2ª caminhada solidária da APAE acontece dia 6 abril

As inscrições para a 2ª Caminhada Solidária com café colonial da APAE de Irati já…

21 de março de 2025 às 23h42m

As inscrições para a 2ª Caminhada Solidária com café colonial da APAE de Irati já estão abertas/Marina Bendhack com entrevista de Juarez Oliveira

Caminhada solidária da APAE será realizada no dai 6 de abril
Caminhada solidária da APAE será realizada no dai 6 de abril. Foto: Divulgação

A caminhada solidária com café colonial da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) acontecerá no dia 6 de abril (domingo). O percurso iniciará na sede da APAE e percorrerá seus arredores, em um trajeto de cinco quilômetros. As inscrições estão abertas e custam R$ 30 reais para adultos e R$ 15 para crianças de 6 a 12 anos.

Em entrevista à Najuá, a diretora da escola José Duda Junior (APAE de Irati), Gislaine Bione, disse que as inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pessoalmente na loja Spids Sports e na sede da APAE central. Além disso, é possível se inscrever de forma online por este link. Gislaine conta que há um atrativo para as crianças: as 100 primeiras inscritas (50 pessoalmente e 50 de forma online) serão presenteadas com um óculos de sol. 

Carregando Ofertas...

Julio César Veríssimo, coordenador da caminhada e voluntário da APAE conta que a caminhada e o café colonial já estão sendo organizados. “O objetivo dessa caminhada aqui, como foi no ano passado, é trazer a população em geral, ou seja, tanto de Irati como região para participar do evento e sentir o que é estar lá dentro de uma escola onde tem alunos excelentes assim que são maravilhosos, carinhosos, eles adoram as pessoas quando estamos lá visitando, sabe? Então é muito gostoso, é isso que faz você querer sempre estar ajudando eles. E a gente não é nada, a gente é apenas um ser que estamos aí de ferramenta para poder fazer alguma coisa.”

A primeira caminhada em 2024 teve a participação de aproximadamente 400 pessoas. O percurso desse ano foi diminuído em comparação ao do ano passado, de seis para cinco quilômetros. O trajeto será ao redor da sede da APAE. Serão disponibilizadas garrafas de água, banheiro e um café da manhã colonial. A concentração se inicia 7h30 no jardim da sede da APAE. Já a saída para a caminhada será às 8h. “O ano passado eu coloquei um trecho um pouquinho maior, mas daí como eu vi que foi pessoas de idade, crianças e não que eles não conseguiram, todos conseguiram, mas assim, pra evitar que esteja uma dificuldade maior eu mudei um pouco o trajeto vai ficar mais fácil para todas as idades participarem. Até tem alunos que vão participar também então assim, vai ser mais beneficente o possível para o pessoal que vai participar, que nunca participou de uma caminhada e que tem medo às vezes de ir, porque acha que não vai aguentar cinco quilômetros, a gente vai fazer, vai passar pela chácara ali da metalúrgica Letchacovski daí do Sobieski passa pela propriedade da loja Suzana e volta pra APAE isso vai dar uns cinco quilômetros mais ou menos.”, conta Júlio.

Gislaine salienta que as inscrições para os alunos são gratuitas. “Para o aluno e para um responsável, por esse aluno que vai acompanhar, que vai estar com ele naquele dia a inscrição é gratuita, […] e como o Júlio falou, alguns alunos vão fazer a caminhada mas de repente tem aquela pessoa que talvez não possa fazer a caminhada, ou que talvez ache que não consiga como o Júlio explicou, que vai ser uma caminhada tranquila mas ela pode participar do momento como ele falou, nós vamos ter várias surpresas, que nós não queremos dar spoiler ainda, né? então ele pode ficar ali, porque como é numa chácara, tem bastante lugar pra… ele pode visitar ali as nossas estufas ele pode ficar ali na nossa grama, então tem um lugar bem agradável para recepcionar esse pessoal também de repente, vai a avó junto não quer fazer a caminhada, mas quer participar, faz a sua inscrição e fica ali, desfrutando de todas as surpresas ou do que nós vamos ter lá durante o dia”.

O diretor social da APAE, Fernando Amaral, ressalta a importância das pessoas valorizarem o trabalho feito com os alunos. “A caminhada do ano passado foi incrível, sabe, nós não esperávamos realmente a adesão que o pessoal teve e o carinho que o pessoal teve com o nosso, então a gente fala assim a pessoa vai lá porque tem o café, mas muitos vão lá porque querem colaborar mesmo, né, querem participar. Esse ano a gente está com parcerias do pessoal das outras caminhadas também […] que estão se mobilizando, né, estão chamando o pessoal deles, pessoal de fora está para vir também, então eu acho que é a hora das pessoas aproveitar essa oportunidade, e como você falou é um lugar bonito né, muito bem cuidado o pessoal vai lá senta, conversa, vai ser espetacular, novamente, tenho certeza.”

A chácara fica na saída para Gonçalves Júnior. “Segue lá até o final da Vicente Machado sentido Gonçalves Júnior logo na saída ali tem um moinho de milho, logo para a frente do moinho à esquerda, já tem a placa de identificação”, conta Fernando.

Gislaine estende o convite para a população conhecer o trabalho da APAE. “Desde que eu cheguei lá na APAE, para você ir conhecer, você não precisa de convite, lá o portão está aberto. Todas as pessoas que chegam lá são muito bem recebidas, estamos lá para mostrar o nosso trabalho e para mostrar também tudo que é realizado com os alunos, então a gente convida a comunidade, quem quiser conhecer a escola, a escola está de portas abertas.”

Julio diz que a procura por atividades físicas tem aumentado na região e reforça a importância para a saúde. “E hoje você vê aí dezenas, centenas, às vezes, de pessoas que estão fazendo atividade física e isso fez com que abrisse os olhos, que não é só você ficar em casa no celular, no videogame na televisão, no sofá então, a ponta de partida sempre vai ser você, eu sempre falei isso, você que vai decidir o que vai ser da tua vida, e a melhoria da tua vida sempre vai ser uma atividade física, independente qual seja agora, as pessoas que estão participando das caminhadas aqui aumentou muito, tem aí o pessoal do ‘Acordei’, do ‘Irati Caminhada’, do “Boto para Andar”, e então são pessoas assim que estão cada vez aumentando mais a equipe deles e fora o que está avulso ainda”.

O dinheiro arrecadado será usado para melhorias na sede da APAE, segundo a diretora. “Todo o dinheiro arrecadado que a gente arrecada para APAE, é para melhoria dos nossos assistidos, e o dinheiro específico da caminhada vai ser para a reforma dos banheiros que nós estamos precisando urgentemente, e um outro ponto muito importante, nós precisamos de um poço artesiano porque como nós estamos lá na APAE Rural como alguns chamam, nós temos enfrentado uma grande dificuldade com falta de água”.

Diariamente são 200 pessoas atendidas pela APAE, que dependem do fornecimento de água para os banheiros, plantas, verduras, entre outras atividade. Por isso, a diretora ressalta a necessidade de um investimento na área para atender essa necessidade.

Para mais informações sobre a caminhada ou sobre a APAE, os telefones para contato são: 3422-1122 (APAE), 42 9-9803-7506 (Júlio) e 42-9-9988-6363 (Fernando).

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.