Apresentação será feita na Sexta-Feira Santa, dia 07, a partir das 19h30min, no Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm/Paulo Henrique Sava
O Grupo de Teatro São Francisco de Assis apresenta na próxima Sexta-Feira Santa, dia 07, a 25ª edição do Teatro da Paixão de Cristo. A encenação terá início às 19h30min, no Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm. A Super Najuá transmitirá o Teatro pelo rádio em 92,5 e nas redes sociais com imagens. Ao longo desta semana, os ensaios estão sendo realizados todas as noites.
Neste ano, haverá mudanças em relação à colocação dos palcos no campo. O cenário será montado próximo ao gol de fundos do estádio, possibilitando uma maior proximidade entre as cenas e fazendo com que a capacidade de público na plateia aumente. No palco central, serão feitas as cenas de Jesus com Herodes e Pilatos. Nos palcos laterais, serão feitos a Santa Ceia, o templo, a tentação e a Ressurreição de Lázaro. Mais abaixo, serão encenados o batismo de Jesus, o Sermão da Montanha e o caminho do calvário. A crucificação deve ser feita no alto das arquibancadas do estádio.
Leonilto Simeonato interpreta Jesus desde 2001. Em entrevista à Najuá, ele contou que já participa do Teatro desde 1993. “Eu comecei a fazer parte do Teatro em 1993, último ano em que foi feito lá na Capela São Francisco. A partir de 1994, veio para o Estádio Municipal. Comecei como figurante, depois nos outros anos fui discípulo, fiz o papel do sumo-sacerdote Caifás, e o Kinho (Célio Marcos de Oliveira, diretor do teatro) me convidou para fazer o papel de Jesus. No começo, eu achei estranho, é muita responsabilidade. Com o passar do tempo, fui ensaiando e olhando outros atores que faziam o papel, o “Vade” (Vanderlei Molenda) e o Susko (Nelson Luiz Alves Susko) e fui aprendendo. Graças a Deus já faz tempo que estou interpretando Jesus”, frisou.
Leonilto diz que o trabalho realizado pelo Grupo de Teatro São Francisco de Assis é grandioso. “É um trabalho grandioso. Em todo esse tempo que eu participo, veja quantas e quantas pessoas passaram por aqui e foram evangelizadas. Então, isto é muito gratificante e eu tenho muito prazer em fazer este trabalho”, comentou.
Nelson Luiz Alves Susko interpretou Jesus por 3 anos, de 1998 a 2000. Ele também deu vida a Caifás, ao apóstolo Pedro e nesta edição viverá Herodes. Para ele, é uma honra participar do grupo há 24 anos. “É uma honra estar há 24 anos dentro deste grupo, desde lá da Capela São Francisco, onde tudo começou, e participando desta caminhada. É maravilhoso, não há como definir, é só estando aqui para sentir a emoção que é participar deste evento, deste Teatro, que é um trabalho lindo de evangelização. Foi uma honra fazer Jesus Cristo durante 3 anos, fiz Caifás por vários anos e neste ano estamos como Herodes”, destacou.
Susko destacou a importância do teatro para a cultura iratiense. “Perfeitamente, até ele entrou no calendário das atividades culturais da nossa região. É um ponto turístico também porque pessoas de outros municípios vêm para prestigiar este momento, o que para nós é uma honra. O Teatro da Paixão se tornou um cartão postal para o município e a região. Fazemos parte da história de Irati, é um trabalho que foi muito bem aceito pela nossa comunidade, e é isto que nos motiva e alegra”, frisou.
Quer receber notícias pelo whatsapp?
Verci Kaminski, que neste ano interpretará o governador Pilatos, está no grupo desde 1997, tendo passado por vários papeis. Ele está com uma expectativa muito boa para a 25ª edição. “Estou com uma expectativa muito boa e fazemos um convite para o pessoal vir prestigiar e assistir o nosso teatro, que comemora 25 anos, bodas de prata, para fecharmos com chave de ouro”, comentou.
Para Verci, o Teatro, que vem crescendo ano a ano, representa muitas coisas boas. “Na verdade, o Teatro representa muita coisa para mim. Ele vem crescendo ano a ano, e para nós, católicos, a Sexta-Feira Santa é um dia muito importante, então temos a expectativa de melhorar a nossa fé a cada ano, ela é tudo”, pontuou.
O vereador José Ronaldo Ferreira, o Ronaldão, integra o time de atores do Teatro da Paixão há 10 anos. Ele reviverá o bandido Barrabás e José de Arimatéa, que seguia Jesus em segredo e era um dos homens mais ricos da Judeia. Para Ronaldão, participar da apresentação é emocionante.
“Esse papel é muito emocionante, a gente revive o personagem e na hora é emocionante. Eu também fui convidado a fazer o papel de José de Arimatéa, é mais um desafio e eu vou ter que decorar bem o texto para fazer bonito. Até o vestuário muda: eu faço Barrabás e depois troco a roupa porque José de Arimatéa é um homem muito bem apresentável. Estamos na expectativa para fazermos um trabalho lindo como vem acontecendo”, comentou.
Animais na apresentação – Ronaldão também é responsável pelos cavalos que serão utilizados na encenação, especialmente nas cenas do Horto das Oliveiras, Pilatos e no caminho do calvário. Ele explica que os animais utilizados precisam ser mansos por conta dos barulhos e luzes no dia da apresentação.
“Tem que ser cavalos mansos de carroça para eles não se assustarem porque, no dia, com as luzes, barulhos e estrondos, os animais podem se assustar. Tem que treiná-los bem e cuidar, tem que ser animal que já trabalhe puxando uma carroça, charrete ou alguma coisa. Temos que tomar muito cuidado”, frisou.
Outro que participa da apresentação é o advogado Vinícius da Rocha. Ele tinha apenas 10 anos quando ingressou no Grupo de Teatro São Francisco de Assis no ano 2000. “Comecei a atuar no Teatro como anjo, depois passei para o povo, e agora em 2023, faço quatro papeis: Lázaro, sacerdote na Mulher Adúltera e no templo e o bom ladrão na crucificação. Vamos dar um jeito e tentar, vai dar tudo certo. Para mim, parece que guardo Deus e Jesus Cristo junto comigo, faz lembrar muito. É muito importante que todos venham assistir e participar”, comentou.
Solidariedade – Quem for acompanhar a apresentação presencialmente no Estádio Municipal poderá levar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado para instituições carentes de Irati. Já as pessoas que desejarem participar do Teatro como figurantes (povo) podem comparecer aos ensaios que acontecerão nesta semana todas as noites, a partir das 19h30min, no Estádio Municipal.
Confira abaixo mais imagens do começo dos trabalhos de montagem do cenário do Teatro da Paixão nesta segunda-feira.