Evento, que foi realizado neste sábado, 03, e domingo, 04, no Parque da Prainha, recebeu pessoas de vários municípios/Paulo Henrique Sava
Grande público compareceu ao Parque da Prainha para prestigiar a 1ª Festa do Laço de Fernandes Pinheiro. Foto: Paulo Henrique Sava |
Um grande público compareceu ao Parque da Prainha de Fernandes Pinheiro para conferir as atrações da 1ª Festa do Laço neste fim de semana. Durante o evento, pessoas de vários municípios do Paraná passaram pelo local e conferiram a exposição, as provas de laço e os shows. Por conta do tempo nublado, não foi possível realizar o salto de paraquedas com a bandeira, que estava previsto para acontecer na manhã de domingo, durante o desfile cívico.
Segundo a Polícia Militar (PM), somente no sábado, 03, cerca de 3 mil pessoas passaram pelo Parque da Prainha o dia todo. Na avaliação da prefeita Cleonice Schuck, a realização desta festa superou as expectativas da administração. “Estamos muito felizes, a realização desta festa foi uma superação, a inauguração da pista de laço foi uma alegria, assim como viver este momento. Infelizmente o tempo não colaborou e o paraquedismo não pode acontecer, mas o restante da festa compensou com muita energia e um público maravilhoso que veio nos visitar”, frisou.
Um problema técnico em um gerador de energia atrasou em alguns minutos o show da dupla Duduca e Dalvan no sábado. Entretanto, isto não tirou o brilho do evento. “Tivemos alguns probleminhas técnicos com o gerador de luz antes do show, mas a energia deles, a voz, a música e a emoção compensaram a espera e terminou tudo de uma forma muito positiva. Estamos muito contentes”, comentou Cleonice.
Provas de laço – Durante as provas de laço, prendas e peões puderam mostrar suas habilidades e força com os cavalos, especialmente por parte das mulheres que disputaram o Troféu Prenda. A prefeita ressaltou a beleza das competições. “Foram provas maravilhosas, principalmente o Troféu Prenda, onde as mulheres mostraram a força que elas têm e a habilidade com os cavalos. Enfim, ver todos os tradicionalistas da nossa região e do nosso município participando é um momento muito gratificante”, pontuou.
O vice-prefeito Fábio Jacomel demonstrou alegria e satisfação pela realização da festa. “Com certeza o sentimento é de conquista, de festa realizada, é uma emoção muito grande, só tenho a agradecer a Deus por esta festa ter dado tão certo”, comentou.
Costelas – Segundo Cleonice, todas as 40 costelas assadas para o almoço de domingo foram vendidas. “Isto é um motivo de muita satisfação. É sinal de que as famílias aderiram à ideia e vieram confraternizar juntas, foi uma festa muito tranquila e alegre”, destacou.
Participação de entidades – Entidades como a APAE de Fernandes Pinheiro e a Associação dos Amigos do Hospital de Teixeira Soares tiveram a oportunidade de arrecadar recursos com a venda de pasteis, lanches, espetinhos e outros produtos durante o evento. Para Cleonice, a Prefeitura tem a obrigação de colaborar com estas entidades.
“Um lema que eu levo para a minha vida é que não podemos existir sem contribuir. Estamos trabalhando fortemente com a APAE, o nosso Provopar municipal e o Hospital de Teixeira Soares, entidade que atende a nossa população e tem prestado um excelente trabalho. Em nome do Rodrigo (Assis, presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Teixeira Soares) eu parabenizo a equipe do hospital pela garra e dedicação em busca de recursos para dar continuidade aos trabalhos de atendimento à saúde da população tanto de Teixeira Soares quanto de Fernandes Pinheiro”, comentou.
Cleonice acredita que o custo de toda a festividade não deve ultrapassar a faixa dos R$ 50 mil. O levantamento do total investido deve ser feito durante a semana. Ela destacou que a contribuição voluntária dos expositores e a venda de bebidas, que ficou sob os cuidados do Provopar, deve ajudar a custear as despesas da festa.
Desfile Cívico – Durante a programação, um desfile cívico em alusão ao feriado de 7 de Setembro foi realizado na entrada do Parque da Prainha na manhã deste domingo, 04, e contou com a participação de escolas municipais e estaduais, do CMEI Tia Aurora, da APAE de Fernandes Pinheiro, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Exército, Associações de Agricultores e de outras entidades. A banda Guarani, de Teixeira Soares, também desfilou e se apresentou no palco ao final do desfile. Cleonice enalteceu a participação da comunidade durante o desfile. “Foi um momento de civismo, patriotismo e amor ao pedacinho de pátria que se chama Fernandes Pinheiro”, comentou.
Apresentações musicais – Para fechar a programação, diversas duplas e cantores se apresentaram no palco da Festa do Laço. Entre elas, as gêmeas Andressa e Priscila, de Fernandes Pinheiro, Luan de Góis e Alex Gaiteiro e Grazi Viante, de Irati, e as gêmeas Gabriela e Larissa, de 9 anos, moradoras de Rio Azul. Elas cantam juntas há 3 anos e têm inspiração na dupla de irmãs de Fernandes Pinheiro e no próprio pai Tito Bucco, que também é cantor. “Cantamos juntas há uns três anos. Nos inspiramos nas gêmeas Andressa e Priscila. Queremos ser cantoras tipo nosso pai, Tito Bucco. Gostamos de cantar sertanejo”, comentou Larissa.
Fotos: Paulo Henrique Sava
Prefeita Cleonice Schuck e o vice Fábio Jacomel junto com a equipe da Secretaria de Educação de Rio Azul |
As gêmeas Gabriela e Larissa, de 9 anos, moradoras de Rio Azul, cantam juntas há 3 anos |
Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Associações de Agricultores participaram do Desfile Cívico |
Equipe da Secretaria de Agricultura de Fernandes Pinheiro |
Colégio Estadual do Campo de Angaí |
Escolinha Furacão de Fernandes Pinheiro |
Escola Rural Municipal do Assungui |
Escola Municipal de Bituva dos Machados |
As cantoras gêmeas Andressa e Priscila curtiram o show de Duduca e Dalvan ao lado dos pais |
Praça de alimentação |
Paulo Pavelski, morador de Fernandes Pinheiro, também compareceu à festa |