A prova terá percursos de cinco e dez quilômetros para adultos, além da categoria kids (crianças). A largada dos adultos será a partir das 8 h. Já das crianças será às 9h30/ Marina Bendhack com entrevista de Juarez Oliveira
A 2ª edição da Ivasko Run acontece no domingo em Irati. A prova terá percursos de cinco e dez quilômetros para adultos, além da categoria kids (crianças). Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus. O horário da largada para adultos será às 8h. Já a largada das crianças será às 9h30. O evento contará com algumas atrações para as crianças.
Segundo a organização, as ruas onde os competidores estiverem transitando serão bloqueadas de forma parcial ou total até às 9h30, que é o horário previsto para os últimos atletas das provas adultas terminarem o percurso. O diferencial do evento neste ano serão algumas atividades após as provas. Um DJ estará animando as pessoas presentes. Também haverá venda de cerveja e serão disponibilizados brinquedos infantis e um paredão de escalada.
A retirada dos kits no dia da prova será a partir das 6 h, segundo o fotógrafo esportivo e organizador do evento, Cesar Delong. “Então a partir das 6h até às 7h tem as últimas retiradas de kit, então quem é de outra cidade que só puder retirar no domingo de manhã, ainda tem um tempo ali. Das 7h, 8h vai acontecer algumas ações, aquecimento, música, já começa aquele aquecimento da galera que tá por ali se arrumando, colocando os números e afins. Às 8h simultaneamente 5km e 10km, masculino e feminino, todo mundo larga junto. Então os 500 inscritos vão largar todos juntos”.
Ao término da corrida dos adultos, quando a última pessoa chegar, são preparadas as provas para as crianças. Cesar explicou como as categorias são divididas. “Os kids começam de cinco e seis anos correndo 200 metros, os sete e oito anos correndo 400 metros, os nove e dez anos correndo 600 metros, 11, 12, 13 e 14 anos correndo 1 km e 200 metros. Dos 15 aos 19 anos começa a categoria adulto e aí vai de cinco em cinco anos até 60 acima”.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
Uma novidade na edição deste ano da Ivasko Run será uma nova categoria: a corrida dos mascotes. As empresas locais vão participar com seus mascotes. Serão em torno de 20 a 30 mascotes participando da brincadeira. Cesar afirma que as outras categorias também contam com atletas que participam apenas pelo prazer de se divertir. “Todo mundo está competindo, alguns contra os outros, alguns contra si mesmo, pra bater um recorde pessoal, melhorar sua marca ou apenas para se divertir ali, mas poucos estão buscando pódio mesmo. A maioria da galera está para se divertir com os amigos e para ver a galera, ver sua equipe, ir participar porque é divertido, então nós buscamos como fazer o kit bem elaborado, pós prova muito elaborado.” diz Cesar.
O organizador também comentou sobre a importância do incentivo às crianças para que elas pratiquem atividades físicas. “Então os pais que já correm, já fazem alguma outra modalidade de esporte, mais facilmente vai inserindo as crianças na corrida então a grande maioria são pais que já participam da prova e é muito legal, porque leva mais gente para a prova”.
A corrida incentiva também os funcionários do Ivasko na prática esportiva. “Ano passado apenas duas pessoas do Ivasko acabaram participando na corrida, então é um número aí que a gente considerou muito pouco, pelo tamanho que o Ivasko tem de colaborador. Esse ano a gente conseguiu montar um grupo internamente para incentivar isso. Então todo final de semana a galera está se reunindo para treinar no Parque Aquático”, disse o analista trader do grupo Ivasko, Cleiton Mateus Ribeiro.
Cesar também citou a importância de fomentar a prática de corrida. “A tendência de corrida aumentou muito. Em 2019 tinha 2 milhões de pessoas correndo, agora para 2024 tem pesquisa apontando que 3 milhões de pessoas, dos brasileiros estão correndo. Então isso está em alta, a corrida está em alta, e tende a ser mais valorizado porque ela agrega muito para a vida da pessoa, tanto a saúde mental, física e isso é muito importante, a gente fomentar isso na comunidade ajuda muito”.
A saída da corrida acontece no Ivasko da rua Dona Noca e segue até a empresa Fobras. Depois, o trajeto prossegue apenas na área urbana. “Normalmente as corridas de ruas são feitas em trechos com máximo de asfalto, porque para você correr rápido precisa de um asfalto bom assim, então geralmente a gente foge de paralelepípedo ou estrada de terra, mas tem provas mistas em outros lugares muito legais também, mas aqui a gente conseguiu colocar 100% no asfalto”.
A categoria de cinco e dez quilômetros são divididas com uma marcação na rua. Pelo regulamento o atleta é obrigado a saber o trajeto, segundo Cesar. “O atleta se ele olhar para o chão ou olhar para frente, para cima, ele vai ver alguma indicação que é para virar para a esquerda ou para a direita, continuar reto, e também a hora que divide dos cinco para o dez [km] tem uma placa onde divide e, também, staffs (pessoal) vão estar orientando nesse momento”.
Além de César, a corrida está sendo organizada pelo professor Euclides Ribeiro Neto, conhecido como Cride da Moove Assessoria Esportiva. Cesar conta que a organização é complexa e elaborada. “Como o evento começa às 6h, na sexta e sábado, nós já estamos organizando a arena e no dia às 4h da manhã, eu e o Cride já estamos lá montando a arena, então arrumando, porque as ruas são fechadas. Então tem muita coisa para ser organizada, antes, durante e depois”.
César é fotógrafo e também fará esse registro das imagens na largada e chegada. Ele também falou sobre a parceria com a empresa Ivasko, que desenvolve ações para o bem-estar das pessoas e possui um aplicativo Gymnamic, que foi criado para esse fim específico, ou seja, para que os corredores registrem seus percursos nesse dispositivo.