1ª Conferência Municipal da Juventude de Irati debateu propostas para crianças e adolescentes

04 de outubro de 2023 às 09h43m

Evento aconteceu no Centro da Juventude no dia 26 de setembro. Evento teve como tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava

Conferência Municipal da Juventude foi realizada na última quarta-feira, 26. Foto: Paulo Sava


No dia 26 de setembro aconteceu a 1ª Conferência Municipal da Juventude de Irati, no Centro da Juventude. O evento teve como tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”.

Em entrevista à Najuá, a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, que também comanda a pasta da Mulher, do Idoso e da Criança, explicou que o objetivo do evento foi discutir os problemas das crianças e dos adolescentes. “A ideia é que possamos abrir esse espaço para que a população jovem possa trazer propostas em diversas áreas e setores que vem de encontro com as necessidades dos nossos jovens”, conta.

No evento, foram discutidas propostas relacionadas à educação, saúde e cultura, além de empregabilidade. “São diversos setores como a saúde, a educação, oportunidade de profissionalização tanto de nível técnico, quanto superior, esporte, lazer, a questão do meio ambiente, a sustentabilidade, a mobilidade urbana, que é bem importante para os nossos jovens. A oportunidade de poder se movimentar pela nossa cidade. Outras temáticas como a própria assistência social, gênero, igualdade racial”, explicou Sybil.

As discussões aconteceram em grupos onde cada um trouxe propostas para o município, estado e País. “A ideia é discutirmos ações e serviços para serem melhorados ou implantados nas cidades, que o estado também mande recursos e o Governo Federal possa qualificar ainda mais as ações voltadas a essa parcela da população”, disse a secretária de Assistência Social.

Todas as propostas aprovadas na Conferência Municipal serão levadas para a Conferência Estadual que acontece neste mês de outubro. Depois de aprovadas no estado, as propostas seguem para a Conferência Nacional que ocorre em dezembro.

Vice-prefeita Ieda Waydzik participou da Conferência, realizada no Centro da Juventude Nagib Harmuche. Foto: Paulo Sava

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Segundo a vice-prefeita, Ieda Waydzik, a conferência auxilia no planejamento de políticas públicas. “Essa conferência e a existência do Conselho da Juventude é um grande instrumento para os gestores porque aqui vão sair propostas. Os próprios jovens vão fazer reflexões sobre a sua vida, sobre o nosso município, sobre o que falta, sobre o que precisa e isso para o gestor é muito importante, para que você possa planejar o futuro, para que você possa impor essas medidas para o futuro para justamente beneficiar a juventude”, disse.

O evento ainda teve como palestrante o adolescente, Raul Zainedin da Rocha, de 16 anos, que é membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Raul participa de diversos conselhos, entre eles a Rede Sul de Crianças e Adolescentes (RedSurca), uma rede internacional de jovens que elabora e busca a efetivação de políticas públicas direcionadas ao público infanto-juvenil dentro do Mercosul.

Sua trajetória na representação política dos adolescentes iniciou em Irati, dentro do projeto da Câmara Mirim. O projeto da Câmara Municipal é voltado aos alunos do quinto ano das escolas municipais. Em 2017, Raul foi eleito como vereador mirim, representando a Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo. No fim do ano, o aluno apresentou um projeto para escola. “Na época, eu apresentei o projeto da reforma da quadra esportiva da minha escola. Veio uma emenda de R$ 320 mil. O processo da reforma ainda está para iniciar”, disse Raul.

Raul Zainedin da Rocha, ex-vereador mirim e palestrante da Conferência. Foto: Paulo Sava

Após a conclusão de seu mandato na Câmara Mirim, Raul seguiu sua participação política na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aos 11 anos. Mas sua participação no evento aconteceu de forma inusitada. “Eu fui para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Só que por ser uma linguagem muito difícil, muito complicada, eu acabei não entendendo muito do que se tratava. No fim, eu fui lá e me candidatei para delegado mirim porque eu fiz uma confusão com delegado e Guarda Mirim”, conta Raul.

A mãe do jovem ajudou a escrever um discurso para tentar ajudá-lo a ser delegado. “Ela escreveu um minidiscurso em um guardanapo. Eu cheguei lá na frente e eu li. Todo mundo gostou da iniciativa de uma criança chegar lá na frente e ter essa coragem. No fim, eu fui eleito. A Conferência Estadual aconteceu dois anos depois e eu cheguei na Conferência Estadual já em época de Covid-19, de maneira virtual, entendendo melhor do que se tratava as conferências, o Estatuto da Criança e Adolescente e qual era o meu trabalho. Eu iria apresentar as propostas que Irati desenvolveu na Conferência Municipal. Por eu estar mais ciente do que estava acontecendo dentro da Conferência Estadual, eu consegui me eleger de novo delegado pelo Paraná e representar o estado na Conferência Nacional em 2021, ainda no âmbito virtual”, explicou.

A participação nas conferências rendeu convites para participar do Conselho Estadual e do Comitê de Participação de Adolescentes, vinculado ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Foi no comitê que Raul foi eleito para participar da rede internacional que reúne jovens do Mercosul.

Em sua participação na conferência em Irati, Raul fez uma palestra para comentar sobre os principais desafios do jovem na sociedade atual. “O que se percebe é que as principais causas para gerar esses problemas estão no setor educacional, no setor de saúde e também de esporte, lazer e cultura”, disse.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.