Prefeito Emiliano Gomes destaca que evento reúne cerca de 800 participantes e mais de 200 CTGs, recebe investimentos em infraestrutura e consolida Irati como sede do maior rodeio crioulo do Paraná/Paulo Sava e Diego Gauron

Resumo: – Expectativa da organização é de superar o público registrado em 2025;
- Programação reúne provas campeiras, apresentações artísticas e outras atrações;
- Para viabilizar a realização do rodeio, a Prefeitura contou com apoio financeiro do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Turismo.
O 36º Rodeio Crioulo da Integração teve início nesta sexta-feira em Irati, reunindo tradicionalistas de diversas regiões do Paraná e de outros estados. A expectativa da organização é superar o público registrado na edição anterior, com aproximadamente 800 participantes e representantes de mais de 200 Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) ao longo da programação, que segue até domingo.
Durante entrevista, o prefeito Emiliano Gomes ressaltou a importância do rodeio para as comemorações dos 119 anos de emancipação política do município e afirmou que o evento representa uma das maiores expressões culturais da região. “É uma alegria poder estar nessa sexta-feira de sol iniciando o 36º Rodeio Crioulo da Integração, o maior rodeio crioulo do estado do Paraná. Eu tenho falado que, nesse aniversário de 119 anos do nosso município, a nossa força está na nossa gente, está na nossa tradição. E a tradição gaúcha, o rodeio que acontece agora na sua 36ª edição, se consolida como o maior rodeio crioulo do estado do Paraná”, comentou.
Segundo o prefeito, o crescimento do rodeio é resultado do fortalecimento contínuo da cultura tradicionalista e da valorização das diversas manifestações culturais presentes em Irati. “A gente tem muita alegria e tranquilidade em falar isso, porque a cada ano isso vem, de fato, se fortalecendo. Nós passamos agora por uma festa bastante bacana em alusão ao aniversário do município, com a Festa dos Sabores e a Festa das Culturas, celebrando todas as etnias. Agora, juntando neste final de semana esse rodeio, que promete muito, reforçamos ainda mais essa tradição”, destacou.
Programação reúne provas campeiras, apresentações artísticas e shows
Além das tradicionais provas de laço comprido, a programação contempla gineteadas, provas de rédeas, apresentações artísticas, vaca parada, bailes e shows gratuitos. O prefeito destacou a diversidade das atrações. “Nós temos cerca de 800 participantes e 200 CTGs. Esses participantes não são só do laço comprido. Teremos gineteada, provas, artística, vaca parada e o tradicional laço comprido. Essa expectativa de público é maior do que no ano passado”, frisou.
Para receber os visitantes, a Prefeitura promoveu melhorias na estrutura do parque. “A gente se preparou para esse momento com muito carinho, com muita dedicação, cuidando dos mínimos detalhes para entregar o melhor resultado, que é a organização. A gente se preocupou até com a questão dos brinquedos. Agora temos brinquedos mais novos para as crianças, além de uma programação bastante extensa de shows, com apresentações do Minuano, Talagaço e artistas locais”, comentou.
Emiliano também fez um convite para que moradores e visitantes participem do evento. “Vocês que estão nos ouvindo, venham participar com a gente. Vamos celebrar juntos essa cultura maravilhosa, que é a nossa tradição gaúcha”, afirmou.
O aumento do público tem trazido novos desafios para a organização, principalmente em relação ao estacionamento e ao espaço físico do Centro de Tradições. Segundo o prefeito, o município já estuda alternativas para ampliar a área destinada ao rodeio.
“O CT ficou pequeno. Nós precisamos pensar em expandir. Temos um terreno aqui ao lado e precisaremos entrar em breve em alguma conversa para ampliar isso, porque existe reclamação com relação ao estacionamento. Isso mostra que o rodeio ficou muito grande. Assim como acontece com outras festividades, como a Expo, é natural que a cidade cresça, que as festas cresçam e a gente tenha que se adaptar a essa nova realidade”, frisou.
Durante o evento, apenas veículos credenciados podem acessar a área interna do parque, medida adotada para garantir segurança e melhor organização do espaço ocupado pelos competidores e pelos acampamentos dos CTGs.
Governo do Estado destinou recursos para estrutura
Para viabilizar a realização do rodeio, a Prefeitura contou com apoio financeiro do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Turismo. “Nós tivemos investimentos que vieram do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, cerca de R$ 300 mil. Isso é muito importante porque toda a parte de estrutura e a parte cultural contam com esse apoio”, contou o prefeito.
Além dos recursos estaduais, o município realizou investimentos próprios em melhorias permanentes. “Tivemos que investir em iluminação, infraestrutura, parte elétrica e hidráulica. Fizemos todos esses ajustes antecipadamente. Por isso eu digo que este vai ser o melhor Rodeio Crioulo que tivemos até o momento, porque conseguimos nos organizar com bastante antecedência”, pontuou.
O prefeito também destacou que o evento contará com a presença de deputados estaduais, federais e outras lideranças políticas, reforçando a visibilidade de Irati. “Nós teremos também a presença de vários deputados federais, estaduais e outras lideranças. Isso fortalece ainda mais a nossa cidade. Quero agradecer especialmente ao Governo do Estado, que nos ajudou com esses recursos para trazer toda essa infraestrutura”, comentou.
Shows gratuitos ampliam atrações para o público
Além dos tradicionais bailes de patrão e de peão, a programação oferece apresentações gratuitas em um palco externo. “Essa também é uma novidade que implantamos no ano passado. Criamos um espaço ao lado do complexo com uma grade de programação de shows gratuitos, sempre voltados à cultura gaúcha. O objetivo é oportunizar que as pessoas se conectem ainda mais com essa tradição”, comentou Emiliano.
Rodeio celebra a história e as origens de Irati
Durante a entrevista, Emiliano Gomes também relembrou a formação histórica do município e destacou a influência do tropeirismo antes mesmo da chegada das correntes de imigração europeia. Segundo ele, a ocupação da região pelos tropeiros foi fundamental para o desenvolvimento de Irati. “Antes mesmo das imigrações, os tropeiros já estavam aqui. Eles utilizavam esta região como ponto de descanso e passagem. Muitos começaram a se estabelecer no antigo Covalzinho, que depois se tornou Irati. Depois veio a Estrada de Ferro e, junto com ela, o desenvolvimento da cidade”, contou o prefeito.
Emiliano ressaltou que o tradicionalismo permanece vivo desde antes da emancipação política do município. “O tradicionalismo sempre permaneceu muito vivo e tenho convicção de que continuará assim, porque não fortalecemos apenas o tradicionalismo de Irati, mas também o de toda a região Centro-Sul do Paraná”, frisou.
Emiliano Gomes também agradeceu o apoio dos CTGs e das pessoas envolvidas na organização do rodeio, destacando que o sucesso da festa é resultado do trabalho coletivo. “Quero transmitir um abraço ao Renato Ferreira e a todos que nos ajudaram a organizar esse rodeio. A organização é da Prefeitura, mas sem a integração dos CTGs não conseguiríamos fazer tudo sozinhos. Ninguém faz nada sozinho”, destacou.
O prefeito ressaltou que Irati possui entre dez e doze CTGs ativos e recebe entidades tradicionalistas de todo o Paraná, além de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e outras regiões do país. “A estrutura que o CT oferece é muito reconhecida no meio tradicionalista. Precisamos aproveitar isso, fortalecer essa cultura e levar um pouco desse tradicionalismo para o restante do Brasil, consolidando ainda mais um movimento que tem raízes muito fortes no nosso município”, finalizou.