Evento será realizado até o próximo domingo, 23, no CT Willy Laars e no Parque Aquático, e terá provas artísticas, campeiras e esportivas/Paulo Sava
Começa nesta quinta-feira, 20, o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões, que vai até o próximo domingo, 23, em Irati. Ao mesmo tempo, acontecerão o 15ª Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúchas (Fenart), e a 10ª edição dos Jogos Tradicionalistas.
As provas artísticas e campeiras serão realizadas no Centro de Tradições (CT) Willy Laars. Já as atividades esportivas serão desenvolvidas no Parque Aquático de Irati e em Prudentópolis. As provas da parte campeira começam com a Taça Irati de Laço em Dupla a partir das 15 horas. A abertura oficial do evento será realizada às 20 horas. A entrada no CT para a população será gratuita. Logo na entrada, os visitantes poderão ver bandeiras do Brasil, de Irati, do Paraná e de outros 8 estados que participarão dos eventos.
As apresentações do Fenart começarão na sexta-feira, 21, a partir das 14h30 e devem reunir aproximadamente 4 mil artistas. No sábado e no domingo, as apresentações começam às 08 horas.
No total, cerca de 10 mil pessoas vindas de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, DF e também os tradicionalistas paranaenses devem visitar Irati. Elas deverão ficar hospedadas em hotéis, pousadas e prédios públicos do município, que foram adaptados para servirem como alojamentos.
Alguns grupos optaram por acampar no próprio CT. É o caso de um grupo de representantes da 10ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina. O coordenador, Jony Dynarowski, participa de rodeios desde a década de 70. Ele relatou à nossa reportagem que o grupo já participou da parte campeira do Rodeio de Integração e continua em Irati para o Nacional. Alguns integrantes da artística chegaram nesta quarta-feira.
“O nosso estado vem com 1100 participantes para a artística e todas as modalidades campeiras, é uma delegação bem grande que já começou a chegar. Tem que vir preparado para participar e cultivar a nossa cultura gaúcha”, frisou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Apresentações artísticas – No total, estão sendo montados 6 palcos para a parte artística. A secretária de Cultura de Irati, Samantha Regina dos Santos Ferreira, detalhou como será a distribuição das apresentações musicais e de danças. “Temos dois palcos para as danças tradicionais, o da chula, dança de salão, declamação e instrumental. Fechamos os seis palcos de manhã até a noite com muita atração para toda a população e os nossos visitantes”, frisou.
Luciano Flack, diretor artístico da Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG), comenta que, depois da pandemia de Covid-19, este será o primeiro evento com competição, uma vez que o Rodeio Nacional realizado em Criciúma-SC não teve nenhuma disputa. A última competição aconteceu em 2017 na cidade de Querência, no Mato Grosso.
“De 6 anos para cá, muita gente agregou ao tradicionalismo e teremos 3 dias de muita arte, tradição, amizade e reencontros depois destes 6 anos, de artistas que muitas vezes se encontram somente no Nacional. Então, a cidade de Irati estará recebendo em torno de 10 mil pessoas nestas três áreas da tradição gaúcha que estarão disputando o título de campeão em cada uma delas”, comentou.
Provas esportivas – Na parte esportiva, serão disputadas modalidades como Bocha Mundial, Bocha 48, Bocha Campeira, Tetarfe, Tava, Solo, Truco Cego e Truco de Amostra no Parque Aquático. Já a modalidade de Bolão será disputada em Prudentópolis, que dispõe de um espaço próprio para isto. O diretor-geral da CBTG, Mauro Geraldo, fez um histórico destas modalidades.
“Era lá da época que o pessoal estava em guerra, não tinha muito o que fazer, então pegava uma ferradura de um cavalo para apostar de alguma forma, uma moeda, eram jogos simples, mas muito interessantes”, frisou.
Estrutura do CT – Nossa reportagem conversou na manhã de ontem, 19, com o secretário de obras e serviços urbanos, Wilson Pedroso, o Buzina, que deu detalhes sobre a estrutura que está sendo oferecida aos visitantes no CT Willy Laars.
“A pista já estava coberta, foi puxada mais uma varanda, foi feita outra cobertura no retorno do gado, ajeitada a arquibancada e a parte de paver para o pessoal andar mais seguro. Hoje, estamos nos batendo por estar muito úmido nos acampamentos, mas estamos com uma máquina para dar uma estrutura para as pessoas que vierem de fora participarem do evento.
Os acampamentos contam também com estruturas de água e energia elétrica, segundo Buzina. “Está tudo de acordo, como estava no Rodeio de Irati, o esquema da água e da iluminação. Estamos também com uma equipe montada para qualquer emergência e ajeitar a questão da água e da luz. Esperamos uma grande população para o evento deste final de semana”, frisou.
O prefeito Jorge Derbli ressaltou que o município está preparado para receber os visitantes. Ele convida a população para prestigiar especialmente as apresentações artísticas. “Este ano eu convido a todos para virem ver a beleza das danças, a chula, a poesia, as gaitas. A atividade artística vai ser a atração principal deste rodeio. São os últimos preparativos para esperarmos o pessoal para a festa. O tempo deve nos ajudar sexta, sábado e domingo, então você pegue a sua família e venha conferir que coisa bonita é o Fenart, a parte artística de cada modalidade”, finalizou.