão disponibilizados brinquedos gratuitos na área da pista de laço e personagens irão animar as crianças durante o dia.

O último dia da ExpoIrati, no domingo (25), será marcado pelo Baile da Saudade 60+, a partir das 14 h, no palco principal.

A programação da feira será encerrada com um momento de pagode no palco principal. A partir das 16 h, o Grupo Mixxturo sobe para animar o público. Às 17h15, será a vez da banda Sem K.O, e, às 18h30, entra a banda Confia para fechar a noite do pagode.

Entrada e estacionamento: O CT Willy Laars terá apenas uma entrada e o estacionamento dos carros acontece nos fundos do parque. “Nós queremos deixar a Camacuã, no sentido só indo e ir lá pelos fundos, pela Avenida das Torres também teremos duas entradas para os veículos. O estacionamento lá atrás cabe muito carro porque dentro não vai caber. Não temos estacionamento dentro do parque. Os carros que vão entrar já têm horário pré-definido, deve ter uma reunião para os expositores. A hora que você tem que entrar, o expositor levar, por exemplo, uma barraca de alimentação, tem que buscar mais produtos para levar, tem os horários que vai ter liberado para entrar para alimentar para suprir a necessidade de cada barraca, de cada vendedor, mas não são permitidos os carros”, conta o prefeito.

A prefeitura também deve possibilitar o acesso à cadeirantes ao parque e, principalmente, aos shows. Um dos meios estudados é permitir que veículos entrem próximo à entrada para deixar cadeirantes dentro do parque. “Para o carro ter acesso até o local, que a pessoa leve o carro para o estacionamento, para deixar lá. Muito cadeirante que ele mesmo dirige, ele tem que chegar a deixar o carro dele próximo, desce do carro, na cadeira o pessoal e ter um local próprio para essas pessoas. Nós temos para as pessoas que precisam, um local especial. Foi tratado com muito carinho essa questão hoje, para deixarmos uma comodidade para as pessoas terem a oportunidade”, disse o prefeito.

A 3ª ExpoIrati acontece de 22 a 25 de agosto, no CT Willy Laars, em Irati. O evento é totalmente gratuito.

Confira a programação completa:
Quinta-feira – 22 de agosto

8h30 – Início da Programação Agropecuária
Palestra: Encontro Regional das Mulheres do Campo (com café e almoço)
10h – Abertura da exposição/Expo Sabores/Área de Alimentação/Parque de Diversões
13h30 – Estudo sobre protocolo de elaboração do plano municipal de segurança alimentar e nutricional
18h – Início da programação musical com artistas locais – Luan de Góis (Praça de Alimentação)
19h – Rodeio Country (entrada gratuita)
19h30 – Apresentação musical local – Isa Rocha (Praça de Alimentação)
21h – Apresentação musical local – Danilo Pauluk (Praça de Alimentação)
21h – Concurso Rainha da Expolrati
22h30 – Show com Rio Negro & Solimões – entrada gratuita (Palco Principal)
Sexta-feira – 23 de agosto
9h – Início da programação agropecuária
Palestra: COGEMATE
10h – Abertura da exposição/ Expo Sabores / Área de Alimentação/ Parque de Diversões
13h30 – Palestra: Lançamento OLIVAPAR
18h – Início da programação musical com artistas locais – Jhonny Pedroso (Praça de Alimentação)
19h – Rodelo Country (entrada gratuita)
19h30 – Apresentação musical local – Diego e Jean (Praça de Alimentação)
21h – Apresentação musical local – Ingrid Langner (Praça de Alimentação)
22h30 – Show com Edson & Hudson – entrada gratuita (Palco Principal)
Sábado – 24 de agosto
10h – Abertura da exposição/ Expo Sabores / Área de Alimentação/ Parque de Diversões
12h30 – Inicio da programação musical com artistas locais – Banda VJ (Praça de Alimentação)
14h – Apresentação musical local – Diego William (Praça de Alimentação)
15h30 – Apresentação musical local – Dico França (Praça de Alimentação)
17h – Apresentação musical local – The Bigodes (Praça de Alimentação)
18h30 – Apresentação musical local – Jhonny Ferreira (Praça de Alimentação)
19h – Rodeio Country (entrada gratuita)
20h – Apresentação musical local – Marcus Daniel (Praça de Alimentação)
21h – Banda Radio Radar – Palco Principal
23h – Show com Guilherme e Santiago – entrada gratuita (Palco Principal)
Domingo – 25 de agosto
10h – Abertura da exposição/ Expo Sabores / Área de Alimentação/ Parque de Diversões
12h30 – Inicio da programação musical com artistas locais – Zé Belém (Praça de Alimentação)
14h – Apresentação musical local – Eduarda Barbosa (Praça de Alimentação)
14h – Baile da Saudade 60+ (Palco Principal)
15h30 – Apresentação musical local – Matheus Henrique (Praça de Alimentação)
16h – Banda de pagode Grupo Mixxturo (Palco Principal)
17h – Apresentação musical local – Grazi Viante (Praça de Alimentação)
17h15 – Banda de pagode Sem K.O (Palco Principal)
18h30 – Banda de pagode Confia (Palco Principal)

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.