2ª pesquisa Ibope mostra empate técnico entre Rangel e Péricles

Considerando apenas o votos válidos, excluindo brancos e nulos, Marcelo Rangel (PPS) e Péricles de…

27 de outubro de 2012 às 08h13m

Considerando apenas o votos válidos, excluindo brancos e nulos, Marcelo Rangel (PPS) e Péricles de Holleben Mello (PT) somam 50%
Rodrigo Zub

Um assunto que causou muita polêmica durante as eleições deste ano foram às pesquisas eleitorais. As metodologias aplicadas pelos Institutos responsáveis pelas amostragens, o custo das pesquisas e os tipos de influência que o resultado pode exercer sobre a cabeça do eleitor foram diversos fatores que contribuíram para que os levantamentos de dados fossem questionados. Em Ponta Grossa, assim como Irati e outras cidades do Estado aconteceram muitas discrepâncias de resultado na comparação entre duas pesquisas de institutos diferentes, por exemplo. O fato foi confirmado hoje, 27, um dia antes do 2º turno após a divulgação dos dados da 2ª pesquisa Ibope realizada com os ponta-grossenses.

A pesquisa contratada pela RPC/TV mostra um empate técnico entre os candidatos Marcelo Rangel (PPS) e Péricles de Holleben Mello (PT). Ambos aparecem com 44% das intenções de voto. O resultado é bem diferente da pesquisa encomendada pelo Instituto Data Sonda, divulgada na sexta-feira, 26, que mostra o candidato petista com dez pontos percentuais de vantagem sobre Rangel. Na comparação com a pesquisa anterior do Ibope, é nítido o crescimento do candidato do PPS que aparecia em segundo lugar na amostragem realizada na semana passada.

Considerando apenas os votos válidos, excluindo os brancos e nulos, Rangel somou 45% das intenções de voto naquela oportunidade contra 55% de Péricles. Agora, ambos somam 50%. Pela margem de erro, Rangel e Péricles têm entre 40 e 48%.

“Indecisos” serão decisivos

A pesquisa divulgada hoje pelo Ibope revela que os eleitores indecisos vão decidir os rumos do 2º turno das eleições em Ponta Grossa. Na pesquisa encomendada pela RPC/TV 4% dos  entrevistados informaram que vão votar em branco ou nulo e outros 8% disseram que ainda não decidiram em quem votar.

O Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 25 e 27 de outubro em Ponta Grossa. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), sob o número 00718/2012.

Votos válidos

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Equilíbrio

No primeiro turno a disputa entre Péricles e Rangel foi acirrada. O candidato do PPS teve 33,44% dos votos válidos, e o petista ficou com 32,42%

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.